Este curso desenvolve líderes protagonistas, tornando-os aptos a otimizar os recursos das empresas e ter visão sistêmica de mercado, levando em consideranção os mais disversos riscos e variáveis.
Modalidade Presencial
Data de Início 24/04/2026
Carga Horária 480h
Duração 21 meses
Frequência Mensal
Dias e Horário das Aulas Sexta-feira das 18h30 às 22h50,
Sábado das 8h às 17h40 e
Domingo das 8h30 às 12h50
Modalidade Presencial
Data de Início 24/04/2026
Carga Horária 480h
Duração 21 meses
Frequência Mensal
Dias e Horário das Aulas Sexta-feira das 18h30 às 22h50,
Sábado das 8h às 17h40 e
Domingo das 8h30 às 12h50
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Data de Início 24/04/2026
Carga Horária 480h
Duração 21 meses
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Sábado das 8h às 17h40 e
Domingo das 8h30 às 12h50
Início » Cursos » MBA » MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios
O MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios tem por missão desenvolver uma visão global e sistêmica das atividades empresariais bem como formar executivos/as e empreendedores/as que saibam como criar valor para a sua empresa.
Você irá adquirir
O objetivo principal do curso é preparar nossos/as estudantes para assumir posições de destaque na direção das empresas e ser donos/as do seu próprio negócio. O curso busca motivar os/as participantes a serem protagonistas, liderando pelo exemplo, respeitando e valorizando a diversidade e o meio ambiente, buscando criar uma sociedade mais justa e com mais oportunidades para o desenvolvimento social.
São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
identificar, implantar e utilizar tecnologias para aumentar a eficiência operacional e conquistar mercados;
identificar oportunidades de novos negócios;
mapear e desenvolver o valor dos ativos intangíveis da organização;
construir modelos de negócio inovadores;
aplicar habilidades comportamentais e de relacionamento;
propor e implementar estratégias geradoras de valor para a empresa, com base em uma ampla visão sistêmica sobre redes empresariais e na análise do ambiente de negócios;
analisar e decidir sobre o uso mais eficiente dos recursos da empresa, de modo a maximizar a criação de lucro para os/as acionistas e os benefícios para a sociedade.
Disciplinas
Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para a gestão: Balanço Patrimonial (BP), Demonstração de Resultado do Exercício (DRE), Demonstração dos Fluxos de Caixa (FCX) e Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido (DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical.
Produto Interno Bruto (PIB) e mensuração da atividade econômica. Inflação e índice de preços. Moeda, sistema financeiro e taxa de juros. Taxa de câmbio e balanço de pagamentos. Gasto do governo e dívida pública. Condução da política macroeconômica e os seus efeitos sobre a economia. Cenários macroeconômicos e os seus impactos sobre os negócios. Avaliação da conjuntura atual com base em indicadores econômicos.
Ambiente de negócios. Comportamento de compra do consumidor. Análise da concorrência. Custos e a sua importância na formação do preço. Classificação de custos e despesas. Métodos de custeio por absorção e variável. Determinação da margem de contribuição. Análise do break-even point. Mensuração da margem de segurança e do grau de alavancagem operacional. Avaliação do mark-up. Análise e tomada de decisão, utilizando o método de custeio variável para a avaliação do ponto de equilíbrio, mensuração da margem de segurança e do grau de alavancagem operacional. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Impacto do custo financeiro na determinação do preço de venda a prazo. Formação de preço baseado no custo, na percepção de valor do cliente e na concorrência. Aspectos estratégicos na formação do preço.
Conceitos de finanças corporativas aplicados à análise de projetos de investimentos. Indicadores de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Projeção de fluxo de caixa de um projeto de investimento. Noções de risco e cálculo do custo de capital de um projeto de investimento.
Processo de comunicação interpessoal. Tipos de comunicação. Escuta ativa e empatia. Comunicação não violenta (CNV). Comunicação verbal e não verbal. Barreiras e ruídos na comunicação. Comunicação assertiva e feedback como processo de desenvolvimento. Influência e persuasão no ambiente organizacional. Storytelling como estratégia de comunicação. Comunicação como ferramenta de liderança e engajamento de equipes.
Importância do empreendedorismo e da inovação para o futuro das organizações. Cultura organizacional e inovação. Liderança e gestão de equipes criativas. Desenvolvimento de modelos de negócios inovadores. Ferramentas para o estímulo da criatividade, a inovação, o desenvolvimento e a validação de produtos e serviços.
Marketing tradicional, marketing digital e as suas métricas. Comportamento do consumidor e do consumidor digital. Estratégias de marketing e de marketing em mídias sociais. Conteúdo e publicidade para mídias sociais. Métricas e análise de desempenho. Tendências em marketing digital.
Transformação digital e e-business. Tecnologia e mudanças de comportamento. Tendências e oportunidades no ambiente digital. Modelos de negócio baseados em plataformas digitais, e-commerce e arquitetura de serviços digitais: Direct to Consumer (D2C), Business to Business to Consumer (B2B2C), marketplaces e outros. Tecnologias emergentes – IA, blockchain, internet of things (IoT), realidade aumentada, big data – na transformação dos modelos tradicionais em negócios digitais escaláveis. Experiência do cliente, análise de dados e efeitos de rede como fatores centrais na vantagem competitiva. Liderança digital, cultura de inovação e condução de projetos de transformação digital com foco em performance organizacional. Aspectos regulatórios, privacidade de dados e cibersegurança – Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) – no contexto do e-business.
