MBA em Logística e Supply Chain Management

MBA em Logística e Supply Chain Management

MBA em Logística e Supply Chain Management da FGV é um programa totalmente remodelado e atualizado, que concilia a revisão dos conteúdos clássicos da área com a incorporação dos principais desafios a serem considerados nas agendas dos atores desse setor, como a perspectiva integrada; a estratégica da cadeia de suprimentos; a excelência operacional; a redução de lead times; os sistemas de apoio às decisões otimizadas em áreas como transporte, estoques e demanda; a adoção de novas tecnologias e da inteligência artificial na gestão da cadeia centrada no consumidor; a imperativa consideração dos impactos e dos aspectos ambientais na cadeia de suprimentos (green supply chain); os modelos de logística reversa e economia circular (closed loop supply chain); e os centros de distribuição inteligentes, entre outros.

Você irá adquirir

São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:

  • analisar e planejar a cadeia de suprimentos e os seus elementos de forma estratégica, integrando efetivamente as operações às estratégias organizacionais;
  • aplicar habilidades analíticas para tratar e interpretar dados complexos relacionados a problemas logísticos à otimização da cadeia de suprimentos;
  • tomar decisões avançadas e otimizadas, com o uso de métodos e ferramentas que consideram as variáveis multifacetadas da cadeia de suprimentos.

Acesse o cronograma  completo do curso.

Disciplinas

  • Aspectos Tributários na Cadeia de Suprimentos

    Aplicação da gestão tributária na empresa. Opções para reduzir o impacto tributário na cadeia de suprimentos. Princípios e normas gerais de tributação. Principais tributos federais, estaduais e municipais nas atividades empresariais. Incidência de tributos na cadeia produtiva e os seus efeitos na operação logística. Regimes especiais de tributação. Incentivos fiscais.
  • Big Data e Blockchain Aplicados à Supply Chain

    Data science e o metamodelo data driven como prática de gestão em operações e logística. Técnicas de coleta, armazenamento, pesquisa, compartilhamento, análise e visualização dos dados em tempo real ao longo da cadeia (Real Time BI). Captura e tratamento de dados ao longo da cadeia de suprimentos. Data mining aplicado à logística. Uso de métodos analíticos para a racionalização dos custos, a melhoria da eficiência e a melhoria da eficácia do processo de tomada de decisão em processos de compra e fornecimento. Lógica e estrutura de funcionamento de uma blockchain. Aplicações atuais e potenciais da blockchain na área de operações e cadeias de suprimento. Obstáculos para a adoção do blockchain.
  • Consumidor 4.0 e Customer Centric Decision

    Nova geração de clientes que utilizam tecnologia e consomem conteúdo, pesquisam e buscam produtos e informações. Importância de uma cultura de customer centric model dentro das organizações como um diferencial competitivo, tendo o cliente ou consumidor com o papel de protagonista, principalmente em toda a cadeia de suprimentos e logística. Modelo de customer centric e os principais desafios nas experiências de compras e gestão do ecossistema logístico antes e pós-pandemia. Matrizes de microssegmentação de clientes e consumidores, bem como os benefícios e os impactos na cadeia de suprimentos. Jornada de consumo e identificação das necessidades a serem atendidas. Ferramentas e práticas para entender, engajar e criar relacionamentos sustentados em conexões emocionais com usuários e consumidores para aperfeiçoamento constante em toda a cadeia de valor.
  • Comércio Exterior e Logística Internacional

    Globalização e logística internacional. Estruturação de operações logísticas em projetos de exportação. Infraestrutura logística. Competitividade. Contratação de transporte internacional. Agentes da cadeia de distribuição física internacional. Custos logísticos nas operações de comércio exterior.
  • Custos Logísticos

    Fundamentos da análise das demonstrações financeiras. Fundamentos da contabilidade de custos. Custos nos processos logísticos. Custos fixos e variáveis. Margem de contribuição. Ponto de equilíbrio. Custo total e prática das trocas compensatórias (trade-off). Custeio por atividade (activity-based costing). Aplicação de controles e avaliação de resultados.
  • Closed Loop Supply Chain: Logística Reversa e Economia Circular

