MBA em Administração: Gestão de Incorporações e Construções Imobiliárias
Capacitação completa para profissionais que pretendem desenvolver habilidades estratégicas referentes ao setor imobiliário, desde a concepção do projeto até a sua entrega.
Modalidade Semipresencial
Data de Início 29/03/2025
Carga Horária 432h
Duração 18 meses
Frequência Mensal
Dias e Horário das Aulas PRESENCIAL:
Sábado: 8h às 17h40,
ONLINE AO VIVO:
Segunda-feira das 18h30 às 22h50 e
Terça-feira das 18h30 às 22h50
Modalidade Semipresencial
Data de Início 29/03/2025
Carga Horária 432h
Duração 18 meses
Frequência Mensal
Dias e Horário das Aulas PRESENCIAL:
Sábado: 8h às 17h40,
ONLINE AO VIVO:
Segunda-feira das 18h30 às 22h50 e
Terça-feira das 18h30 às 22h50
Modalidade Semipresencial
Data de Início 29/03/2025
Carga Horária 432h
Duração 18 meses
Frequência Mensal
Dias e Horário das Aulas PRESENCIAL:
Sábado: 8h às 17h40,
ONLINE AO VIVO:
Segunda-feira das 18h30 às 22h50 e
Terça-feira das 18h30 às 22h50
Início » Cursos » MBA » MBA em Administração: Gestão de Incorporações e Construções Imobiliárias
Os setores de incorporações e construções abrangem diversos atuantes como imobiliárias, bancos, órgãos públicos, entre outros. O MBA Executivo em Administração: Gestão de Incorporações e Construções Imobiliárias apresenta conceitos e técnicas relativos à avaliação da viabilidade econômico-financeira de cada negócio. Você passará a ter visão estratégica do mercado e conhecerá todas as etapas do ciclo imobiliário relacionadas a desenvolvimento de projeto, orçamento, planejamento e construção da edificação.
Você irá adquirir
Visão completa das principais etapas e atores envolvidos no processo de desenvolvimento imobiliário
Capacidade de análise crítica dos principais indicadores de retorno do investimento
Visão estratégica do mercado com vistas ao desenvolvimento de produtos imobiliários e planejamento das vendas
Habilidades e competências relativas a comunicação, planejamento e liderança.
Disciplinas
Contabilidade da Construção Civil e Atividade Imobiliária
A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis. Análise das questões contábeis específicas das atividades de incorporação e construção imobiliária.
Coordenação e Desenvolvimento de Projetos de Edificações
O ciclo dos projetos de edificações: o fluxo de projetos, áreas envolvidas e etapas. Aprovações de projetos e o licenciamento da obra. Relacionamento com prefeituras, concessionárias, agências e meio-ambiente. Coordenação e desenvolvimento dos projetos: contratação, planejamento, gestão e compatibilização. BIM - Building Information Modeling. Tendências e inovações em projetos.
Economia Empresarial
A teoria da oferta e da demanda. Os mercados competitivos e não competitivos. A mensuração da atividade econômica pela ótica da produção e dos preços. As políticas monetária e fiscal e estabilização da economia.
Marketing Imobiliário
Conceitos e definições básicas de Marketing aplicadas ao mercado imobiliário. Gestão integrada de Marketing e Vendas Imobiliárias. Inteligência de Marketing e pesquisas de mercado em negócios imobiliários. Comportamento do consumidor imobiliário. Produtos imobiliários. Segmentação e posicionamento no mercado imobiliário. Tendências de Marketing: novas tecnologias, marketing digital e métricas de marketing.
Orçamento e Planejamento de Custos de Edificações
Funções do departamento de Pré-Construção: Planejamento, Projeto e Orçamento. Planejamento físico da construção. NBR 12.721: definições, conceitos e estimativa de custos para Memorial de Incorporação. Orçamento de obras: conceitos, técnicas e indicadores. Acompanhamento e controle de custos. Usos e aplicações do BIM no orçamento e planejamento de custos de edificações. NBR 15.575: Norma de Desempenho de Edificações.
Desenvolvimento de Carreira
Tendências na gestão de carreira. Qualidade de vida e empregabilidade no mundo atual. Autoconhecimento e carreira. Intraempreendedorismo como diferencial competitivo. Ética e carreira no contexto globalizado. Gestão de networking. Marketing Pessoal. Gestão de conflitos de interesses. Modelo de Negócios Pessoal - Business Model You.
Fundamentos de Gerenciamento de Projetos
Histórico e conceituação de projeto, programa e gerência de projeto. Caracterização do ciclo de vida e processos de um projeto. Introdução as áreas de conhecimento segundo o PMI (Project Management Institute). Integração entre áreas de conhecimento e processos. Estruturas organizacionais para gerenciamento de projetos. Características desejáveis no Gerente de Projetos.
Gestão Estratégica
Evolução do pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento. Referenciais estratégicos. Análise do ambiente interno e externo. Formulação da estratégia competitiva. Objetivos estratégicos. Balanced scorecard (BSC).
Gestão de Pessoas na Sociedade do Conhecimento
Condicionantes externos e as mudanças organizacionais. Tendências da gestão organizacional contemporânea. Alinhamento dos interesses corporativos e individuais. Comportamento humano na organização.
Matemática Financeira
Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas.
Negociação e Administração de Conflitos
Aspectos conceituais associados ao processo de negociação. Negociação: aspectos relacionais. Negociação: aspectos substantivos. Negociação: aspectos processuais de execução.
