O curso de Pós-Graduação em ESG e Sustentabilidade Corporativa visa ao desenvolvimento de competências técnicas orientadas à eficiência nas ações de sustentabilidade corporativa, tanto no setor produtivo quanto nas administrações públicas e no setor não governamental. Proporciona uma visão sistêmica dos grandes desafios contemporâneos nos negocios e sociedade, apresentando as melhores práticas com foco nos fatores ambientais, sociais e de governança – ESG.
É composto de 10 disciplinas on-line e 1 disciplina blended, realizadas uma a uma, com quatro semanas de duração e cursadas totalmente a distância, e de um Seminário Híbrido de Encerramento, previsto para ocorrer na sede e nas unidades próprias existentes nas cidades do Rio de Janeiro, de São Paulo, de Belo Horizonte, de Campinas e de Brasília conforme escolha do aluno durante o curso. A sua duração é de, aproximadamente, 11 meses.
Você irá adquirir
Você irá desenvolver competências para:
compreender as complexas exigências socioambientais de sustentabilidade por parte do ambiente e dos stakeholders
realizar a gestão ambiental e de sustentabilidade em atividades, projetos e programas, tanto do setor privado quanto de órgãos governamentais;
realizar gestão eficiente para a sustentabilidade corporativa e aplicar ferramentas para uma gestão integrada com foco em ESG.
Autores: Claudio Carneiro Bezerra Pinto Coelho e Fernando Silva Moreira dos Santos. Evolução do compliance. Sistemas de gestão de compliance e antissuborno. Política, cultura e pilares do compliance. Normas anticorrupção, antissuborno e compliance público. Risk assessment e o papel da auditoria e da controladoria
Autora: Júlia Massadas Romeiro Fraga. Princípios do Direito Ambiental. Política Nacional do meio ambiente. Sistema Nacional de Meio Ambiente (SISNAMA). Estudo de Impacto Ambiental e o seu respectivo Relatório (EIA/RIMA). Sistema Nacional de Licenciamento Ambiental e responsabilização por danos ambientais. Tutela da biodiversidade e de recursos naturais.
Autor: Paulo da Costa Lopes. Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.
Autores: Fabrício Stocker, Humberto Eustaquio Cesar Mota Filho, Hélio Arthur Reis Irigaray e Marta Camila Mendes de Oliveira Carneiro. Evolução histórica do conceito sustentabilidade; shareholders e stakeholders; ESG + donut/ instrumental planetary health; instrumentos e estratégias empresariais e ESG; fundamentos do “E” do ESG; importância estratégica do “E” (ambiental) no ESG; riscos e desafios do ESG; instrumentos e estratégias empresariais para questões ambientais; questões sociais nas organizações contemporâneas; Direitos Humanos e relações de trabalho; diversidade e inclusão; instrumentos e estratégias empresariais para questões sociais; Agenda de Governança: evolução; sistemas de integridade e compliance; governança da informação, accountability e transparência, e instrumentos e estratégias empresariais para questões de governança.
Autora: Julianna Spinelli de Sá. Conceito de inclusão, diversidade e seus desafios nas organizações. Heterogeneidade da força de trabalho: gênero, raça, classe social e origem regional, idade, orientação sexual e deficiência. Grupos de afinidade e coletivos. Diversidade nos times de trabalho e implicações nos resultados. Gestão inclusiva da diversidade e sua relação com a cultura organizacional e a liderança. Boas práticas de gestão. Aspectos legais e contemporâneos da diversidade e da inclusão.
Autor: George Henrique Carvalho Magalhães Cunha. Mudanças do clima. Gases do efeito estufa (GEE). Impactos ambientais. Economia de baixo carbono. Cenários de emissões de GEE. IPCC – Painel Intergovernamental sobre mudanças climáticas. Gestão de emissões de GEE. Instrumentos econômicos para a descarbonização. Mercados de carbono. Tributação de emissões. Compromissos de redução de emissões de GEE. Desafios e oportunidades da descarbonização da economia global e nacional. Adaptação às mudanças climáticas.
