Você sabe definir o propósito do seu negócio?

Você sabe definir o propósito do seu negócio?

 

Definir e descobrir o propósito do seu negócio pode ser mais simples do que parece, afinal, nenhuma empresa nasce sem “um porquê”, não é mesmo? Basicamente, o propósito é aquele objetivo maior da existência do empreendimento, ele precisa ir além dos objetivos financeiros e deixar clara a sua essência, mostrando como sua organização pretende causar um impacto positivo no mundo e com o que ela se importa. 

 

Por que ter um propósito claro é tão importante?

 

O propósito do seu negócio vai funcionar como um norte e te ajudar a tomar decisões muito mais embasadas, além de ser essencial para manter e firmar novas parcerias com fornecedores, colaboradores, investidores e, principalmente, para fidelizar os seus clientes. Além disso, sete em cada 10 brasileiros esperam que as marcas invistam muito mais em causas, como aponta um estudo realizado em 2019 pela Ipsos, empresa líder global em pesquisa de mercado.

 

Missão, visão e valores x propósito

 

Com certeza uma dúvida deve ter passado ou está passando pela sua cabeça agora mesmo: qual é a diferença entre propósito, missão, visão e valores? Afinal, todos esses conceitos costumam gerar alguma confusão. A missão é, basicamente, uma definição do que o seu negócio faz, já a visão traz objetivos futuros, aonde a sua empresa quer chegar, enquanto os valores precisam transmitir os seus princípios éticos. O propósito vai além, mostrando o motivo da existência do negócio e sua razão de ser. Quer um exemplo? A Nike deixa bem claro o seu propósito com a frase: “Trazer inspiração e inovação para cada atleta do mundo. Se você tem um corpo, você é um atleta”.

 

Definindo o propósito do seu negócio

 

Agora chegou a hora de colocar a criatividade em prática e definir o propósito do seu negócio, mas, afinal, por onde começar? Responder a algumas questões pode te ajudar nesse processo, confira:

 

  • Descubra por que você resolveu fazer o que você faz

Lembra daquele “um porquê” que comentamos no início do texto? É aqui que você vai refletir e pensar mais a fundo sobre ele. Relembre o processo que te levou a iniciar sua empresa, o que te motiva e traz aquele “frio na barriga” todos os dias para sempre continuar e ser protagonista da sua história. Seja autêntico e verdadeiro no momento dessa definição, pois isso fará toda a diferença no futuro.

 

  • Como o seu negócio impacta ou contribui para a sociedade?

 

Causar um impacto positivo na sociedade e contribuir para o seu desenvolvimento sustentável são as expectativas aguardadas para as empresas do futuro. Pense nas causas que fazem sentido para o seu negócio, com o que a sua empresa gostaria de se engajar e promover, enfim, descubra as mudanças que gostaria de promover para um mundo melhor.

 

  • Descubra aonde você quer chegar

 

Esteja preparado para os desafios do futuro e saiba aonde você quer chegar e o tamanho das mudanças que o seu negócio pode proporcionar. Invista constantemente na construção de uma marca que gere valor e faça o seu propósito ir além do discurso, tornando seus stakeholders promotores do que a sua empresa acredita.

 

Pronto. Chegou a hora de dar vida ao propósito do seu negócio e traçar um plano para colocar tudo isso em prática. Fale conosco e conheça nossas soluções corporativas .

Mail

Faça parte da nossa rede e receba,
em primeira mão, as notícias de cursos,
descontos e eventos que acontecerão no ISAE!

Skip to content