A Unimed Cascavel, cooperativa do segmento de saúde do estado do Paraná, foi a vencedora do Prêmio Empresa Inovadora 2023, na categoria “Cooperativas”, durante o Viasoft Connect, evento de inovação realizado em Curitiba (PR). Em 2018, a cooperativa foi uma das primeiras a participar do Programa de inovação do ISAE Escola de Negócios e Sescoop/PR.
Conforme o coordenador de relações corporativas da Unimed Cascavel, Everton Garboça, o programa de inovação foi fundamental na construção da base conceitual e conhecimento para o time de colaboradores participantes.
Em 2018, quando a cooperativa ingressou no programa, vários colaboradores, de diversas áreas, foram selecionados para participar da formação para consolidar o conhecimento para serem agentes de inovação e ajudassem na disseminação da cultura da inovação dentro da cooperativa.
“Hoje, 5 anos após o programa, podemos visualizar claramente essa relação, onde aprendemos diversos conceitos e ferramentas, e após colocarmos em prática, estamos colhendo alguns frutos. Entendemos que a cultura da inovação deve ser viva, e que ainda temos muito a aprender e evoluir nos programas e ações ligadas a inovação”, complementa Garboça.
Conheça o projeto Fábrica de Inovação da Unimed Cascavel
O projeto Fábrica de Inovação da Unimed Cascavel é um resultado e fruto do Programa de Inovação do ISAE Escola de Negócios em parceria com o Sescoop/PR. A proposta era criar um canal para promover a cultura da inovação no ambiente interno da Unimed Cascavel, estimulando a colaboração, co-criação e a sinergia.
Everton Garboça comenta que na época da formação a cooperativa já contava um programa de inovação interno, mas no andamento das aulas e disciplinas aprenderam vários conceitos e tiveram acesso a tendências que geraram insights para melhorarem o programa interno.
“Ou seja, aplicamos na prática o que acreditamos que seja a essência da inovação, que é a melhoria contínua e sempre buscar evoluir em projetos e ações já consolidadas, mas que ainda possuem espaço de crescimento e evolução”, frisa Garboça.
Ele acrescenta que tiveram resultados qualitativos e quantitativos com o Laboratório de Insights. Desde projetos implantados nas rotinas da cooperativa, que geraram melhorias a diversos stakeholders, até reconhecimentos em premiações de inovação a nível estadual e nacional. Por exemplo, o Prêmio Inova + Saúde 2019, 2020 e 2021 e Prêmio Empresa Inovadora Viasoft 2023.
Sobre o Prêmio Empresa Inovadora
O Prêmio Empresa Inovadora é uma realização do Grupo Viasoft, com a correalização da Associação Comercial do Paraná (ACP), Rede Paranaense de Comunicação (RPC), Haze Shift Consultoria de Inovação e Universidade Positivo (UP).
Tem o incentivo do Governo do Paraná (por meio Secretaria de Inovação, Modernização e Transformação Digital). Apoio do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR),Sebrae, Tecpar e UP Experience.
Na edição deste ano, 351 empresas participaram da premiação, divididas em quatro categorias: serviços, varejo, cooperativas e indústria. “O prêmio foi criado para que as empresas tenham a inovação como prioridade. Inovação não é só ter boas ideias, mas também executá-las”, afirma o Presidente do Grupo Viasoft, Itamir Viola.
A Unimed Cascavel foi a única operadora de saúde do país a receber o prêmio. A Cooperativa LAR (2º lugar) e a Cooperativa Agrária (3º lugar) integram o pódio das três primeiras colocações. Todas elas participaram do Programa de Inovação do ISAE Escola de Negócios.
Programa de Formação de Agentes de Inovação para o Cooperativismo
A origem do Programa de Formação de Agentes de Inovação para o Cooperativismo se deu em função da necessidade de disseminação de conhecimento relacionado à inovação para os colaboradores das Cooperativas do Estado do Paraná.
“Percebemos que a contribuição do programa transbordou a educação, pois ofertamos uma capacitação equivalente a um programa de especialização, com ferramentas, metodologia e processos para o desenvolvimento de um ambiente mais seguro e propenso a transformação de ideias em projetos de inovação”, explica Thiago Martins Diogo, coordenador do Programa de Formação de Agentes de Inovação para o cooperativismo.
O coordenador explica que, inicialmente, o programa contribuiu para elucidar muitos aspectos relacionados à inovação nas cooperativas. Porém, ainda se percebe o desafio de integração das ações, a compreensão da importância da inovação pelos líderes e gestores, bem como a destinação de recursos financeiros para os projetos de inovação. Além disso, definir uma tese de inovação e estratégia para inovação, olhando sempre para o futuro.
“Com isso, tivemos uma aceitação plena da capacitação e ajudamos as cooperativas a desenvolverem seus próprios Programas de Inovação, e com isso aumentando seu potencial e maturidade organizacional para inovar”, complementa Martins.
Iniciado em 2018, o Programa de Formação de Agentes de Inovação é fruto de uma parceria entre o ISAE Escola de Negócios com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) do Paraná. Atualmente, está em seu terceiro ciclo de capacitação, já tendo formado mais de mil agentes de inovação e transformação para cooperativas dos mais variados ramos.
Um dos maiores diferenciais deste programa é entender que a inovação é muito mais do que ter um projeto inovador, ela precisa ser incentivada em um ambiente favorável, por pessoas capacitadas. Os agentes saem capacitados para serem líderes de uma mudança de mindset, tornando-se agentes pioneiros de uma verdadeira cultura de inovação. Além disso, o programa desenvolve um projeto de inovação exclusivo para a cooperativa.
Clique aqui e conheça mais sobre os programas do ISAE Escola de negócios para Cooperativas!