Crie valor, novos negócios no ambiente digital e vantagem competitiva via estratégias de marketing e mídias digitais.
No MBA em Marketing e Mídias Digitais, você integrará técnicas do marketing tradicional ao ambiente digital. Por meio de conteúdos e ferramentas atuais, será capaz de implementar estratégias de marketing de maneira estruturada, considerando os impactos das mídias digitais em empresas de diferentes portes e setores.
Gestão da comunicação focada em aprimorar o posicionamento estratégico
Com o MBA em Marketing e Mídias Digitais, você será capaz de aplicar as melhores práticas para aprimorar estratégias de comunicação e marketing. Além de gerenciar e monitorar o desempenho no ambiente digital, vai criar soluções e implementar estratégias de relacionamento com os clientes por meio de conteúdos relevantes.
Você irá adquirir
Desenvolva competências para ampliar a presença digital da sua organização e prever oportunidades de convergência de mídias:
| Interpretar fatores de influência de compra em ambientes on-line e off-line.
| Planejar pesquisas de marketing e definir métodos de tratamento de dados.
| Realizar campanhas de marketing omnichannel utilizando variadas tecnologias.
Advocacy, Relações de Consumo e Propriedade Intelectual
Advocacy. Histórico das relações de consumo. Princípios e conceitos. Política nacional das relações de consumo. Direito básico. Responsabilidade civil. Prevenção e reparação de danos. Propriedade intelectual.
Criação, Desenvolvimento e Gestão de Produtos e Marcas
Níveis de produtos. Plano de lançamento de novos produtos. Carteira de produtos. Estratégias de marcas.
Customer Experience Management
Estratégias para fidelizar clientes. CRM. Dinâmica do mercado. Hipersegmentação de campanhas. Modelagem da experiência do/a consumidor/a. Design thinking. Tecnologias, ferramentas, modelos de negócios e serviços. Campanhas, estratégias e métricas.
Comunicação, Planejamento e Convergência de Mídias
Papel estratégico de comunicação de marketing. Dinâmica e diferentes ferramentas do composto de comunicação de marketing: aplicações e limites. Crossmídia e transmídia. Planejamento de comunicação integrada de marketing. Estratégias de comunicação e convergência de mídia como fonte de vantagem competitiva para as empresas. Revisão de briefing. Compra de mídia off-line e on-line: tradicional e programática. Métricas de mídia. Cálculo dos custos e retornos financeiros e comerciais de uma estratégia de comunicação.
Consumo e Processo Decisório da Compra
Teorias da racionalidade econômica, comportamental, psicanali´tica, social, antropolo´gica e cognitivista. Fatores de influência no comportamento de compra nos diferentes mercados: consumidor, organizacional e governamental. Tipos de compra e processo deciso´rio de consumo. Comportamento do consumidor organizacional. Perfil do comportamento do/a consumidor/a brasileiro/a. Papéis sociais, personalidades e estilos de vida de consumidores/as na internet.
Estratégias de Distribuição Omnichannel e Trade Marketing
Gestão da cadeia de suprimentos e adequação aos sistemas distributivos. Parâmetros que ordenam o canal de distribuição: tipos, funções, serviços, custos, rentabilidade e participantes. Trade Marketing. Integração do mundo físico e digital no varejo. Desafios da gestão e da operação omnichannel. Conexão do trade marketing com a proposta omnichannel. Intelligence Fullfilment. Shopping Journey: análise e entrega de soluções.
E-Commerce e Modelos de Negócios Digitais
Internet e negócios. Multiplicação das operações one stop shop e uso da precificação dinâmica em larga escala. Paradigma da computação em nuvem como suporte à nova era do varejo. Conceitos, plataformas e estratégias para e-commerce. Tendências em e-commerce.
Estratégias de Precificação de Produtos e Serviços
Estratégias de formação de preços em função dos produtos, mercados e ambientes econômico-sociais. Elasticidade da demanda. Yield management para serviços. Influência dos fatores mercadológicos nos preços. Importância dos custos na formação de preços. Estratégias de formação de preços.
Finanças para Não Financeiros
Conceito de finanças. Processo de criação de riqueza nas organizações. Noções gerais de contabilidade e uso dos indicadores de desempenho. Uso da Matemática Financeira como instrumento de medição de valor. Fluxo de caixa. Métodos de avaliação de projetos de investimento. Contabilidade gerencial e análise de custos.