Aspectos Ambientais de Empreendimentos Imobiliários
Ecologia: conceitos, histórico, perspectivas e tendências. Desenvolvimento urbano sustentável. Legislação e normalização ambiental aplicada a empreendimentos imobiliários: estudo de impactos, licenciamento e gestão. Interferência dos aspectos ambientais na viabilidade de empreendimentos imobiliários. Certificação ambiental de empreendimentos imobiliários.
Aspectos Jurídicos de Incorporações e Construções Imobiliárias
Análise Jurídico-Imobiliária. Lei 4591 – Incorporação Imobiliária. Lei 6766 – Loteamentos. Contratos e Planejamento Societário de Operações Imobiliárias. Lei 10.931 – Patrimônio de Afetação. Alienação Fiduciária da coisa imóvel. Responsabilidades do Empreendedor. Noções de Direito do Consumidor. Mediação e arbitragem.
Fundamentos de Incorporação Imobiliária
Conceitos e definições. Estrutura de governança de incorporadoras. Desenvolvimento Imobiliário: elementos fundamentais, participantes, recursos de capital e ciclo estratégico. Incorporador x Construtor: integração, responsabilidades, interesses e posicionamento. Etapas da estruturação imobiliária.
Financiamento e Investimento em Projetos Imobiliários
O sistema de crédito imobiliário brasileiro. O Sistema Financeiro Imobiliário - SFI. Financiamento para aquisição: FGTS, SBPE e outros. Financiamento à produção. Funding. Produtos financeiros de base imobiliária. Securitização. Certificados de base imobiliária: CRI, CEPAC, CCI e outros. Fundos de base imobiliária: FII, FIP, FIDC. Gestão de carteira de investimento imobiliária.
Gestão de Operações e Obras
Gestão da Construção. Racionalização da construção: métodos e processos. Logística de canteiros de obra. Perdas e produtividade. Gestão da cadeia de suprimentos: compras e contratações. Gestão da mão-de-obra: própria e terceirizada. Planejamento e Gestão do Custo da Obra. Sistemas de Gestão da Qualidade em Obras. Desenvolvimento tecnológico e inovação na Construção Civil.
Viabilidade Econômico-Financeira de Incorporações Imobiliárias
Análise da viabilidade econômico-financeira de incorporações imobiliárias. Viabilidade mercadológica: inteligência de mercado integrada. Viabilidade técnica (natureza, tipologia, padrão, tema): estudo de massa e eficiência econômica. Indicadores da viabilidade econômico-financeira (TIR, VPL, Margem Líquida, Exposição Máxima etc). Cenários com estudos estáticos e dinâmicos (planilhas, quadros, custos e receitas).
Vendas Imobiliárias, Canais de Vendas e Trade Marketing
Conceitos e definições básicas de vendas. Estratégia, planejamento e gestão de vendas imobiliárias. Canais de vendas. Métricas e políticas comerciais. Comissionamento e premiação. Gestão de informações de vendas. Trade Marketing. Parcerias de vendas com outras indústrias. Estratégias de negociação. Campanhas de vendas. Gestão de PDV’s.
Quem pode fazer?
Recomendado para profissionais que:
participam de atividades de desenvolvimento imobiliário com ênfase na incorporação e construção de edificações (empresários, investidores, engenheiros, arquitetos, projetistas, administradores, corretores, proprietários de imóveis ou advogados);
desejam trabalhar nesta área e/ou segmentos correlatos.
Pré-requisitos
Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
Certificação
Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Coordenação do Curso
Pedro de Seixas Corrêa
Doutor em Arquitetura pelo PROARQ/UFRJ, ênfase em Habitação de Interesse Social, Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) e Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador acadêmico da Fundação Getulio Vargas desde 2008 (MBAs Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, Gestão Empresarial, Gestão de Incorporações e Construções Imobiliárias). Professor FGV Management desde 2001. Membro do Conselho Fiscal do Sinduscon-Rio desde 2019. Vice-Presidente de Projetos Especiais do CR Vasco da Gama no período de 2018 a 2022. Desde 2000, Sócio da SEICOR Projetos e Obras Ltda, empresa especializada na coordenação e desenvolvimento de projetos de engenharia e arquitetura. Entre 1991 e 2000 atuou nos setores de orçamento, planejamento de obras de edificações.
Diferenciais do MBA ISAE/FGV
Networking
Trocas de experiências com profissionais renomados e professores experientes.
Currículo
Oportunidade de ter a chancela da FGV no seu Currículo e se diferenciair no mercado.
Eventos
Participe dos eventos da FGV em Curitiba de forma gratuita.
Educação continuada
Descontos especiais em outros programas do ISAE/FGV.
Indique e Ganhe
Indique amigos para estudar no ISAE/FGV e ganhe bônus em dinheiro.
Estrutura
A estrutura completa do ISAE/FGV para trabalhar, estudar e consulte valores especiais para eventos.
Destinados a profissionais que buscam se aprimorar e assumir um novo patamar em suas carreiras ou até mesmo mudar de área de atuação, os programas de Pós-graduação e MBA ISAE/FGV são desenvolvidos pelos professores e pesquisadores das Escolas da Fundação Getulio Vargas e aliam a tradição e a vanguarda acadêmica da Fundação Getulio Vargas às mais novas práticas do mercado, preparando os profissionais para os desafios do mundo contemporâneo.