Como Abrir uma Cooperativa

Como Abrir uma Cooperativa

Está pensando em abrir uma cooperativa? Então esse artigo foi feito para você!

 

Cooperativas são organizações autônomas criadas por um grupo de pessoas que possuem um propósito em comum. Normalmente, esse objetivo tem a ver com fornecer serviços e bens à sociedade. 

 

No entanto, diferentemente de outras corporações, as cooperativas realizam esse trabalho por meio de uma gestão democrática e autônoma. Essa administração é feita por meio de princípios éticos, como honestidade. 

 

Por conta disso, com o passar dos anos, essas organizações tornaram-se parte fundamental no funcionamento da sociedade. Já que existem diversos setores cooperativos, e cada um fornece serviços necessários a todo cidadão.

 

Abrir uma cooperativa pode ser um passo importante na construção do seu futuro. Por isso, nós do ISAE preparamos esse conteúdo para você:

 

Como abrir uma cooperativa?

 

Primeiramente, é necessário a definição dos objetivos da cooperativa. Para isso, é preciso montar uma comissão e escolher um coordenador de trabalhos que será encarregado de definir esses propósitos. 

 

Para facilitar a visualização desses objetivos, tenha em mãos o Estatuto da Organização. Esse documento deve ser criado juntamente com aqueles que serão os membros da cooperativa.

 

Para te ajudar a abrir uma cooperativa, veja os itens abaixo. Todos esses passos são necessários no momento de fundar uma dessas organizações:

 

Monte um estatuto bem detalhado: Para um bom funcionamento de sua cooperativa, é importante que o estatuto seja o mais detalhado possível. 

 

Informações tais como, direitos e deveres dos cooperados, condições de admissão e responsabilidades devem constar no documento. Assim como condições de demissão e normas de representação da organização.

 

Tenha um capital bem definido: Para que os associados possam fazer parte da organização, é importante que todas as quotas estejam bem definidas. Ou seja, o valor das porcentagens que serão direcionados a cada cooperado. As normas de integração e retirada também devem estar claras.

 

Destino dos lucros: A forma como será feita a distribuição dos lucros também deve estar presente no documento. 

 

Distribuição de atividades: É necessário que os associados definam como será realizada a gestão das tarefas. Processos burocráticos como, atuação na sociedade, escolha de órgãos e conselheiros fiscais precisam constar no estatuto. 

 

Formalidades: Convocações de assembléias gerais, validação de suas deliberações e funcionamento dos debates e votações. 

 

Destino do capital social: Como a organização está sendo montada, definir qual será a contribuição de cada membro para a compra de materiais é prioridade. Lembrando que o valor não deve ultrapassar o salário mínimo vigente no país. 

 

Confira o que NÃO deve ocorrer ao definir o capital inicial: 

 

  • Nenhum dos cooperados deve contribuir com um valor superior a um terço das quotas-parte;
  • Não se deve distribuir benefícios sobre as quotas-partes, muito menos oferecer privilégios;

 

O que pode ocorrer:

 

  • Estipular pagamento das quotas a partir de prestações;

 

Quais documentos são necessários para abrir uma cooperativa?

 

Agora que já falamos sobre o passo a passo para abrir uma cooperativa, confira abaixo os documentos que serão necessários no processo: 

 

Apresentados na Junta Comercial: 

 

  • Quatro vias do Estatuto da Organização e da Assembléia Geral. Todas as páginas devem estar rubricadas pelos cooperados;
  • Cópia do RG, CPF e Comprovante de endereço do presidente da cooperativa;
  • Cópia do Comprovante de local do funcionamento da organização;
  • Relação nominativa dos associados;
  • Visto do advogado nas últimas páginas do Estatuto da Organização e da Ata;

 

Apresentados na Receita Federal:

 

  • Ficha cadastral e complementar (CNPJ);
  • Cópia do CPF, RG e Comprovante de residência de todos os diretores;
  • Lista com todos os associados;

 

Agora que você já sabe o que precisa para abrir sua cooperativa, por que não confere nossa Graduação em Gestão de Cooperativas?

 

Graduação em Gestão de Cooperativas do ISAE

 

Nosso curso conta com módulos pensados para levar até você, todos os conhecimentos necessários para se tornar um especialista em gestão de cooperativas. 

 

Essa formação fará da sua organização parte fundamental no funcionamento da sociedade. Sem contar que, com o número de cooperativas que vem surgindo ultimamente, possuir o diferencial de uma graduação pode mudar o seu futuro. 

 

Sem falar que o mercado de trabalho desse ramo vem se tornando promissor, sendo possível atuar nas mais diversas áreas. Não fique aí esperando, acesse nosso site e conheça mais sobre nossos cursos. Garantir o seu futuro é a nossa meta!

 

Baixe nosso ebook e tenha tudo que você precisa nas palmas da mão: Tudo que você precisa saber sobre cooperativas. 

Mail

Faça parte da nossa rede e receba,
em primeira mão, as notícias de cursos,
descontos e eventos que acontecerão no ISAE!


Skip to content