Prof. Rubens Mazzali, Especialista, PUC-Campinas. Prof. Betovem Coura, Ph.D., Universidade da Flórida. Principais modelos de governança. Arquitetura de governança corporativa no Brasil. Boas práticas de governança corporativa. Ética.
Autora: Marina Bouzon. Economia circular. Ciclo técnico e ciclo biológico. ACV. Reciclagem, remanufatura, recondicionamento de produtos. Gestão sustentável da cadeia de suprimentos. Logística reversa.
Autores: Marta Camila Mendes de Oliveira Carneiro e José Nunes Pinto Neto. Grandes desafios e problemas ambientais do setor energético. Análise do impacto das políticas internacionais e nacionais de enfrentamento climático nas cidades e nas empresas. Discussão sobre estratégias corporativas, nacionais e subnacionais de mitigação e adaptação às mudanças do clima. Riscos e oportunidades atrelados às mudanças climáticas. Conexão a operação da empresa com práticas sustentáveis, considerando a produção mais limpa e o uso de energias renováveis. Características da matriz energética brasileira. Desafios e oportunidades para o Brasil no processo de transição energética.
Autores: Edson Fernando Escames e Luciana Escames. Riscos socioambientais. Evolução dos riscos de segurança. Elementos de gestão de risco e do meio ambiente, saúde e segurança.
Autoras: Ana Luci Limonta Esteves Grizzi e Vania Maria da Costa Borgerth. Introdução aos conceitos de sustentabilidade, definição de “ESG”, geração de valor e gestão de risco em sustentabilidade. Regulamentação atual e Compliance em Sustentabilidade. Mensuração e monitoramento das questões ESG e seu alinhamento com a contabilidade e relatórios corporativos. A Sustentabilidade nas empresas do futuro: onde investir e como prestar contas à sociedade.
A Pós-Graduação Online prevê um seminário obrigatório ao final do curso como parte da disciplina FGV Enterprise Competition. O seminário poderá ser realizado remotamente ou presencialmente nas seguintes localidades: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Rio de Janeiro e São Paulo. Ao longo do curso, o aluno escolherá de que forma participará do evento, se remotamente ou presencialmente. E, caso opte pela opção presencial, qual a cidade que melhor lhe atende para a realização do encontro.
Quem pode fazer?
A Pós-Graduação em ESG e Sustentabilidade Corporativa é recomendada para:
graduados/as e recém-graduados/as de qualquer área que desejam qualificação e aprofundamento na área de meio ambiente e sustentabilidade corporativa e
profissionais que atuam ou desejam atuar com gestão socioambiental e de sustentabilidade em empresas ou indústrias, e que, para isso, precisam se aprimorar nas práticas de gestão dos processos industriais, de licenciamento ambiental, de avaliação de impactos e riscos socioambientais, direito ambiental e de regulação e melhores praticas em ESG
Pré-requisitos
Formação superior completa em cursos de tecnólogo, bacharelado ou licenciatura.
Certificação
Ao ser aprovado no curso de Pós-Graduação Online, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.
Coordenação do Curso
Diferenciais do MBA ISAE/FGV
Networking
Trocas de experiências com profissionais renomados e professores experientes.
Currículo
Oportunidade de ter a chancela da FGV no seu Currículo e se diferenciair no mercado.
Eventos
Participe dos eventos da FGV em Curitiba de forma gratuita.
Educação continuada
Descontos especiais em outros programas do ISAE/FGV.
Indique e Ganhe
Indique amigos para estudar no ISAE/FGV e ganhe bônus em dinheiro.
Estrutura
A estrutura completa do ISAE/FGV para trabalhar, estudar e consulte valores especiais para eventos.
Destinados a profissionais que buscam se aprimorar e assumir um novo patamar em suas carreiras ou até mesmo mudar de área de atuação, os programas de Pós-graduação e MBA ISAE/FGV são desenvolvidos pelos professores e pesquisadores das Escolas da Fundação Getulio Vargas e aliam a tradição e a vanguarda acadêmica da Fundação Getulio Vargas às mais novas práticas do mercado, preparando os profissionais para os desafios do mundo contemporâneo.