Pesquisa revela que modelos de inovação variam conforme cultura, história e vocação econômica das regiões
Um estudo conduzido pelos pesquisadores Bruno Brandão Fischer, André Cherubini Alves (FGV EAESP), Nicholas S. Vonortas e Ross Brown, publicado no The Journal of Technology Transfer, mostra que não existe uma fórmula única para o sucesso de ecossistemas empreendedores. Cada localidade desenvolve seus próprios mecanismos de inovação, influenciados por fatores históricos, culturais e econômicos.
Os autores propõem um modelo que integra três dimensões principais: a micro (empreendedores e contexto sociocultural), a meso (setores econômicos dominantes) e a macro (estrutura espacial e trajetória histórica). A pesquisa destaca ainda que copiar modelos internacionais, como o Vale do Silício, pode ser ineficaz se ignorar as especificidades locais.
O trabalho contribui para o entendimento de como políticas públicas e estratégias de inovação podem ser mais eficazes ao respeitar as singularidades de cada região.
Matéria publicada no Portal Notícias FGV
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