MBA em Transformação Digital

MBA em Transformação Digital

Esteja na vanguarda dos negócios digitais.
Com o MBA em Transformação Digital, você saberá liderar o processo de transformação digital na sua organização. Com conteúdos sobre inovação e negócios, o programa proporciona conhecimentos em arquitetura de produtos e serviços digitais, IA, tecnologias disruptivas, entre outros temas essenciais para atender às demandas do mercado na era digital.
Conteúdo de negócios atualizado e focado no digital
MBA em Transformação Digital prepara você para gerenciar qualquer projeto de inovação tecnológica, protagonizando iniciativas no campo corporativo.

Você irá adquirir

Desenvolva competências para utilizar recursos inovadores e estabelecer um diferencial competitivo:
| Identificar desafios no novo ecossistema de competição digital.
| Gerenciar projetos técnicos relacionados à infraestrutura tecnológica.
| Conceber, modelar e implantar iniciativas digitais.
| Direcionar estratégias analisando tendências futuras.

Acesse o cronograma completo do curso.

Disciplinas

  • Arquitetura de big data e automação de decisões

    Fundamentos de arquitetura de dados. Computação distribuída: big data, cloud computing, streaming. Arquitetura de dados em big data. Automação de decisões: impactos no negócio.
  • Arquitetura de produtos digitais

    Arquitetura de plataformas digitais. Desenvolvimento de plataformas digitais. Integração de soluções de plataformas digitais. Engenharia de tráfego.
  • Atração e retenção de equipes de alta performance

    Capacidades interpessoais e de equipe necessárias para competir na Era Digital. Geração de valor por meio de pessoas e equipes (sinergia). Seleção de talentos e formação de equipes de Alta Performance. Gestão efetiva de stakeholders. Fatores críticos de sucesso para a efetiva entrega de resultados.
  • Arquitetura de serviços: SOA, EDA e IoT

    Service-oriented architecture (SOA). Event-driven architecture (EDA). Telecomunicações: arquitetura e aplicações. Internet of things (IoT): arquitetura e aplicações.
  • Estratégias ágeis e empreendedorismo digital

    Bases para a construção de empreendimentos de sucesso na Economia digital; ameaças e oportunidades no ecossistema empresarial; vantagens competitivas e pilares de competência; como fazer acontecer – visão, liderança e ritmo adequado.
  • Economia digital e criptoativos

    Aspectos basilares de blockchains, smartcontracts e da web3i. Impacto da adoção de criptotecnologias sob perspectiva macro e meso. Formas de utilização, financiamento, distribuição e governança de criptoativos. Tokens não fungíveis. Regulamentação de criptoativos.
  • Governança e segurança da informação

    TI nas organizações; maturidade e papel de TI. Inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Governança de TI e planejamento estratégico. Decisões, estilos e frameworks de governança de TI.
  • Gestão de projetos de transformação digital

    Gênese das iniciativas de transformação digital. Estrutura, finalidade e produtos das fases dos projetos de transformação digital. Papéis, competências e habilidades dos/as profissionais envolvidos/as. Abordagens para o gerenciamento e a condução dos projetos de transformação digital.
  • Gestão de TechOps: DevOps, DataOps e MLOps

    DevOps. DataOps. MLOps. Aspectos organizacionais de gestão de TechOps.
  • Marketing digital

    Capacidades analíticas necessárias para competir na Era Digital. Integração das métricas financeiras e não financeiras na estratégia mercadológica. Desenvolvimento e validação do sistema de métricas. Experimentos de mercado. Big data e sistema de métricas.
  • Modelos de negócios na era XTech

    Transformação Econômica na Era Digital. E-business. E-commerce. Ecossistemas. Novos modelos de negócios.
  • Requisitos da engenharia de dados em cloud computing

    Fundamentos de cloud computing. Serviços de cloud computing. Arquitetura e engenharia de cloud computing. Gerenciamento de segurança em cloud computing.
  • Solutions challenge II: implantação, requisitos e desdobramentos

    Esta disciplina visa ao estudo de situações-problema associadas à implementação de soluções e empreendimentos digitais. A disciplina é ancorada na análise dos componentes do processo decisório, com vistas a equacionar e resolver as situações-problema, a partir da exploração de desafios práticos tipicamente encontrados nas organizações digitais, sob a orientação e mentoria dos/as professores/as.
  • Solutions challenge I: modelagem do problema e análise de alternativas

    Esta disciplina visa ao estudo de situações-problema associadas à implementação de soluções e empreendimentos digitais. A disciplina é ancorada na análise dos componentes do processo decisório, com vistas a equacionar e resolver as situações-problema, a partir da exploração de desafios práticos tipicamente encontrados nas organizações digitais, sob a orientação e mentoria dos/as professores/as.
  • Storytelling e comunicação para projetos de inovação tecnológica

    Significado de uma boa história – efetividade de comunicação no contexto organizacional. Elementos que compõem um enredo eficaz. Narrativas lineares e não lineares. Oficina de comunicação – delineando o enredo. Oficina de comunicação – Quão eficaz foi este enredo? Eficaz para quem?).
  • Tecnologias emergentes

    Blockchain. Computação Quântica. Web 3.0. Exercício de futurologia: blockchain + computação quântica + web 3.0.
  • Técnicas e ferramentas de inteligência artificial

    Aplicações de IA. Técnicas de aprendizado de máquina. Técnicas alternativas de IA. IA: visão de futuro e aspectos jurídicos e regulatórios.
  • Técnicas e tecnologias para curadoria de conteúdo

    Biblioteconomia. Ontologias e web semântica. Knowledge graphs e NLP. Gestão de conhecimento nas empresas.