    Meio ambiente e empresa. Ecologia industrial. Economia circular: ciclo biológico e ciclo técnico, conceitos e práticas. Modelos de negócios circulares. Cadeia de suprimentos de ciclo fechado e cadeia de suprimentos verde. Logística verde e ecoeficiência em transportes. Análise de Ciclo de Vida (ACV). Reciclagem, remanufatura e recondicionamento de produtos. Logística reversa: conceitos e tipologias, retorno pós-venda e pós-consumo, fatores motivadores e barreiras. Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
  • Estratégia e Desempenho em Supply Chain

    Estratégias competitivas e da cadeia de suprimentos. Alinhamento estratégico. Tipos de estratégia da cadeia de suprimentos. Obstáculos para o alinhamento estratégico. Prioridades estratégicas em supply chain. Fatores competitivos e objetivos de desempenho. Processos da cadeia de suprimentos e impacto na estratégia: compras, planejamento, estoques e logística. Gestão de desempenho em supply chain. Desempenho da empresa individual versus desempenho da cadeia. Dimensões de desempenho. Modelo de gestão de indicadores. Captura de valor em supply chain management.
  • Gestão de Armazenagem, Movimentação Interna e Embalagens

    Instalações de armazenagem e distribuição. Layout e posicionamento de unidades de estocagem. Operações de recebimento e expedição de materiais. Emprego de Warehouse Management System (WMS) nas operações de entrada e saída de materiais. Cross-docking. Papel das embalagens na redução de custos de armazenagem. Padronização de embalagens. Equipamentos de movimentação de carga.
  • Gestão da Demanda

    Funções do forecasting. Principais fundamentos e conceitos envolvidos. Abordagens qualitativas e quantitativas. Métodos colaborativos: ECR, CPFR e S&OP. Erros e incertezas. Qualidade das previsões. Medidas de erro em previsões. Modelos de séries temporais. Componentes da demanda. Suavizações exponenciais. Ajustes de tendência e sazonalidade. Modelos de Holt-Winters. Método causal. Variáveis explicativas e análises de correlações. Regressões múltiplas.
  • Gestão de Estoques

    Função dos estoques. Filosofia Just in Time (JIT). Custos envolvidos com os estoques: fixos e variáveis. Economias de escala. Estoque cíclico. Impacto da incerteza da demanda e dos suprimentos. Nível de serviço e taxa de atendimento. Estoque de segurança. Modelos de otimização. Políticas de revisão de estoque: contínua e periódica. Papel dos centros de distribuição. Estoques centralizados versus descentralizados. Estoque em trânsito.
  • Gestão da Produção e dos Processos Logísticos

    Gestão da produção e de operações sob a ótica da cadeia de suprimento (supply chain). Indicadores-chave de desempenho (KPIs) aplicáveis ao Planejamento e Controle da Produção (PCP). Planejamento de vendas e operações (S&OP). Cálculos de planejamento de materiais (MPS/MRP/DRP), capacidade (CRP) e de materiais e capacidade (MRP-II).
  • Gestão de Riscos na Cadeia de Suprimentos

    Gestão de riscos na cadeia de suprimentos. Conceito de risco. Normas de gestão de riscos, Relevância para a supply chain. Monitoramento de riscos. Cases de ruptura e recuperação. Identificação e avaliação de riscos. Tipos e classificação de riscos. Métodos e técnicas de avaliação. Mitigação de riscos. Estratégias de mitigação e controle. Planos de contingência. Conceito de resiliência. Conceitos de capacidades dinâmicas. Características das organizações e cadeias resilientes.
  • Green Supply Chain e Sustentabilidade

    Desenvolvimento sustentável: papel das organizações empresariais. Desafios socioambientais e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Triple Bottom Line. Práticas ambientais, sociais e de governança – Environmental, Social and Governance (ESG). Indicadores de sustentabilidade empresarial. Sustentabilidade na gestão da cadeia de suprimentos – supply Chain Management (SCM). Configurações de cadeias de suprimentos sustentáveis. Mecanismos de governança em cadeias de suprimentos sustentáveis. Organizações not-for-profit. Compliance, transparência e reputação na cadeia de suprimentos. Dinâmicas estruturais, tecnológicas e relacionais na cadeia de suprimentos.
  • Gestão de Transporte e Distribuição

    Operações de transporte e distribuição na logística integrada. Modais de transporte e a sua utilização competitiva de acordo com tipos de carga, distância e prazo. Panorama da infraestrutura de transportes no Brasil. Transportadores e operadores logísticos. Roteirização e gestão de frotas. Papel dos centros de distribuição. Indicadores de desempenho aplicáveis a transporte e distribuição.
  • Logística 4.0, Internet of Things e Modais não Convencionais

