Segundo o Fórum Econômico Mundial, as competências do Learning Agility figuram na lista das dez habilidades mais importantes para os líderes até 2025. Mas, quais motivos fizeram a agilidade de aprendizado uma tendência no mudo dos negócios, a ponto de ser um dos critérios mais usados mundialmente para mensurar o potencial de lideranças?
“Agilidade de Aprendizagem é a capacidade de aprender com a experiência, desenvolver de forma ágil e eficaz novas habilidades e aplicá-las em situações inéditas ou de maior complexidade. Trata-se da flexibilidade de abordar situações de múltiplas perspectivas e a velocidade de aprender coisas novas”, explica Tania Mara Lopes, diretora de educação e coordenadora do Programa de Learning Agility do ISAE Escola de Negócios.
Ou seja, o learning agility é um conjunto de habilidades de aprendizado rápido que auxiliam os profissionais a terem melhor desempenho diante de desafios complexos. Considerando que o mercado está cada vez mais dinâmico, incerto e desafiador, trata-se de uma competência extremamente valiosa para as organizações.
“Pessoas com alto learning agility possuem um repertório maior de soluções e abordagens quando confrontadas com novos desafios, uma vez que se colocam intencionalmente em situações de aprendizado e desfrutam das lições da experiência”, complementa Tânia.