SOBRE O ISAE

 

O Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul (ISAE) foi inaugurado em 1996, em Curitiba (Paraná).  De maneira inovadora e intersetorial, buscamos sensibilizar o mercado quanto às práticas responsáveis que contribuem para o desenvolvimento social, empresarial e econômico.

 

Instituição conveniada com a FGV no Paraná

 

Somos uma Instituição conveniada com a Fundação Getulio Vargas (FGV), reconhecida por reunir centros de pesquisa e escolas de excelência em todo o Brasil. Nossa sede está em Curitiba, mas também temos uma unidade em Londrina, cursos presenciais em Ponta Grossa e parcerias internacionais. Além disso, dispomos de cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu, sendo o nosso mestrado em Governança e Sustentabilidade pioneiro no País. Além disso, oportunizamos cursos de curta e média duração, módulos internacionais e o Perspectivação, que oferece oficinas e desafios experienciais que proporcionam experiências de gestão em tempo real.

 

Aqui, os líderes do futuro são capacitados não somente para as empresas onde atuam, mas para o mundo.

 

 

Responsabilidade

global

 

Somos uma das primeiras instituições de ensino a fazer parte do Pacto Global em 2004, iniciativa das Nações Unidas para sustentabilidade empresarial. Em 2006, fizemos parte da força tarefa que criou os Princípios para a Educação Executiva Responsável (PRME) da ONU, em 2006 – cujas diretrizes hoje norteiam a gestão de mais de 800 Escolas de Negócios no mundo todo.

 

Apoiamos e disseminamos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), criados pela ONU em 2015. São 17 objetivos (com 169 metas) que compõem uma agenda global que visa o equilíbrio entre desenvolvimento humano e conservação do planeta até o ano de 2030.

 

Assim, consolidamos nossa referência em inovação, sustentabilidade e management corporativo, capacitando hoje os grandes líderes de amanhã.

Montanhas

Missão

Inspirar pessoas e organizações para construção de legados sustentáveis.

Visão

Ser uma Escola de Negócios referência em educação transformadora, soluções inovadoras e resultados sustentáveis.

Valores

Governança,
inovação,
sustentabilidade,
ética,
liderança e
empreendedorismo.

Palavra do Presidente

Imagem do Presidente

“ Inspiramos e formamor líderes para o desenvolvimento sustentável.”

Norman de Paula Arruda Filho
Presidente ISAE_

Desenvolver lideranças globalmente responsáveis, alicerçadas na ética das relações, na sustentabilidade corporativa e na inovação é o norte para o qual nos dirigimos.
A educação executiva assume um novo papel. Muito além das competências necessárias para atuar em um mercado cada dia mais dinâmico, líderes empresariais precisam de uma formação que dialoga com valores capazes de tornar o futuro ainda melhor.

 

O desenvolvimento em bases sustentáveis de economias e sociedades depende da qualidade dos profissionais que estão ou estarão na arena corporativa, tomando as decisões necessárias e liderando processos de alta complexidade. Com essa premissa, o ISAE oferece uma educação executiva que prima pela busca da excelência e de um olhar inovador sobre modelos de gestão, processos e tendências organizacionais.

 

Temos em nosso DNA a sustentabilidade corporativa, que é perfeitamente possível pelo equilíbrio entre lógica financeira, ética ambiental e social. Assim, mais do que executivos altamente capacitados, formamos líderes conscientes de sua responsabilidade com o planeta e com as futuras gerações.

Currículo

Currículo

Doutor em Gestão Empresarial Aplicada pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa – ISCTE de Portugal e Mestre em Gestão Empresarial e Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas pela Fundação Getulio Vargas – EBAPE, o gaúcho Norman de Paula Arruda Filho é Arquiteto especialista em Planejamento Urbano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Em sua trajetória profissional foi Coordenador Regional dos Programas de Desenvolvimento Urbano do Banco Nacional de Habitação – BNH; Superintendente de Planejamento da Superintendência de Desenvolvimento da Região Sul – SUDESUL; Diretor Presidente da Companhia de Saneamento do Paraná; Diretor Geral da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado do Paraná; Superintendente Regional e Assessor Especial da Presidência da Caixa Econômica Federal; entre outras posições diretivas.

Sua atuação no campo educacional iniciou-se em 1996 quando assumiu a Presidência Instituto Superior de Administração e Economia – ISAE, conveniado à Fundação Getulio Vargas no Paraná.

Desde então, consolidou-se como um entusiasta da educação executiva responsável no Brasil tornando o ISAE uma das primeiras instituições de ensino a fazer parte da iniciativa do Pacto Global, ainda em 2004.

Em 2006, integrou o grupo que criou os Princípios para Educação Empresarial Responsável (PRME) da ONU, diretrizes que norteiam a gestão de mais de 600 Escolas de Negócio do mundo todo. Atualmente, integra o restrito grupo de Conselheiros Globais do PRME e participa do Comitê de Governança e Integridade da Rede Brasil do Pacto Global.

Para disseminar as diretrizes do PRME, como professor da disciplina de Sustentabilidade nas Organizações do Mestrado de Governança e Sustentabilidade do ISAE, criou a metodologia Educação 4.0 que associa teorias consagradas à prática organizacional tendo como base os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, lançados pela ONU em 2015.

Atuou ainda como…

  • Vice-Presidente e coordenador do Conselho de Ação para Sustentabilidade Empresarial da Associação Comercial do Paraná;
  • Head do PRME Capítulo Brasil;
  • Head do PRME Capítulo Latino-americano e caribenho;
  • Conselheiro da Global Reporting Initiative (GRI) no Brasil;
  • Conselheiro da AMCHAM;
  • Membro do Conselho da Associação de Gerentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB);
  • Membro do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial (CPCE);
  • Membro do CLADEA – Conselho Latino-americano de Escolas de Administração;
  • Conselheiro do IRIP – Instituto de Relações Internacionais do Paraná;
  • Conselheiro da Associação das Empresas da Cidade Industrial de Curitiba (AECIC);
  • Em 2019, foi eleito Membro da Academia Brasileira de Ciência da Administração;
  • Em 2020, foi premiado como “Educador de Gestão Responsável do Ano” pelo CEEMAN Champions Award.
Mail

Faça parte da nossa rede e receba,
em primeira mão, as notícias de cursos,
descontos e eventos que acontecerão no ISAE!


Skip to content