    Conceitos de Indústria 4.0. Papel das tecnologias, dos sistemas e das funções inseridos no contexto da Indústria 4.0. Flexibilidade e adaptabilidade para o cumprimento de novas especificações. Logística 4.0 e as suas aplicações e implicações na logística inbound e outbound. Conectividade e cadeia de suprimentos inteligentes. Introdução da IoT como base para a criação de novos padrões não explorados de monitoramento e controle na cadeia de suprimentos. IA nos sistemas de distribuição. Aperfeiçoamento do desempenho de frota. Adoção de modais não tradicionais para o atendimento de requisitos de custo, flexibilidade e desafios emergentes de acompanhamento em tempo real.
  • Modelagem e Otimização de Redes

    Papel da modelagem de redes. Instalações e as suas funções na cadeia de suprimentos. Decisões sobre localização e alocação de capacidade. Fatores que influenciam as decisões sobre modelagem de redes. Aplicações de recursos da programação linear à logística. Principais métodos de programação linear aplicáveis com o emprego de planilhas eletrônicas. Otimização de modelos de redes de suprimentos.
  • Negociação Aplicada à Supply Chain

    Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Principais tipos de negociação. Planejamento e organização. Estratégias e táticas de negociação. Uso da informação, do tempo e do poder para a maximização de resultados. Negociação aplicada em compras. Negociação como instrumento para o desenvolvimento de alianças estratégicas e colaborativas na gestão da cadeia de suprimento.
  • Procurement e Desenvolvimento de Fornecedores

    Alternativas para o suprimento de insumos e serviços necessários às organizações. Visão estratégica do processo de compra: da requisição ao pagamento. Strategic sourcing: negociações globais e desenvolvimento de fornecedores. Formalização dos contratos de compra. Gestão e desenvolvimento de fornecedores de insumos e de serviços. Indicadores de desempenho. Ações colaborativas na cadeia de suprimento e parcerias com fornecedores. Gestão de ESG em procurement.

Quem pode fazer?

MBA em Logística e Supply Chain Management é recomendado para profissionais que:
  • almejam cargos executivos que demandam conhecimentos relacionados à logística e à gestão da cadeia de suprimentos;
  • sentem necessidade de atualização do conhecimento, consolidação de conceitos e acesso a novas tendências e tecnologias (lifelong learning);
  • têm formação empírica na área e buscam complementar a experiência prática com repertório mais robusto que inclua conceitos, ferramentas e métodos otimizados para a tomada de decisão;
  • atuam em outras áreas, mas buscam posições relacionados à logística e à gestão da cadeia de suprimentos, ou que já estejam em processo de transição de carreira.

Pré-requisitos

Pré-requisitos:
  • Tempo mínimo de conclusão de graduação: dois anos
  • Tempo mínimo de experiência profissional: dois anos

Certificação

Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Coordenação do Curso

Diferenciais do MBA ISAE/FGV

Networking Cursos ISAE Escola de Negócios

Networking

Trocas de experiências com profissionais renomados e professores experientes.

Perfil Cursos ISAE Escola de Negócios

Currículo

Oportunidade de ter a chancela da FGV no seu Currículo e se diferenciair no mercado.

Eventos Cursos ISAE Escola de Negócios

Eventos

Participe dos eventos da FGV em Curitiba de forma gratuita.

Educação Continuada Cursos ISAE Escola de Negócios

Educação continuada

Descontos especiais em outros programas do ISAE/FGV.

Perspectivação Cursos ISAE Escola de Negócios

Indique e Ganhe

Indique amigos para estudar no ISAE/FGV e ganhe bônus em dinheiro.

Alumni Cursos ISAE Escola de Negócios

Estrutura

A estrutura completa do ISAE/FGV para trabalhar, estudar e consulte valores especiais para eventos.

Destinados a profissionais que buscam se aprimorar e assumir um novo patamar em suas carreiras ou até mesmo mudar de área de atuação, os programas de Pós-graduação e MBA ISAE/FGV são desenvolvidos pelos professores e pesquisadores das Escolas da Fundação Getulio Vargas e aliam a tradição e a vanguarda acadêmica da Fundação Getulio Vargas às mais novas práticas do mercado, preparando os profissionais para os desafios do mundo contemporâneo.