Evolução da estratégia empresarial. Principais pensadores da estratégia. Estratégia aplicada aos negócios: manutenção de market share. Criação de barreiras de entrada. Aumento de market share. Lançamento de novos produtos e novos serviços. Scale-up. Internacionalização da empresa ou do negócio. Aquisições (M&A). Alianças estratégicas. Inovação em produtos e serviços. Inovação no modelo de negócio. Empresas exponenciais. Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores de desempenho estratégico. Objetivos, metas e Objectives and Key Results (OKRs).
Cadeia de valor nas organizações. Cadeias globais de valor. Papel do e-commerce na cadeia de valor. Mapeamento e otimização dos processos de negócio da empresa. Cadeia de suprimentos. Operações. Canais de venda e distribuição. Redes de assistência técnica e manutenção. Logística reversa aplicada aos processos de troca e reciclagem. Visão sistêmica dos processos. Componentes do planejamento da demanda. Melhores práticas da gestão e da integração entre vendas e operações (S&OP).
História da IA. Evolução das tecnologias, marcos e principais teorias da IA. Introdução ao aprendizado de máquina (machine learning – ML): modelos, algoritmos e aplicações. Aplicações da IA em diferentes áreas da organização, com foco em geração de valor para os negócios. Introdução à IA generativa e seus usos em processos de inovação, atendimento, marketing, análise de dados, entre outros. Desafios e riscos associados à adoção de IA em ambientes corporativos. Aspectos éticos e legais da IA. Fundamentos de governança de IA. Boas práticas para implementação responsável em organizações.
Teorias de internacionalização de empresas. Modelos e estratégias de entrada no mercado-alvo no exterior. Estrutura organizacional competitiva na internacionalização de negócios. Internacionalização: estudo de casos de empresas brasileiras internacionalizadas.
Estilos de liderança e os seus impactos na gestão de pessoas. Liderança situacional. Pipeline de liderança. Diversidade e inclusão como fatores de desempenho. Autoconhecimento, perfis e tipologias comportamentais. Inteligência emocional na liderança e no desenvolvimento de equipes. Líder como agente de mudança. Liderança para a construção de equipes de alta performance em ambientes de confiança, inovação e colaboração.
Fundamentos de microeconomia: teoria clássica e moderna. Oferta e demanda de mercado na ótica dos setores inovadores. Estruturas de mercado: concorrência perfeita, oligopólio e monopólio. Custos e governança. Falhas de mercado e regulação. Inovação e o seu impacto sobre as estruturas de mercado. Microeconomia dos setores de ponta. Tendências setoriais e cadeias produtivas globais.
Evolução histórica da sustentabilidade. Economia circular. Descarbonização das operações empresariais. Finanças sustentáveis. Mercado de carbono. Transição e segurança energética. Diversidade, equidade e inclusão. Evidenciação da sustentabilidade por meio dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Global Reporting Initiative (GRI) e dos International Financial Reporting Standards (IFRS) S1 e S2. Princípios da governança corporativa: integridade, transparência, responsabilização, equidade e sustentabilidade. Órgãos de governança: conselho de administração, conselho fiscal, auditoria interna e auditoria independente. Principais riscos ESG e adoção do Task Force on Climate-related Financial Disclosure (TCFD).
A disciplina abordará tópicos especiais sobre o tema corporate finance.
A disciplina abordará tópicos especiais sobre o tema estratégias e mercados.
A disciplina abordará tópicos especiais sobre o tema inovação e transformação digital.
A disciplina abordará tópicos especiais sobre o tema negócios e liderança.
Introdução ao valuation de empresas. Revisão de conceitos de finanças corporativas aplicados ao valuation. Dados americanos, ajustados para o Brasil, para o cálculo do Custo do Capital do Acionista da Empresa (Global CAPM). Métodos de valuation de empresas.
Quem pode fazer?
O MBA em Gestão Estratégica e Econômica de Negócios é recomendado a empresários/as, executivos/as, consultores/as e empreendedores/as graduados/as em qualquer área de conhecimento.
Pré-requisitos
Tempo mínimo de conclusão de graduação: 5 anos
Tempo mínimo de experiência profissional: 5 anos
Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
A matrícula neste curso pode requerer como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes.
Certificação
Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Coordenação do Curso
Mauro Rochlin
Doutor em Economia pela UFRJ. Possui mestrado em Direito e Relações Internacionais pela PUC-RJ e é Bacharel em Ciências Econômicas pela UFRJ. A experiência acadêmica inclui os seguintes cargos: – Diretor de Integração e Desenvolvimento – Universidade Candido Mendes – Diretor-Adjunto Acadêmico (Campus Ipanema) – Universidade Candido Mendes – Coordenador Acadêmico da área de Economia, Administração e Contábeis (Campus Ipanema)- Universidade Candido Mendes – RJ) – Professor da PUC-Rio e do Ibmec-Rio – Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) A experiência corporativa registra os seguintes cargos: – Diretor Financeiro de Empresa Privada no segmento de Produção de Conteúdo Audiovisual. (atual) – Diretor Financeiro de empresas privadas nos seguintes segmentos: Indústria e comércio de vestuário e Publicidade – Colaborador dos principais jornais e redes de TV do país. – Palestrante.
Diferenciais do ISAE/FGV
Networking
Trocas de experiências com profissionais renomados e professores experientes.
Currículo
Oportunidade de ter a chancela da FGV no seu Currículo e se diferenciar no mercado.
Eventos
Participe dos eventos da FGV em Curitiba de forma gratuita.
Educação continuada
Descontos especiais em outros programas do ISAE/FGV.
Corpo Docente
Professores com vivência acadêmica e de mercado.
Estrutura
A estrutura completa do ISAE/FGV para trabalhar, estudar e consulte valores especiais para eventos.
Ainda não tem certeza?
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