No dia 28 de janeiro de 2020, mais de 300 pessoas desembarcaram no Centro de Eventos da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em Curitiba. O motivo: a celebração das primeiras turmas do Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense, cuja formatura tradicional foi substituída por um evento de 9h com mais de 10 atividades voltadas à inovação.
O nome #hora193 é fruto de uma brincadeira com a carga horária do Programa: foram 192 horas de capacitação aos colaboradores de mais de 50 cooperativas, e a hora 193 significa o momento em que eles saem da sala de aula e começam a implementar, na prática e no dia-a-dia da organização, tudo aquilo que aprenderam sobre cultura de inovação.
A programação
Às 13h, iniciou-se o credenciamento dos participantes do evento, que contavam com alunos do Programa, colegas de cooperativa em posições estratégicas de inovação e presidentes, diretores e dirigentes destas cooperativas. O apelo do evento #hora193 era realizar uma imersão na cultura de inovação e, para isso, foram planejadas diferentes atividades – simultâneas e sequenciais – para entreter os participantes. A organização dos horários ficou por conta de pulseiras coloridas, que ajudavam a direcionar o fluxo de pessoas para as suas atividades no momento correto.
A primeira atração do dia, logo após uma calorosa recepção feita por Leonardo Boesche, superintendente do Sescoop Paraná, foi uma palestra com o ator, humorista e palhaço Márcio Ballas. O auditório vibrou com a interatividade do espetáculo e com a forma lúdica de enxergar a criatividade e a inovação.
Logo após, deu-se início ao entretenimento da tarde. No total, foram 8 atividades acontecendo lado a lado e movimentando os participantes.
Espaço Pitches
Convidadas a apresentarem os cases de sucesso oriundos do Programa de Inovação, 7 cooperativas tomaram o palco organizado na asa direita do átrio e demonstraram resultados reais que elas já começaram a implementar. A plateia assistiu atenta e a troca de experiências gerada foi riquíssima para inspirar outras cooperativas a colocarem seus próprios projetos em prática. As cooperativas que apresentaram seus cases – em formato de pitch de impacto, como já haviam aprendido durante o Programa – foram: Frimesa, Unimed Maringá, Sicredi Vale do Piquiri, LAR, Unimed Noroeste do Paraná, Sicoob Central Unicoob e Cocamar.
“É muito importante pra nós da Cocamar podermos mostrar pra todos os companheiros de outras cooperativas o que estamos fazendo com o Programa de Inovação,” conta Guilherme Zago, que apresentou o pitch pela cooperativa. “Desde o início do Programa de formação a Cocamar vem investindo bastante, acreditando que o futuro da companhia passa realmente por isso, e poder mostrar tudo isso pra motivar as demais é muito gratificante. Pudemos expor todo o nosso programa e seus detalhes, além das pessoas envolvidas e projetos já colocados em prática.”
Espaço Canvas #hora193:
Considerado por Leonardo como “o coração do evento”, o espaço destinado à atividade conduzida pelos professores do ISAE junto aos alunos do Programa fez sucesso. Três grandes canvas tomavam o lado esquerdo do átrio e convidavam os alunos a descreverem as dificuldades que eles haviam encontrado na implantação da hora 193 em suas cooperativas, bem como suas sugestões para solucionar estes desafios e ainda qual o protagonismo individual que cada um esperava ter nesse processo.
Os professores do ISAE Thiago Martins, Rodrigo de Barros, Cícero Caiçara Jr., Ricardo Pimentel, Gustavo Loiola e Paula Abbas estimularam as discussões e a posterior entrega, em um formato bem visual, com post-its colados nos painéis gigantes.
“Eu lecionei uma das primeiras disciplinas do Programa, introduzindo a importância da sustentabilidade em uma cultura de inovação” conta Gustavo. “O mais bacana foi ver a evolução do conhecimento dos alunos, desde aquele nosso primeiro encontro, comparado com a conversa que tivemos no evento para construir a atividade. Eles hoje sabem falar sobre o assunto e como ele se aplica na realidade deles, coisa que um ano atrás ainda era um conceito muito novo.”
