O Programa Negócios Internacionais com Impacto Social nos Mercados Emergentes (BSIEM), desenvolvido pelo ISAE Escola de Negócios em parceria com a Externado University (Colômbia), IBS-RANEPA (Rússia) e SPJIMR (Índia) possibilita que alunos universitários façam intercâmbios entre os quatro países a fim de compreender a realidade dessas regiões e obter subsídios para gerar impacto positivo nas sociedades em que vivem. Em 2020, devido à pandemia, as imersões estão acontecendo em ambiente virtual.
O objetivo do programa é conscientizar e criar perspectivas entre os alunos das escolas de negócios para estimulá-los a fazer negócios buscando o bem-estar integral nas comunidades. O primeiro módulo da atual edição, organizado pela Rússia, contou com discussões relacionadas a questões ambientais, consumo e produção responsáveis, trabalho decente e crescimento econômico. Agora, entre os dias 19 e 24 de outubro, é a vez do ISAE, em nome do Brasil, promover o segundo encontro.
Sob a coordenação do professor Gustavo Loiola, Mestre em Governança e Sustentabilidade e supervisor de Sustentabilidade e Relações Internacionais no ISAE Escola de Negócios, o módulo terá como tema a “Inovação Social” e vai discutir sobre inovação social e os desafios impostos pela pandemia do Coronavírus. Guiados pela metodologia Apple para inovação (Challenge Based Learning – CBL), os alunos serão convidados a se engajar, investigar e agir.
Durante o Programa, empreendedores sociais do Brasil apresentarão os principais desafios que estão enfrentando e os alunos poderão propor soluções. Entre os convidados estarão a professora Flavia Feliz, o advogado Matheus Falasco, o engenheiro de energias renováveis e empreendedor social renomado Harish Hande, e o autor e consultor Thomas Eckschmidt.