Conheça o Missão 21, o programa de inovação do Sicoob Unicoob

Conheça o Missão 21, o programa de inovação do Sicoob Unicoob

A central Sicoob Unicoob, parte do maior sistema financeiro cooperativo do Brasil, foi responsável por estruturar e coordenar um Programa de Inovação completo que contempla as suas 19 singulares. Oriundo do Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense, o Missão 21 tem como objetivo “acelerar iniciativas de inovação da cooperativa que tenham sinergia com desafios sistêmicos.”

Conduzido por um squad de 11 pessoas da central Sicoob Unicoob, o programa Missão 21 promove a criação de times em cada singular que vão trazer à tona as dores e iniciativas do seu ambiente de trabalho. Estes times participam de encontros e mentorias que vão fornecer as ferramentas necessárias para a aceleração das iniciativas levantadas. Ao final do programa, os times de cada cooperativa apresentam seus pitches para uma banca avaliadora e são escolhidas as oportunidades a serem desenvolvidas. Assim, é possível retroalimentar as células de inovação de cada singular quando estes times retornarem à cooperativa prontos para implementar as soluções desenvolvidas no Missão 21.

O modelo de trabalho é inspirado no Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense, elaborado pelo ISAE em parceria com o Sescoop/PR e Arbache Innovations, que capacitou mais de 450 colaboradores de cooperativas no Estado do Paraná no tema cultura de inovação. Só do Sicoob Central Unicoob, foram 10 participantes – e estes Agentes foram os responsáveis pela idealização do Missão 21, que rodou sua primeira edição no final de 2019.

 

Mail

Faça parte da nossa rede e receba,
em primeira mão, as notícias de cursos,
descontos e eventos que acontecerão no ISAE!

Skip to content