Atualize seus conhecimentos e desenvolva competências em gestão aplicada para os setores de água e saneamento.
No MBA em Saneamento, você terá a oportunidade de conhecer a realidade do setor de água e saneamento a partir da utilização de ferramentas de análise econômica e de gestão aplicada em alto nível. Também aprofundará seus conhecimentos em gestão de riscos, tarifação e finanças, além de data science aplicada à regulação do setor.
Adoção de parâmetros regulatórios e de governança
O MBA em Saneamento ajuda você a ter uma compreensão holística do setor. O programa aborda os aspectos regulatórios e a análise de viabilidade econômico-financeira de investimentos, projetos e parcerias público-privadas no segmento de água e saneamento.
Você irá adquirir
Desenvolva competências para atuar no setor regulado de água e saneamento:
Interpretar as mudanças no marco legal do setor e seus impactos.
Usar conceitos de Economia, Direito e Gestão de forma combinada, considerando o caráter multidisciplinar do setor.
Avaliar investimentos, considerando a ótica empresarial e o retorno social.
Avaliação econômico-financeira de projetos. Elaboração do fluxo de caixa de projetos. Análise de risco. Investimentos. EVTEAs: estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental.
Relação de recursos hídricos com os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário; composição, aspectos legais e boas práticas dos sistemas de água e esgoto; gestão patrimonial da infraestrutura; gestão comercial dos serviços.
Planejamento da avaliação. Modalidades de avaliação de políticas públicas. Intervenção no domínio econômico como uma política pública. Estudos de caso e experimentos. Introdução a modelos econométricos e estatísticos para avaliação de políticas. Análise de Impacto Regulatório (AIR). Contexto da gestão regulatória no Brasil. Metodologias de análise. Governança regulatória: análise de stakeholders.
Contabilidade Regulatória versus Societária. Indicadores financeiros e operacionais/impacto nas tarifas. Compliance regulatório. Princípios de auditoria contábil para empresas reguladas. Governança Corporativa. Contabilidade Gerencial e Engenharia de Custos. Contabilidade e auditoria de PPPs.
Concessões e parcerias público-privadas (PPP). Ciclo de processo de concessões e PPPs. Sociedade de propósito específico. Estruturação financeira de projetos de investimento. Economia e modelagem de PPPs. Avaliação de riscos e desenho de contratos.
Direito Administrativo atual. Administração Pública dialógica. Direito da Regulação. Bens públicos e serviços públicos. Contratos administrativos. Direito aplicado à regulação do serviço público: Nova Lei das Agências Reguladoras: Lei nº 13.848/19. Serviços públicos delegados: concessões, autorizações, permissões e parcerias público-privadas. Licitações, convênios e credenciamento. Gestão de contratos de serviços públicos. Agências reguladoras. Competência normativa. Novo padrão de legalidade. Fiscalização e controle externo. Atualidade dos serviços versus observância aos termos contratuais. Inclusão de novos investimentos. Limites do poder regulatório: possibilidade de criação de novas obrigações e penalidades pela agência e incidentes sobre contratos em curso. Problema da renegociação/reequilíbrio contratual sob as óticas jurídica e econômica.
Direito do Consumidor. Lei de Introdução às Normas do Direito Brasileiro: Lei nº 13.460/2017. Direito Econômico e Concorrencial. Sistema financeiro e mercado de capitais. Regulação e defesa da concorrência. Aplicação aos segmentos de água e saneamento. Indicadores de qualidade nos serviços prestados. Métodos adequados de solução de conflitos judiciais e extrajudiciais. Arbitragem; Mediação. Conciliação. Negociação. Técnicas negociais e gestão de conflitos. Dispute Board; ODR’S – Online Dispute Resolution.
Estatística descritiva. Probabilidade. Distribuição discreta. Distribuição normal. Intervalos de confiança. Amostragem e estimação de intervalos. Correlação e regressão linear simples/múltipla. Bases de dados em empresas reguladas. Métodos estatísticos para empresas reguladas e em auditoria contábil. Big Data e mineração de dados em empresas reguladas. Métodos numéricos e computacionais em empresas reguladas. Implementação no Excel e no R. Aplicações para o setor de saneamento.
Estratégia em empresas concessionárias de serviço público (monopólio natural) com receitas e custos regulados. Impactos no planejamento estratégico das organizações. Análise do setor de saneamento e desafios. Análise competitiva dos players. Planejamento e a sua metodologia clássica. Importância da visão, missão e valores. Fatores críticos de sucesso. Análise de cenários, modelo SWOT. Montagem dos indicadores e metas. Montagem do Balanced Scorecard. Desenvolvimento do portfólio para obtenção da estratégia empresarial.
Decisões de investimento e financiamento para firmas reguladas de infraestrutura. Avaliação de projetos e empresas. Estimativa do custo médio ponderado do capital e aplicações na determinação de tarifas de serviços públicos.
Fundamentos econômicos da indústria de água e saneamento; arranjos possíveis para a indústria e o caso brasileiro – nível de integração vertical e separação de atividades; regulação econômica dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário; mecanismos de incentivo à expansão e qualidade dos serviços; riscos e financiamento do setor – arranjos possíveis e casos aplicados.
Arranjo institucional do setor de saneamento e distribuição de competências. Conceito de serviço público e a definição da sua titularidade (serviços de interesse local e prestações regionalizadas). Atuação direta e delegação. Negócios jurídicos de delegação: concessão comum, PPP, locação de ativos e outro. Regime econômico-financeiro da concessão.