Visitas Guiadas
A FIEP, cujo átrio foi palco para o evento #hora193, ofereceu visitas guiadas aos participantes para que eles conhecessem a aceleradora de startups sediada ali mesmo. Tendo em vista que uma das disciplinas do Programa de Inovação incentivou a criação de uma matriz de articulação entre cooperativas e startups, o contato dos alunos com estas empresas foi riquíssimo para colocar em prática as ideias sugeridas e ainda explorar possíveis parcerias. Algumas dessas startups ainda participaram de outras duas atividades: a feira de startups e a apresentação de cases de sucesso.
Feira de startups
Ainda no assunto, o #hora193 ainda contou com diversas startups espalhadas pelo local, expondo seus protótipos e trocando experiências de mercado com os participantes. Algumas faziam parte da aceleradora da FIEP e outras, como a Prin3D e a PixelSAV, foram convidadas para enriquecer o networking de quem passava por ali.
O evento foi uma ótima oportunidade para conversar e apresentar nossos serviços e impressoras 3D” conta Mateus, sócio da Prin3D. “Era um público diferente do das feiras de tecnologia com as quais estamos acostumados. Quem parou para ver nossas máquinas se mostrou interessado e curioso sobre as possibilidades que a impressão 3D tem a oferecer em diferentes ramos de atuação, desde a área médica até as cooperativas agrícolas.”
Jogo
Já a Pixel, empresa de soluções audiovisuais que já foi parceira do ISAE em outros eventos de inovação, trouxe uma atração para incentivar o lado criança dos participantes: os totens holográficos receberam um jogo que deveria ser conquistado em duplas – para simular a colaboração pela qual preza a metodologia do Programa. Com controles vintage usados para mover os personagens do jogo, era mais uma atração para reunir Agentes de Inovação e de Transformação durante o #hora193.
Robô interativo
Passeando por entre os transeuntes do átrio da FIEP estava o projeto da Futuremedia: um robô interativo que incentivava os participantes a responderem uma pergunta: “O que é inovação para você?”. Com a resposta, as pessoas podiam também tirar fotos e enviá-las para seus e-mails pessoais, gerando um banco de imagens muito legal que rodou no painel de LED durante o coquetel de encerramento.
Clique aqui para conferir as fotos tiradas pelo robô interativo: http://bit.ly/robôhora193
Vídeo “O Futuro das Cooperativas – Visão 2040”
No auditório, durante as atividades, foram exibidos vários vídeos produzidos pelos próprios alunos do Programa de Inovação, onde eles destrinchavam suas apostas para o futuro do cooperativismo até o ano 2040. Com bom humor e criatividade, as cooperativas expunham problemas atuais e sugestões inovadoras para solucioná-los, como nanorobôs, veículos autônomos e plataformas personalizadas para o diagnóstico do perfil de clientes.
Sala prospectiva
Houve ainda, às 17h, uma atividade exclusiva para os 45 presidentes, diretores, dirigentes e representantes indicados pela cooperativa. A intenção era sensibilizar, com uma franca conversa sobre liderança para a inovação, os verdadeiros tomadores de decisão. “A palestra para os dirigentes focou nos próximos desafios das cooperativas e na importância do papel deles (presidentes, diretores e gerentes) como facilitadores estratégicos pró-inovação” conta Hélio Gomes de Carvalho, professor responsável pela atividade. “Fizemos provocações e perguntas para que todos refletissem sobre o seu papel e registrassem em um ‘Canvas #hora 193 dos presidentes’. E esse registro é o compromisso deles daqui para a frente.”
Os presidentes Orley Campagnolo, da Uniprime Pioneira, e Guilherme Grein, da Cooperante, fecharam o encontro com seus depoimentos: ambos foram alunos do Programa de Inovação do começo ao fim e sentiram na pele a mudança de mindset na hora de trabalhar a inovação nas suas cooperativas.
“Foi muito bom passar a meus pares o que eu vivi no curso, sua importância e qualidade, o que eu penso do nosso papel e as limitações para a implantação do Programa” conta Orley. “Compartilhar é sempre bom. Nunca enxergamos um tema de uma forma 100% igual. Todos temos algo inusitado e importante a acrescentar.” Ele ainda reconhece a confiança depositada no Sescoop/PR para viabilizar os projetos para a evolução do cooperativismo paranaense.
