A importância do LLM para uma carreira jurídica de sucesso
Você sabia que a graduação em Direito é o segundo curso mais procurado entre os estudantes brasileiros? Isso é o que mostra o Censo da Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC) em parceria com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio de Teixeira (Inep). Devido ao grande número de profissionais neste mercado, é importante buscar diferenciais para uma carreira mais competitiva. É por isso que muitos profissionais da área do direito estão investindo em um LLM.
Você já ouviu falar sobre esse programa? Ou, então, sabe como ele pode ajudar sua carreira jurídica? É justamente para falar sobre esses assuntos que preparamos este artigo. Continue a leitura!
O que é LLM
O LLM é um tipo de pós-graduação lato sensu com algumas características próprias que o diferem dos cursos mais conhecidos nesse campo. Como o MBA (Master of Business Administration) e as tradicionais pós-graduações. Dessa forma, podemos dizer que o programa funciona como um MBA para o campo jurídico.
A sigla significa Latin Legum Magister ou Master of Law. É um curso muito conhecido no exterior e que, nos últimos anos, ganhou força no mercado brasileiro. Principalmente, por conta da necessidade de aprimoramento da prática jurídica de quem atua em empresas de grande porte.
Ao longo do curso, os estudantes adquirem novas perspectivas do mundo jurídico como, por exemplo, o sistema de Common Law adotado nos Estados Unidos e no Reino Unido. Considerado um programa de alto nível, o LLM prepara o jurista para atuar de forma globalizada, dominando o que há de mais atual mundialmente no Direito.
Diferencial de carreira
Como falamos, ter apenas uma graduação já não é visto como um diferencial para ter uma carreira de destaque no mercado. Principalmente em um nicho tão concorrido como a área do direito. Portanto, investir em um LLM é um caminho de diferenciação para os profissionais que compreendem a importância da qualificação como um diferencial para a carreira.
Importante frisar que o LLM pode ser cursado em diferentes nichos do direito. Por exemplo, o LLM em Direito Empresarial, o LLM em Direito Tributário ou o LLM em Direito Civil. Englobando diferentes perfis de profissionais. Muito mais do que conhecimento teórico, em um LLM os estudantes adquirem visão estratégica e de negócios para atuarem como peças-chave nas organizações, sob a perspectiva jurídica.
Quem atua, por exemplo, com fusões, aquisições, mercado de capitais e demais áreas internacionalizadas, provavelmente, já se deparou com a exigência de um LLM. Ficou interessado em evoluir sua carreira na área jurídica? Então, conheça o LLM em Direito Empresarial do ISAE/FGV!