O cooperativismo brasileiro sempre foi um exemplo de força e destaque no mercado nacional. Se especializar no mercado cooperativista por meio de um curso de gestão de cooperativas é, sem dúvida, uma ótima estratégia de carreira para quem já atua ou deseja atuar nesse setor que está em pleno crescimento.
Afinal, estamos falando de um setor que movimenta a economia brasileira. Segundo dados do Anuário Coop 2022, do Sistema OCB, o cooperativismo brasileiro concentra 18 milhões de cooperados, reunidos em 4.880 cooperativas que, juntas, empregam mais de 493 mil pessoas.
Entretanto, o mundo cooperativista apresenta características próprias que os colaboradores desse setor precisam dominar. Por exemplo, a forma que uma cooperativa é constituída e administrada, que difere em alguns pontos de uma empresa. Ao mesmo tempo que essas diferenças resultam em força para a cooperativa, elas criam a necessidade de especialização das pessoas que desejam evoluir na carreira em uma cooperativa.
Se você tem interesse em transformar sua na área do cooperativismo e se vê na liderança de uma dessas organizações, o Curso Tecnológico em Gestão de Cooperativas é um excelente instrumento para que você conquiste a sua inserção ou evolução nesse mercado, atue em cargos de gestão nessas cooperativas e também faça a interface com as mesmas.
Responsável por criar e administrar atividades direcionadas às cooperativas, o profissional formado nessa graduação empenha seus esforços para o desenvolvimento econômico e social dos envolvidos no projeto. Saiba mais sobre o Curso de Graduação em Gestão de Cooperativas.
Como é o mercado de trabalho para Gestão de Cooperativas?
Um Gestor de Cooperativas irá se deparar com um amplo mercado de trabalho, repleto de oportunidades e com uma boa remuneração. Como o número de cooperativas vem crescendo exponencialmente ano após ano, a demanda por profissionais da área também está se ampliando.
Inclusive, mesmo na pandemia o setor continuou gerando empregos e mostrando sua importância para sociedade. Em 2021, as cooperativas totalizaram 493.277 empregos diretos, um aumento de 8% frente ao ano anterior, evidenciando mais uma vez a capacidade que o movimento possui de gerar trabalho e renda para o país, mesmo em épocas desafiadoras.
Além de ser motor da economia brasileira, o cooperativismo faz a diferença na vida dos cidadãos ao reinvestir seus resultados e trazer avanço para toda sociedade. Conforme dados da OCB, apenas em 2021, as cooperativas injetaram mais de R$ 17 bilhões em tributos nos cofres públicos. Isso sem contar nos mais de R$ 18 bilhões referentes ao pagamento de salários e outros benefícios destinados a colaboradores.
Com um mercado de trabalho promissor, é possível encontrar oportunidades em cooperativas de diversos ramos e atividades, como Consumo, Social, Trabalho, Educação, Transporte, Agropecuária, Saúde, Crédito, Habitação, Produção, Infraestrutura, Mineração, Turismo e Lazer. Além disso, também há a opção na área de trabalho como profissional autônomo, podendo oferecer consultorias, ministrar palestras e workshops.
Qual o perfil do estudante em Gestão de Cooperativas?
Dentre as principais características que destacam um profissional com predisposição para Gestão de Cooperativas, podemos citar:
- Liderança;
- Organização;
- Proatividade;
- Responsabilidade;
- Criatividade;
- Visão estratégica;
- Boa comunicação;
- Facilidade para solucionar conflitos;
Tudo o que você precisa saber sobre a graduação
Escolher uma graduação sempre é passo decisivo. E nesse processo de escolha, é muito importante que tenhamos todas as informações possíveis sobre a área de atuação que desejamos estar inserido. Pensando nisso, se você é um profissional proativo, com visão estratégica e tem um espírito empreendedor, provavelmente o Curso Tecnológico em Gestão de Cooperativas é o caminho certo para a sua carreira.
Como é o curso de Gestão de Cooperativas?
Como se trata de uma graduação tecnológica, o Curso de Gestão de Cooperativas tem a duração de dois anos. Os estudantes formados estarão aptos para atuarem em cargos de gerência em organizações focadas no cooperativismo.
Dentre muitos ensinamentos, o profissional sairá da graduação preparado para criar, implantar, planejar e administrar atividades voltadas ao cooperativismo. Sempre visando o desenvolvimento econômico e social dos cooperados.
O graduado em Gestão de Cooperativas atua no gerenciamento dos mais variados setores da organização, aplicando métodos e tecnologias específicas e construindo um ambiente democrático, participativo e justo para todos.
Ademais, o gestor também será preparado para estruturar uma cooperativa. Isso é possível por meio do mapeamento de necessidades do público-alvo e análise da viabilidade econômica.
O que vou aprender na Graduação em Gestão de Cooperativas?
No decorrer do curso, o formando estudará disciplinas gerais, como administração, economia, estatística e contabilidade. Também são aplicadas matérias mais específicas da área, que é o caso da gestão de pessoas, administração financeira e empreendedorismo.
Graduação em Gestão de Cooperativas no ISAE
Com 25 anos de experiência na preparação de profissionais do futuro, o ISAE possibilita sua graduação em Gestão de Cooperativas num curso nota máxima no MEC. Sendo ministrada 100% a distância, a graduação tem duração de dois anos.
A proposta desse programa é trazer uma formação completa para pessoas que queiram se aprofundar no universo das cooperativas, observando a exequibilidade e o atendimento às demandas de mercado e às exigências de formação profissional de cada área de atuação.
Clique aqui e saiba mais sobre o Curso de Gestão de Cooperativas do ISAE.