“Outro ponto importante, a meu ver, foi realçar a importância de sistematizarmos o conhecimento, mas mais do que isso – e aí está o grande desafio – transformarmos informação em ação, em prática. Nós, presidentes, não iremos conseguir isso sozinhos se a alta diretoria e a média gerência não estiverem dispostas a sair da sua zona de conforto.”
Apresentação de cases
De volta ao auditório, o #hora193 reuniu 6 profissionais do mercado para contarem um pouco sobre a trajetória de seus negócios inovadores e inspirarem os participantes a inovarem no dia-a-dia.
Os convidados foram Adriel Silva, da Winov, Leonardo Dabague, do Olist, Daniel Lange, da Bosch, Juliano Santos, do Adam Robô, Felipe Wotecoski, da Metha Soluções e Marcos Loest, da Exy Innovation. As 3 últimas são também startups da aceleradora da FIEP, e, além de estarem presentes na feira, puderam contar suas histórias para os 300 participantes que assistiam da plateia.
A solenidade de certificação
O bloco da noite iniciou com Mira Graçano, mestre de cerimônias convidada pela organização, chamando ao palco os presidentes José Roberto Ricken, do Sistema Ocepar, e Norman Arruda Filho, do ISAE, para discursarem sobre a magnitude que o Programa de Inovação tomou nos últimos dois anos de existência.
Ricken levou todos por uma linha do tempo que projetava os sonhos do cooperativismo paranaense em um patamar de excelência – e enalteceu as grandes conquistas que já foram realizadas em prol de tornar estes sonhos cada vez mais tangíveis. Norman, por sua vez, corroborou as previsões do colega e ressaltou a importante parceria que o ISAE tem com o cooperativismo, especialmente com o Sistema Ocepar e Sescoop, há mais de duas décadas, possibilitando a construção deste Programa inédito.
Em seguida, as 56 cooperativas que finalizaram integralmente o Programa foram contempladas – bem como seus respectivos alunos aprovados – com uma cerimônia de entrega de placas e certificados pelos dois presidentes a cada um dos dirigentes.
Martha Gabriel
A chave de ouro veio com a palestra da pesquisadora, autora e consultora Martha Gabriel, que prendeu os espectadores até o último minuto com sua verdadeira lição sobre um futuro digital e as evoluções que todos precisamos fazer para acompanhar.
O encerramento
O coquetel final foi uma oportunidade para que todos pudessem relaxar, conversar, aproveitar uma boa comida e celebrar mais uma vez a conclusão de um ciclo tão importante como os das primeiras turmas do Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense.
O evento #hora193 contou com 312 participantes credenciados de 69 cooperativas diferentes: estiveram presentes também, além dos alunos do Programa, outras cooperativas do Paraná que foram impactadas pelos resultados da capacitação e quiseram conhecer mais sobre a iniciativa que formou agentes de inovação e transformação para revolucionar o segmento cooperativista paranaense. A FIEP recebeu 3 ônibus cheios de participantes de outras regiões do estado e foram mobilizados quase 30 colaboradores voluntários do ISAE e do Sescoop Paraná para tornar todas as 9 horas do #hora193 o sucesso que foram.
Confira a cobertura fotográfica completa: Beatus Films | Assessoria Sistema Ocepar
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Embarque para a Califórnia com o GBA Internacional de Inovação e Empreendedorismo do ISAE
Trabalhar um mindset inovador é a prioridade das empresas que buscam o sucesso no mercado atual. Mudar modelos mentais e embarcar em uma jornada de inovação não é tarefa fácil – mas uma imersão em um pólo de mais de 500 startups no coração da Califórnia pode ajudar.
O GBA Internacional de Inovação e Empreendedorismo leva você para uma semana em Silicon Beach, em Los Angeles, para respirar a inovação que é referência mundial no mundo dos negócios. Com visitas técnicas, workshops e debates mesclados a uma paisagem descontraída de tirar o fôlego, o GBA Internacional é uma experiência imperdível para quem deseja se desenvolver com uma capacitação em inovação junto aos melhores.
De 19 a 24 de abril de 2020.
Saiba mais: http://bit.ly/GBA_Internacional