Relação entre a estratégia das organizações e os projetos. Processos de planejamento, execução, monitoramento e controle de projetos, com ênfase em empresas de água e saneamento. 10 áreas de conhecimento do PMBOK e as metodologias de gerência de projetos com foco em competências.
Riscos e fatores de risco referentes aos processos típicos de concessionárias de água e saneamento: regulação técnica, financeira e ambiental. Matriz de riscos e controles (RACM): classificação dos riscos quanto à probabilidade e quanto ao impacto. Metodologia COSO. Diferença entre controles automáticos e manuais. Preventivos, detentivos e preditivos. Diferença entre riscos internos e externos. Financeiros, operacionais, estratégicos e compliance. Lei Sarbanes-Oxley: SOx. Abordagens quantitativas para mensuração de riscos.
Fundamentos da Governança Corporativa. Conceitos e pilares da Governança Corporativa. Melhores práticas da Governança Corporativa. Transparência. Equidade. Accountability. Compliance. Sociedades comerciais e estatuto das empresas públicas. Agências de classificação de risco. Conceito de rating das empresas de saneamento. Níveis de governança corporativa da BOVESPA/B3. Conceitos de Project Finance, emissão de debêntures, linhas de financiamento do BNDES, BID e outras agências de financiamento. Fundos de investimento, FDIC’s, FIP’s e Regime Especial de Incentivos para o desenvolvimento da infraestrutura.
Introdução à Microeconomia: princípios da Teoria do Consumidor. Princípios da Teoria da Firma. Estruturas de mercado: concorrência perfeita, oligopólio, monopólio puro e natural. Externalidades: direitos de propriedade, bens privados e bens públicos. Análise de bem-estar social. Regulação econômica, monopólios naturais, externalidades e indústrias de rede. Tipos de estrutura regulatória: Price Cap, Taxa de Retorno, Benchmarking. Regulação como um problema informacional: informação assimétrica, seleção adversa, moral hazard e sinalização. Teoria da Agência, problema do agente-principal e agência comum. Aplicações da Teoria dos Jogos.
Tarifas e regulação: Price Cap, taxa interna de retorno e Yardstick. Processos de revisão, reajuste anual e revisão extraordinária. Reequilíbrio econômico-financeiro. Audiências e consultas públicas. Contabilidade regulatória, alocação e funcionalização de custos, estimativa da receita requerida. Base de remuneração, perdas, fator X e encargos. Estrutura tarifária e exemplos do setor de água e saneamento.
Estruturação do setor de saneamento nacional e atual arquitetura institucional. Marco Regulatório Setorial; caracterização e forma de atuação das entidades reguladoras dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Quem pode fazer?
Servidores de agências reguladoras, secretarias e ministérios.
Gestores de bancos que atuam nos setores regulados e de infraestrutura.
Analistas de empresas de saneamento e de órgãos de controle.
Profissionais dos tribunais de contas municipais, estaduais e da União, Ministério Público.
Pré-requisitos
Graduação em qualquer área de conhecimento.
Certificação
Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.
Coordenação do Curso
Edson Daniel Lopes Gonçalves
Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual de Campinas (2001), mestrado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas – RJ (2005) e doutorado em Economia pela Fundação Getúlio Vargas – RJ (2009). Atualmente, é pesquisador sênior do Centro de Regulação e Infraestrutura da FGV (CERI – FGV) e professor da Escola Brasileira de Economia e Finanças da FGV (EPGE/FGV). Atua como pesquisador, professor e consultor em Microeconomia Aplicada, Regulação Econômica, Economia da Infraestrutura, Gestão de Riscos e Finanças Corporativas, com ênfase nos setores de eletricidade, água/saneamento/recursos hídricos e gás natural. Foi associate principal na Accenture, sênior advisor na Roland Berger, consultor na Delloite/Arthur Andersen e gerente sênior na RiskControl/Banco BBM. Em 2020 foi pesquisador visitante no Baker Institute for Public Policy – Center for Energy Studies da Rice University (Houston -Tx, EUA), realizando pesquisas relacionadas a Climate Risk, Resiliência em Infraestrutura e Desenho de Mercados. É coordenador do novo MBA Executivo em Saneamento da FGV e de cursos de curta e média duração dentro do segmento e em regulação de outras infraestruturas. Possui a certificação PRM – Professional Risk Manager, da PRMIA – Professional Risk Manager’s International Association. No segundo semestre de 2023 atuou também como pesquisador visitante na Colorado School of Mines (Golden-Co, EUA), Departamento de Engenharia Elétrica, dando continuidade à agenda de pesquisas em transição energética/minerais críticos, resiliência de infraestruturas e modelagem/disclosure de riscos climáticos.
Diferenciais do ISAE/FGV
Networking
Trocas de experiências com profissionais renomados e professores experientes.
Currículo
Oportunidade de ter a chancela da FGV no seu Currículo e se diferenciar no mercado.
Eventos
Participe dos eventos da FGV em Curitiba de forma gratuita.
Educação continuada
Descontos especiais em outros programas do ISAE/FGV.
Corpo Docente
Professores com vivência acadêmica e de mercado.
Estrutura
A estrutura completa do ISAE/FGV para trabalhar, estudar e consulte valores especiais para eventos.
Ainda não tem certeza?
Converse com um de nossos consultores educacionais no WhatsApp e tire suas dúvidas