Em 2050, a população mundial irá atingir mais de 10 bilhões de pessoas, segundo projeção da Organização das Nações Unidas (ONU). Para atender a essa demanda, o grande desafio da agricultura é aumentar cerca de 60% de sua produção existente no mundo. Mas como alcançar esse objetivo e, ainda, melhorar a qualidade de vida da população e do meio ambiente? Com o intuito de apresentar a abordagem da intensificação sustentável da agricultura, a Editora Manole vai lançar o livro “Sustentabilidade no Agronegócio”, com edição dos docentes Cleverson V. Andreoli, do Mestrado em Governança e Sustentabilidade do ISAE Escola de Negócios, e Arlindo Philippi Jr., da USP, na próxima terça-feira, dia 19 de outubro.
“O livro é fruto da valorização de práticas que contribuem para a redução dos impactos ambientais e para o desenvolvimento de programas que promovam a sustentabilidade nas dimensões social, econômica e ambiental, voltadas ao bom desempenho do setor agrícola no País”, comenta Isabel Grimm, Coordenadora do Mestrado do ISAE e uma das autoras da obra. “Embora a agricultura tenha evoluído muitos nas suas práticas sustentáveis nos últimos 30 anos, ela ainda tem muito a evoluir, pois a sustentabilidade não é um padrão a ser alcançado, mas sim uma estratégia de melhora contínua dentro do setor”, aponta.
Dividida em quatro partes, a obra apresenta as perspectivas de integração da governança ambiental; os sistemas, práticas, tecnologias e indicadores para a intensificação sustentável da agricultura; o agronegócio e a adoção de práticas agropecuárias e de sistemas que visem a baixa emissão de carbono; e políticas públicas e de governança. “O livro demonstra que a sustentabilidade e a produtividade caminham juntas e aponta o próprio produtor como o maior interessado na intensificação sustentável da agricultura, visto que a sustentabilidade associada às novas tecnologias é o que vai garantir o aumento da produtividade a curto e longo prazo”, complementa Cleverson V. Andreoli.
O lançamento do livro “Sustentabilidade no Agronegócio” vai acontecer na próxima terça-feira, dia 19 de outubro, a partir 18h, durante o Congresso Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental – ABES, que será realizado na UP Unimed (R. Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, nº 5300), na Cidade Industrial de Curitiba.