Cooperativas, E-commerce, Graduação

A importância do cooperativismo e seu impacto na sociedade

O cooperativismo é um sistema econômico que vem ganhando cada vez mais espaço na nossa sociedade. Com seu surgimento datado próximo a 1844, essa prática beneficia não só os associados, mas também todo o meio social em que a empresa está inserida.

 

E para entender esse crescimento constante e acelerado que alcançou tamanha proporção, precisamos nos aprofundar em quais impactos o cooperativismo traz à sociedade e porque essa prática é tão importante.

 

Por isso, preparamos este artigo no qual iremos entender melhor toda a estrutura das cooperativas e como essas organizações impulsionam a economia e a ascensão social de seus associados.

 

A importância do cooperativismo e seu impacto na sociedade

 

O cooperativismo é uma forma de associação que propõe diversas formas de trabalho aos seus associados a fim de alcançar objetivos em comum. O diferencial dessas organizações está na busca pela erradicação da pobreza, por meio de uma estrutura democrática que não distingue raça, cor, gênero, orientação sexual, circunstância econômica e etc.

 

Isso tudo porque as cooperativas baseiam-se em ética, valores e princípios, reinvestindo em suas comunidades e se preocupando com o bem-estar das pessoas de todo o mundo.

 

No mundo todo, existem cerca de 3 milhões de Cooperativas, as quais empregam mais de 280 milhões de pessoas. Esses números servem para que tenhamos uma noção maior da grandiosidade alcançada por esse sistema econômico, trazendo impacto direto na vida de todos nós.

 

Como funciona uma cooperativa?

 

Uma cooperativa funciona por meio da cooperação entre as pessoas que estão inseridas nela —  os chamados associados. Dentro dela, o foco principal não está no lucro, mas sim no bem estar de todos os seus integrantes.

 

Os associados das cooperativas se reúnem de forma voluntária, decidindo em conjunto sobre todas as suas atividades e guiando o rumo da organização, sempre de forma democrática, com a participação de todos, tendo em vista as necessidades do grupo.

 

Dessa forma, como todas as decisões são tomadas de maneira participativa e descentralizada da gestão, as cooperativas dão condições para o crescimento individual de cada um. Com isso, os cooperados criam um ambiente mais próspero e favorável, conquistando funções com uma remuneração adequada.

 

A consequência desse estilo de organização é a correção de muitas desigualdades sociais, pois elas dão espaço para todos se desenvolverem e irem atrás de seus sonhos, sem hierarquias, chefes e quaisquer outros tipos de gestão que não valorizem a participação igualitária de todos os envolvidos no projeto.

Os impactos das Cooperativas na Sociedade

 

Como pudemos observar, as Cooperativas trazem muitos avanços sociais nos ambientes onde estão inseridas. Abaixo, listamos alguns dos principais impactos trazidos por esse modelo de negócio.

 

Geração de emprego aumentou

 

Alguns dados levantados pela Organização Internacional de Cooperativas de Indústria e Serviços/ACI apontam que entre 2014 e 2018, houve o aumento de 17,8% na geração de empregos por conta do cooperativismo.

 

Esses números, juntamente aos salários mais vantajosos e à horizontalidade das funções dentro das cooperativas, mostram que fazer parte dessas associações pode ser um grande negócio.

 

Investimento na sociedade

 

Diferentemente das empresas do setor privado, as cooperativas não têm como foco principal o lucro, mas sim o bem estar de todos os seus associados. Assim, as responsabilidades e os lucros são divididos entre todos igualmente, sem hierarquias e salários desiguais, sempre investindo parte dos ganhos em melhorias para a organização.

 

Além disso, o cooperativismo tem um importante papel no desenvolvimento econômico local, gerando empregos e combatendo a exclusão social.

 

Foco na educação e no consumo consciente

 

O cooperativismo também se destaca quando o assunto é incentivo à educação. Essas empresas promovem cursos e outros eventos para potencializar o aprendizado de seus cooperados, investindo na evolução profissional e pessoal de cada um.

 

Muitas dessas promoções tem foco em um estilo de vida mais sustentável, reduzindo a geração de lixo e incentivando práticas mais saudáveis, tanto para os membros da cooperativa, quanto para o planeta terra de maneira geral.

 

Por que você deve dar mais importância para as Cooperativas?

 

Diante dos inúmeros benefícios trazidos pelas cooperativas, cresce a necessidade de darmos mais importância a esse modelo econômico. Sem ele, muitas empresas que nasceram nos últimos anos poderiam ter se adequado ao setor privado, em uma estrutura que não é muito vantajosa se você preza pela ascensão social de todos os envolvidos no projeto.

 

Cooperativas promovem:

 

  • Solidariedade
  • Participação Democrática;
  • Responsabilidades Compartilhadas;
  • Ajuda mútua;
  • Coordenação horizontal;
  • Distribuição de renda de forma equitativa;

 

Faltam profissionais capacitados para a Gestão de Cooperativas

 

Por mais que o cooperativismo cresça exponencialmente pelo mundo todo, ainda são poucos profissionais que se formam em graduações especificamente focadas na Gestão de Cooperativas.

 

Isso significa que o que é bom pode ficar ainda melhor. Pois, quando essas organizações param nas mãos dos melhores profissionais, os resultados podem ser ainda mais satisfatórios.

 

Por conta disso, nós, do ISAE Brasil, valorizamos o cooperativismo e investimos nossos esforços para a formação dos melhores profissionais para atuação nesse ramo.

 

Conheça a nossa Graduação em Gestão de Cooperativas e saiba mais sobre como podemos te ajudar!