Finalmente, mais um fim de ano chegando e, com ele, muita gente tem a oportunidade de ter um período de recesso ou as tão esperadas férias. Ah, finalmente chegou aquela pausa merecida. Mas, cá entre nós, será isso mesmo? A verdade é que o objetivo principal das férias, que deveria ser descansar, acaba muitas vezes se tornando um martírio por conta da nossa necessidade de ter produtividade e estar “fazendo algo” o tempo todo. Acontece que, para você realmente retornar com as energias renovadas, o ócio é essencial.
O ócio pode trazer mais produtividade
Sabe quem mais vai te agradecer pelos tão esperados dias de folga? A sua mente! Pois é nessas pausas que o seu cérebro vai processar o grande volume de informações absorvidos no decorrer do ano, ou seja, a atitude mais produtiva que você pode ter nessas férias é deixar a sua mente respirar e aproveitar a oportunidade imperdível de fazer alguns nadas enquanto isso.
Permita-se desconectar
Quanto tempo por dia você se permite realmente desconectar? Provavelmente, o nosso maior período longe das redes ou da internet é durante o sono. Então a dica de ouro é se permitir um detox digital e ocupar o tempo ocioso fazendo coisas fora da sua rotina, conhecendo novas experiências, aprendendo algo novo, aproveitando para refletir, enfim, são mil e uma possibilidades à sua disposição. Para quem empreende, esse ainda pode ser o melhor momento para pensar nos objetivos e propósito do negócio.
Você vai perceber que, ao retornar à rotina, sua mente vai estar renovada e a sua capacidade criativa e de resolução de problemas estará muito mais aguçada. Além disso, com a mente em dia, fica muito mais fácil organizar as ideias e formular estratégias mais eficientes. No final, as férias, que pareciam ser o completo oposto de produtividade, podem te render novos insights e muito aprendizado. Aproveite!