Programa para Conselheiros Cooperativos aperfeiçoa lideranças para a gestão futura da Integrada Cooperativa Agroindustrial

Programa para Conselheiros Cooperativos aperfeiçoa lideranças para a gestão futura da Integrada Cooperativa Agroindustrial

 

Começou a quarta edição do Programa de Certificação de Conselheiros Cooperativos, implantada pela Integrada Cooperativa Agroindustrial, e organizada pelo ISAE – Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul.

 

A capacitação retoma o formato presencial dos treinamentos e atualizações na cooperativa. As aulas acontecem na matriz, em Londrina/PR, até dezembro. Participam 43 cooperados, de toda a área de atuação da Integrada. É a oportunidade para ampliar conhecimentos em gestão financeira, governança corporativa, mercado e outros temas, através de disciplinas ministradas por especialistas.

 

Na abertura, em abril, o diretor presidente da Integrada, Jorge Hashimoto, observou que “o curso realmente busca formar lideranças, para preparar os futuros administradores que vão garantir a continuidade da Integrada, que é dos cooperados”.

 

Hashimoto apresentou um histórico da cooperativa, desde a fundação, há 26 anos, com 28 produtores que enfrentaram a desconfiança do mercado e outras dificuldades. “Mas, a Integrada já nasceu grande, porque fechou o primeiro ano de existência com mais de mil cooperados e quase 100 milhões de reais em faturamento, prova da dedicação de todos”.

 

O administrador ainda apresentou a Integrada em números, até o final de 2021, quando faturou R$5,9 bilhões, com 11.500 cooperados e dois mil colaboradores. E, falou sobre o planejamento estratégico da Integrada 2021-2025, o ROTA 843, que projetou 8 bilhões de reais em faturamento, 4% de margem líquida e 3 de alavancagem. “Acreditamos que será preciso rever essa projeção, pois os resultados são diariamente superados”, adiantou Hashimoto.

 

Sescoop

 

O curso tem o apoio do Sescoop – Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo, ligado à OCEPAR. Assegurar o processo de governança nas cooperativas e a longevidade das instituições é o principal objetivo do Programa, afirmou o superintendente do Sescoop Paraná, Leonardo Boesche. “E, a Integrada é uma das cooperativas que mais valoriza essa capacitação, tanto que lançou a quarta edição, das 79 turmas que o Sescoop já formou”, destacou Boesche.

 

A Integrada formou mais de 100 conselheiros cooperativos, desde a primeira edição implantada na cooperativa. Com esta quarta turma, serão quase 150 cooperados habilitados e competentes para compor os Conselhos e contribuir com o futuro que é construído todos os dias.

 

Clayton Caetano, gestor da unidade de Londrina, do ISAE/FGV, comentou sobre o avanço da Integrada, ao realizar uma nova capacitação, “com o grande diferencial de ter registrado em seu estatuto a exigência de um preparo desse nível para os candidatos a seus conselhos”, ressaltou.

 

O curso, lançado em 2013, foi atualizado, especialmente, em relação às mudanças globais provocadas pela pandemia de Covid-19. “Foram mantidos os três pilares do Programa, cooperativismo, relacionamento e gestão, porém, com ajustes em disciplinas voltadas à gestão financeira, como reflexo da própria mudança na economia mundial”, é o que explica a coordenadora do curso, Denise Basgal.

 

A gestora reforça o sucesso da dinâmica educacional na Integrada, “como resultado do fortalecimento da parceria entre a cooperativa, o ISAE e o Sescoop, o que nos leva a acreditar que as expectativas da instituição e dos participantes estão atendidas ao longo desse período”, complementa Denise.

 

Uma das disciplinas que mais sofreu os reflexos da pandemia foi o Direito. A advogada e mestra na área, Micheli Mayumi Iwasaki, afirmou, na primeira aula de Direito Cooperativo que ministrou, que “há vários projetos de lei sendo aprovados ou alterados o tempo todo”. Um exemplo foi a Agenda Institucional das Cooperativas Brasileiras 2022, aprovada um dia antes do início do curso na Integrada. Micheli também revelou que o avô foi cooperado de uma antiga instituição, “por isso, tenho ligação com o setor cooperativo, o que estimulou meu interesse pelo Direito ligado ao setor”.

 

Líderes do futuro

 

Para a quarta turma do Programa de Certificação de Conselheiros Cooperativos, foram convidados cooperados líderes nas regiões onde atuam, informou o coordenador de cooperativismo da Integrada, Pedro Henrique Teixeira Crusiol. “São lideranças alinhadas com o olhar para a governança e sustentabilidade da cooperativa, com esse objetivo de garantir a perenidade da instituição”, esclarece Pedro.

 

O coordenador observou que o organograma da Integrada foi ajustado em 2018, quando foram atualizadas algumas estruturas, “inclusive o Conselho Administrativo, que teve as vagas ampliadas de sete para nove, porque a Integrada cresce rápido e, a gestão precisa ser cada vez mais profissional e preparada, para acompanhar o ritmo dos cooperados e dos negócios”, avalia Pedro Crusiol.

 

A cooperada Ivone Aparecida Cavassini Consoni, da Regional São Paulo, integra o recém-criado Núcleo Feminino da unidade paulista. Ela vem para o Programa de Certificação cheia de boas expectativas. “Na primeira aula, a professora já foi além da minha ideia sobre o curso. Vou me dedicar a melhorar meus conhecimentos sobre gestão, que serão úteis tanto para a cooperativa, como para minha propriedade. Só ganhei ao aceitar esse desafio”, afirma Ivone.

 

Para o vice coordenador do Núcleo de Cooperados de Mauá da Serra/PR, Rafael Allan Vanzella, “participar de uma capacitação desse nível significa buscar a superação, não se acomodar. Eu tenho vários colaboradores, portanto, acredito que o conteúdo do curso vai fortalecer meu relacionamento com eles, e melhorar minha visão de gestão estratégica. É preciso conhecer o mercado para ser assertivo”, afirma o cooperado.

 

Ser um porta-voz dos cooperados e da própria Integrada, e auxiliar na tomada de decisões adequadas, é o que o coordenador do Núcleo de Cooperados de Bandeirantes/PR, Carlos Ribeiro da Silva Netto espera, ao cumprir a agenda do Programa de Certificação de Conselheiros Cooperativos. “Somos todos produtores e, estamos ligados aos mesmos objetivos, como cooperados da Integrada. Ao participar dessa capacitação, nos propomos a entregar o melhor para ambos os lados, em benefício de todos”, declara.

 

Fonte: https://integradanews.com.br/integrada-curso-para-conselheiros-cooperativos-aperfeicoa-liderancas-para-a-gestao-futura/

Mail

Faça parte da nossa rede e receba,
em primeira mão, as notícias de cursos,
descontos e eventos que acontecerão no ISAE!


Skip to content