Como o cooperativismo promove a transformação social?

Como o cooperativismo promove a transformação social?

Como o cooperativismo promove a transformação social?

 

Afinal, como o cooperativismo promove a transformação social? Para começar, é preciso entender que as cooperativas exercem um papel fundamental na economia brasileira. Além disso, alguns dos princípios do cooperativismo, a organização e o formato de gestão das cooperativas, faz com que esse modelo de negócios seja um agente de transformação social. Confira a seguir.

 

1 – Solidariedade

 

Desde quando foi criado, um dos principais valores do cooperativismo é o interesse pela comunidade. Inclusive, as cooperativas brasileiras promovem e estimulam a transformação social por meio de ações voluntárias como o Dia de Cooperar”, realizado em todo Brasil desde 2013. Para se ter uma ideia, de acordo com o Sistema OCP (Organização das Cooperativas do Brasil), em 2018, mais de 2,2 milhões de pessoas foram beneficiadas com iniciativas transformadoras que ocorreram em 1.136 cidades de todo país.

 

2 – Ajuda mútua

 

Por meio da intercooperação, o cooperativismo consegue realizar mais e muito mais rápido. Isso porque, atuando em conjunto com cooperativas de outros segmentos, as chances de surgirem soluções criativas aumentam de forma substancial e a inovação ganha forma com a troca constante de aprendizados e experiências compartilhadas por todos os envolvidos.

 

3 – Participação democrática

 

A transformação social também acontece dentro do cooperativismo por meio da participação ativa de todos os membros na tomada de decisão e na definição de políticas em um regime democrático, em que todos precisam cumprir seus direitos e deveres, afinal, esse modelo de negócios é feito por pessoas e para as pessoas. Portanto, nada mais natural do que a necessidade do envolvimento e a participação de todos de forma democrática para que tudo aconteça e os objetivos em comum possam ser conquistados. 

 

4 – Responsabilidade compartilhada

 

Como dentro das cooperativas todos os associados têm o mesmo nível de poder, é preciso que todos assumam a responsabilidade contribuindo para o desenvolvimento da cooperativa com a formação de reservas, retorno aos sócios, além de outras ações previamente aprovadas democraticamente para que os resultados possam acontecer.  

 

E você? Já faz parte ou quer fazer parte do cooperativismo e de toda essa transformação? Então descubra as nossas soluções educacionais especialmente pensadas para o universo das cooperativas.

Mail

Faça parte da nossa rede e receba,
em primeira mão, as notícias de cursos,
descontos e eventos que acontecerão no ISAE!

Skip to content