Quem pode fazer?

Quem atua em setores impactados pelas inovações digitais, como supply chain e Fintech.
| Executivos de áreas relacionadas com a Indústria 4.0, como robótica e automação.
| Profissionais do setor de Tecnologia da Informação em busca de maior domínio técnico.

Pré-requisitos

Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*
Inglês para leitura e compreensão de textos técnicos e de negócios.

Certificação

Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Coordenação do Curso

José Luiz Carlos Kugler, Rodrigo Marotti Togneri
José Luiz Carlos Kugler Professor e pesquisador da FGV, na qual coordenou e ministrou disciplinas de Data Science em diversos programas (MBM, CEAG, MPGC, MPGI e MBA). Idealizador e coordenador do MBA em Business Analytics & Big Data, bem como do MBA em Transformação Digital da FGV. Pesquisador associado à FGV Analytics; membro suplente do Conselho Curador da Fundação SEADE – Sistema de Análise de Dados do Governo do Estado de São Paulo; e partner na EBS, boutique de investimentos e análise de valor no setor de tecnologia e inovação digital. Dedica-se a estudos e projetos em gestão estratégica, business analytics, modelagem informacional e gestão baseada em evidências. Conduziu projetos e equipes no Brasil, Estados Unidos, África do Sul, Argentina, Cingapura, Chile, Colômbia, Holanda e Venezuela. Foi Diretor Executivo da CTIS Tecnologia S/A; Diretor Presidente da Optimize Tecnologia Ltda; Latin America Director, Informix Software Corp. (Miami); Diretor Executivo da CPM Sistemas (São Paulo); Director of Professional Services, CPM Systems (Fort Lauderdale); e General Manager, Morgen Trading Company (New York), entre outros. Foi assessor de várias instituições governamentais, incluindo BACEN, CEF, DataPrev, Ministério do Trabalho e Emprego e SSP/SP. Foi professor na University of Pittsburgh (Pennsylvania) e Fordham University (New York). É autor de livros e artigos publicados no Brasil e nos EUA; foi um dos organizadores da edição especial sobre Big Data da Revista de Administração de Empresas da FGV EAESP. É Engenheiro Civil (UFPR), Mestre em Ciências em Administração (COPPEAD-UFRJ) e Ph.D. em Administração de Empresas (University of Pittsburgh). Rodrigo Marotti Togneri Cientista de dados e financista quant. Possui vasta experiência como especialista, executivo e empreendedor em grandes projetos de implantação de big data analytics e em risco financeiro (gestão de portfólio de investimentos e de crédito). É cofundador e CDO/CTO da FinDocs, plataforma educacional em inteligência financeira, e cofundador da datApto, plataforma educacional e consultiva em dados. É professor de matemática, computação e ciência / engenharia de dados na EAESP e no MBA de Business Analytics e Big Data, ambos da FGV. Suas áreas de interesse são: finanças quantitativas, curadoria de conhecimento, blockchain e arquiteturas de big data. Graduado em engenharia industrial (FEI), mestre e doutor em engenharia da informação (UFABC).

Diferenciais do MBA ISAE/FGV

Networking Cursos ISAE Escola de Negócios

Networking

Trocas de experiências com profissionais renomados e professores experientes.

Perfil Cursos ISAE Escola de Negócios

Currículo

Oportunidade de ter a chancela da FGV no seu Currículo e se diferenciair no mercado.

Eventos Cursos ISAE Escola de Negócios

Eventos

Participe dos eventos da FGV em Curitiba de forma gratuita.

Educação Continuada Cursos ISAE Escola de Negócios

Educação continuada

Descontos especiais em outros programas do ISAE/FGV.

Perspectivação Cursos ISAE Escola de Negócios

Indique e Ganhe

Indique amigos para estudar no ISAE/FGV e ganhe bônus em dinheiro.

Alumni Cursos ISAE Escola de Negócios

Estrutura

A estrutura completa do ISAE/FGV para trabalhar, estudar e consulte valores especiais para eventos.

Destinados a profissionais que buscam se aprimorar e assumir um novo patamar em suas carreiras ou até mesmo mudar de área de atuação, os programas de Pós-graduação e MBA ISAE/FGV são desenvolvidos pelos professores e pesquisadores das Escolas da Fundação Getulio Vargas e aliam a tradição e a vanguarda acadêmica da Fundação Getulio Vargas às mais novas práticas do mercado, preparando os profissionais para os desafios do mundo contemporâneo.