Pela 12ª vez consecutiva, FGV lidera ranking IGC do MEC

Pela 12ª vez consecutiva, FGV lidera ranking IGC do MEC

 

As Escolas da Fundação Getulio Vargas (FGV) são as melhores do país, de acordo com o Índice Geral de Cursos 2021 (IGC), divulgado pelo INEP/MEC. A FGV dominou o pódio e ocupa as três primeiras colocações do ranking. Todas as Escolas da Fundação avaliadas na última edição receberam a nota máxima (conceito 5).

 

 

No ranking das melhores instituições de ensino superior do país, as três primeiras integram a FGV: CPDOC, EPGE e EESP, posicionadas respectivamente em 1º, 2º e 3º lugares. Todas as demais escolas da FGV receberam o conceito máximo.

 

 

Confira o top 10 nacional:

 

1° lugar: FGV CPDOC – Escola de Ciências Sociais;

2° lugar: FGV EPGE – EPGE Escola Brasileira de Economia e Finanças;

3° lugar: FGV EESP – Escola de Economia de São Paulo;

4° lugar: Unicamp – Universidade de Campinas

5° lugar: Fucape

6° lugar: IME – Instituto Militar de Engenharia

7° lugar: FGV EBAPE – Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas;

8° lugar: Faje – Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia

9° lugar: EST – Faculdades EST

10° lugar: ITA – Instituto Tecnológico de Aeronáutica

 

“As Escolas da FGV alcançaram um resultado extraordinário, fruto de um trabalho contínuo que há 11 anos vem confirmando o primeiro posicionamento no ranking do IGC. O fato de obter os maiores IGCs em todas as áreas de conhecimento em que atua ratifica a FGV como o terceiro mais influente think tank do mundo”, afirma o pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Pós-graduação da FGV, professor Antonio Freitas.

 

O IGC considera os seguintes aspectos:

 

  • média do Conceito Preliminar de Curso (CPC), considerando o último ciclo do Enade;
  • média dos conceitos de avaliação dos programas de pós-graduação stricto sensu, atribuídos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) na última avaliação;
  • e a distribuição dos estudantes entre as diferentes etapas de ensino superior (graduação ou pós-graduação stricto sensu).

 

Nesta última edição, foram avaliadas 2.012 instituições de ensino, que representam 77,7% de cobertura do total de instituições ativas no Censo da Educação Superior 2021. Para calcular o indicador, resultados de 23.585 cursos com CPC no triênio (2018, 2019 e 2021) e 4.834 programas stricto sensu (Capes 2021) foram usados.

 

Sobre o Ranking IGC

 

Conforme página oficial do Ministério da Educação, o ranking IGC é um indicador que considera a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado), numa escala de 1 a 5, em relação a todas as instituições de ensino superior do país.

 

Para conhecer o desempenho das instituições de ensino superior do país, os estudantes podem consultar, entre outros indicadores, o Índice Geral de Cursos (IGC). O instrumento é construído baseado numa média ponderada das notas dos cursos de graduação e pós-graduação de cada instituição.

 

Assim, reúne em um mesmo indicador a qualidade de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado da mesma instituição de ensino. O IGC é divulgado anualmente pelo Inep/MEC, após a divulgação dos resultados do Enade.

 

Clique aqui e confira os cursos FGV com matrículas abertas!

Mail

Faça parte da nossa rede e receba,
em primeira mão, as notícias de cursos,
descontos e eventos que acontecerão no ISAE!


0
Your Cart is empty!

It looks like you haven't added any items to your cart yet.

Browse Products
Skip to content