Gestão de serviços
Fundamentos do marketing de serviços. Gestão da qualidade em serviços. Oferta de serviço. Design de serviços. Blueprint. Entrega dos serviços. Produtividade em serviços. Tangibilização dos serviços. Percepção dos clientes. Monitoramento da satisfação do cliente. Gestão de falhas em serviço. Estratégia em serviços.
Gestão de Vendas
Vendas na estratégia de marketing. Pressupostos básicos da política comercial. Administração e controle de vendas. Visão estratégica da estrutura e das funções de vendas. Busca do melhor mix entre clientes, produtos e territórios. Medidas de desempenho na avaliação da carteira de clientes e da equipe de vendas.
Inteligência e Pesquisa de Marketing
Informação de marketing e processo de pesquisa. Planejamento da organização, cronograma e orçamento da pesquisa de marketing. Planejamento de coleta de dados. Métodos quantitativos e qualitativos de tratamento de dados. Produção de relatório final de pesquisa.
Métricas de Marketing
Marketing como atividade estratégica e gerencial. Aplicação das diversas métricas de marketing como justificativa das ações que envolvem as opções de segmentação, posicionamento e do composto de marketing em si.
Marketing de Busca
Search engine marketing: anúncios e otimização de sites. Políticas essenciais dos mecanismos de busca. Planejamento de ações de links patrocinados. Ad sense. Blackhat SEO. Gestão de campanhas de links. Meta tags. Mercado e tendências em marketing de busca.
Mobile marketing
Mobile marketing como estratégia para fidelizar clientes. Dinâmica do mercado. Hipersegmentação de campanhas. IoT. Tecnologias, ferramentas, modelos de negócios e serviços. Campanhas, estratégias e métricas.
Mídias Sociais: Planejamento, Implementação e Monitoramento
Redes sociais: história, conceitos e princípios básicos. Capital social e influenciadores digitais. Ecossistema de mídias sociais. Planejamento de presença e ações em mídias sociais. Régua de conteúdo e publicação. Relacionamento e SAC 2.0. Monitoramento pleno e parcial de mídias sociais.
UX: User Experience e Plataformas Digitais
Experiência do/a usuário/a: usabilidade, acessibilidade, design e arquitetura da informação. Padrões web. Conveniência como valor competitivo. Implicações legais de acessibilidade. Testes e metodologias de avaliação. Modo que os usuários usam sites: desktop e mobile. Extração de inteligência com a experiência do/a usuário/a. Estudos de sites para desktop e mobile. Prototipação em papel e com ferramentas digitais. Wireframes: tipos e ferramentas. Jornada do/a usuário/a.
Web Analytics e Inteligência Competitiva em Ambientes de Big Data
Definição e importância de inteligência competitiva. Ciclo e etapas da inteligência competitiva. Big data pela ótica de marketing e de negócios. Conceitos, aplicações, dimensões e métricas para web analytics.
Quem pode fazer?
Graduados em diversas áreas do conhecimento com interesse em marketing e comunicação.
Pré-requisitos
Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos
Profissionais com 3 anos ou mais de experiência
Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.
Certificação
Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.
Coordenação do Curso
Diferenciais do MBA ISAE/FGV
Networking
Trocas de experiências com profissionais renomados e professores experientes.
Currículo
Oportunidade de ter a chancela da FGV no seu Currículo e se diferenciair no mercado.
Eventos
Participe dos eventos da FGV em Curitiba de forma gratuita.
Educação continuada
Descontos especiais em outros programas do ISAE/FGV.
Indique e Ganhe
Indique amigos para estudar no ISAE/FGV e ganhe bônus em dinheiro.
Estrutura
A estrutura completa do ISAE/FGV para trabalhar, estudar e consulte valores especiais para eventos.
Destinados a profissionais que buscam se aprimorar e assumir um novo patamar em suas carreiras ou até mesmo mudar de área de atuação, os programas de Pós-graduação e MBA ISAE/FGV são desenvolvidos pelos professores e pesquisadores das Escolas da Fundação Getulio Vargas e aliam a tradição e a vanguarda acadêmica da Fundação Getulio Vargas às mais novas práticas do mercado, preparando os profissionais para os desafios do mundo contemporâneo.