O curso de Pós-Graduação em Liderança e Inovação visa ao desenvolvimento de soft e hard skills, de modo a atender à crescente demanda de profissionais líderes na sua área de atuação, com visão de negócios voltada para a inovação. O curso revisitará o papel da gestão de pessoas nas organizações, buscando desenvolver a capacidade de reconhecimento das oportunidades e dos desafios da transformação digital.
É composto de 10 disciplinas on-line e 1 disciplina blended (semipresencial), realizadas uma a uma, com quatro semanas de duração e cursadas totalmente a distância, e de um Seminário Híbrido de Encerramento, previsto para ocorrer na sede e nas unidades próprias existentes nas cidades de Belo Horizonte, de Brasília, de Campinas, do Rio de Janeiro e de São Paulo conforme a escolha do aluno durante o curso. A sua duração é de, aproximadamente, 11 meses.
Você irá adquirir
Você irá desenvolver competências para:
analisar o mercado, os/as clientes e os cenários macro e microeconômicos;
reconhecer as oportunidades e os desafios da transformação digital;
propor soluções estratégicas para a empresa;
criar cultura e ambiente de inovação;
utilizar a tecnologia para ganho de produtividade e acesso eficiente de mercados e
utilizar ferramentas, técnicas e modelos capazes de contribuir para a inovação das organizações.
Autora: prof. Lucia Oliveira, Doutora, UFRJ. Transformações no mundo do trabalho. Empregabilidade. Gestão da carreira. Autoconhecimento. Sucesso. Equilíbrio. Bem-estar no trabalho.
Autor: prof. Rafael Cuba Mancebo, Doutor, PUC. Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Autor: Paulo da Costa Lopes. Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.
Autor: prof. André Baptista Barcaui, Doutor, UNR. Agilidade. Manifesto ágil. Ciclos de vida. Framework Scrum. Histórias. Estimativas. Gráficos. Gestão de riscos. Scrumban.
Autora: profª. Paloma Pereira de Almeida, Mestre, UFPE Autoconhecimento. Competências da inteligência emocional. Competências da resiliência. Quociente de adversidade. Escala de Resiliência para Adultos.
Autor: prof. Sergio Carlos de Sousa Pereira, Doutor, PUC. Importância da inovação. Modelo de geração de ideias. Portfolio de inovação. Ferramentas de inovação. Inovação estratégica. Mindset para inovação.
Autor: prof. Paulo Roberto de Mendonça Motta, Doutor, University of North Carolina. Transformações contemporâneas e suas repercussões para as funções de gestão e liderança. Liderança na época da transformação digital: relações sociais no ambiente virtual e digitalizado e o valor do capital social. Liderar como ciência, arte e artesanato. Habilidades decisórias, gerenciais e interpessoais. Estilos de liderança no ambiente intercultural e universalmente interconectado.
Autora: profª. Marcela Castro, Mestre, UFF. Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.
Autor: prof. Robson Gonçalves, Mestre, UNICAMP. Autora: prof. Andréa de Paiva, Mestre, M.A., Middlesex University. Neurobusiness. Sentidos. Percepção. Nugde. Neuroeconomia. Neuroarquitetura. Neurovendas. Neuroliderança. Ética. Plasticidade cerebral. Mindfulness.
Autora: profª. Ana Christina Celano Teixeira, Doutora, FGV. Conhecer os principais conceitos e técnicas relacionados à comunicação, em especial ao repertório de Storytelling. Desenvolver estratégias de preparação para promover um estado interno de segurança antes e durante as apresentações em público. Elaborar e realizar apresentações de forma empática com os diversos públicos de relacionamento. Reconhecer e aplicar os aspectos essenciais de media training: tipos de entrevista, peculiaridades e tipos de linguagem dos veículos de comunicação, novas mídias e performance na produção e divulgação de conteúdo.
Autora: profª. Diana Sinclair Pereira Branisso, Doutora, PUC-RJ. Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
A Pós-Graduação Online prevê um seminário obrigatório ao final do curso como parte da disciplina FGV Enterprise Competition. O seminário poderá ser realizado remotamente ou presencialmente nas seguintes localidades: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Rio de Janeiro e São Paulo. Ao longo do curso, o aluno escolherá de que forma participará do evento, se remotamente ou presencialmente. E, caso opte pela opção presencial, qual a cidade que melhor lhe atende para a realização do encontro.
Quem pode fazer?
A Pós-Graduação em Liderança e Inovação é recomendada para:
graduados/as e recém-graduados/as de qualquer área que desejam qualificação e aprofundamento na área de liderança e inovação e
profissionais que buscam alcançar novos patamares em sua trajetória profissional e necessitam desenvolver tanto habilidade técnicas quanto comportamentais (hard e soft skills).
Pré-requisitos
Formação superior completa em cursos de tecnólogo, bacharelado ou licenciatura.
Certificação
Ao ser aprovado no curso de Pós-Graduação Online, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.
Coordenação do Curso
Ana Ligia Nunes Finamor
Ana Ligia Nunes Finamor é Doutora pela Universidade de León, Espanha com convalidação pela UFRGS, Mestre pela UDESC/SC e Bacharel em Administração de Empresas pela ULBRA/RS. Desenvolveu projetos e tem formação executiva no exterior nas áreas de inovação e liderança na Universidade de Colônia/Alemanha, Universidade de Stanford, Instituto Europeu de Design, London Business School, dentre outras. É autora de livros na área de gestão e equipes de alto desempenho. Ministra palestras no Brasil e no exterior e presta consultoria nas áreas de Gestão, Inovação, Liderança e Equipes. Atua como coordenadora da FGV desde 2006 nos MBAs em Gestão Empresarial (presencial e Online), Liderança e Gestão Estratégica de Pessoas, Desenvolvimento Humano de Gestores, Gestão Estratégica e Econômica de Negócios e na Pós-graduação em Liderança e Inovação FGV Online , tendo recebido o prêmio de melhor professora por 4 anos consecutivos e o de melhor coordenadora acadêmica por duas vezes. É professora dos MBAs da FGV nas áreas de negócios, inovação, carreira, pessoas e liderança.
Diferenciais do ISAE/FGV
Networking
Trocas de experiências com profissionais renomados e professores experientes.
Currículo
Oportunidade de ter a chancela da FGV no seu Currículo e se diferenciar no mercado.
Eventos
Participe dos eventos da FGV em Curitiba de forma gratuita.
Educação continuada
Descontos especiais em outros programas do ISAE/FGV.
Corpo Docente
Professores com vivência acadêmica e de mercado.
Estrutura
A estrutura completa do ISAE/FGV para trabalhar, estudar e consulte valores especiais para eventos.
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