Inovação na prática: você sabe fazer?

Inovação na prática: você sabe fazer?

Inovação: ação ou efeito de inovar. Refere-se também ao que é novo, coisa nova, novidade. Por definição, o termo parece bastante simples, mas será que você sabe aplicá-lo na prática? Ainda não? Isso acontece porque o conceito sempre foi muito associado a invenções revolucionárias, tecnologias de outro mundo, quando, na verdade, é muito mais simples do que parece.

 

Pense de forma inovadora

Antes de tudo, para que a inovação aconteça na prática dentro das empresas é preciso ter também líderes inovadores, é o que reforça o guru da inovação, Clayton M. Christensen. De acordo com ele, pessoas inovadoras possuem algumas habilidades específicas: observam, associam, questionam, fazem networking e experimentam coisas novas constantemente para gerar novas ideias. Todas essas habilidades você consegue desenvolver realizando um MBA do ISAE/FGV, então não perca mais tempo e coloque essas skills nos seus objetivos.

 

Inovação de produto

Toda vez que você realiza alguma nova atualização ou melhoria em seu produto, você está aplicando na prática um tipo de inovação. Essas melhorias podem ser na mudança da matéria-prima, no design, em componentes ou softwares utilizados na confecção e muito mais. Aqui podemos citar como exemplo os AirPods, os fones sem fio da Apple que trouxeram uma supernovidade para o mercado. Além disso, com a extensão da pandemia, as marcas de roupas e acessórios também precisaram inovar, oferecendo produtos com proteção antiviral e outros componentes exclusivos para evitar a propagação do vírus.

 

Inovação de processo

Sabe aquela sequência de processos internos que seus colaboradores precisam realizar? A análise constante da necessidade dessas etapas, além das suas atualizações e mudanças, fazem parte da inovação de processo. Esse tipo de inovação traz um aumento significativo na produtividade da sua empresa, além da possibilidade de redução de custos. Um bom exemplo são as empresas que passaram a atuar na modalidade de home office durante a pandemia e precisaram inovar realizando reuniões on-line. Isso sem falar na adaptação de vários processos, que antes eram realizados de forma presencial, para a web.

 

Inovação organizacional ou no modelo de negócio

Essa forma de inovação diz respeito às mudanças de cultura organizacional, reestruturações internas de equipe ou equipamentos e novas formas de capacitação. A inovação organizacional pode ainda ter relação com o modelo de negócio da empresa, ou seja, quando você cria novas formas de comercializar o seu produto ou serviço, a inovação também se faz presente.

 

Inovação de Marketing

Todas as mudanças aplicadas nas estratégias e ações relacionadas aos 4 Ps de marketing em seus produtos ou serviços fazem parte desse tipo de inovação. Por isso, esteja sempre em dia com as novas tendências, principalmente dos meios digitais, para aproveitar ao máximo todas as oportunidades de inovar e criar novas formas de engajamento e interação do seu público com a  sua marca e se manter competitivo no mercado.

 

Inovação e o cooperativismo
O cooperativismo também traz algumas lições valiosas sobre novas formas de inovar e como atuar em um universo de inovação constante, afinal, dentro desse modelo de negócios, ser criativo e ser inovador é mais do que necessário para vencer os desafios do dia a dia.

Agora que você já conhece os principais tipos de inovação para a sua empresa, chegou a hora de identificar em qual deles você quer focar e investir na qualificação da sua equipe com as soluções In Company do ISAE.

Mail

Faça parte da nossa rede e receba,
em primeira mão, as notícias de cursos,
descontos e eventos que acontecerão no ISAE!

Skip to content