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O MBA em Gestão: Marketing e Mídias Digitais é estruturado em 18 disciplinas realizadas a distância. Desse conjunto, 16 disciplinas são focadas em temas gerais da Gestão Empresarial e em temas específicos de Marketing e Mídias Digitais. Além delas, o curso oferece 2 disciplinas multidisciplinares, nas quais você terá a oportunidade de realizar network e interagir com participantes de MBAs de outras áreas de conhecimento da FGV: a disciplina de abertura ARGo, um jogo crossmidiático, em equipe, que visa ao fortalecimento de importantes soft skills do mercado de trabalho, e a disciplina de encerramento, FGV Business Challenge, composta por um jogo de negócios e por um seminário obrigatório, realizado em um único sábado, em um dos polos de oferta a sua escolha, do qual você poderá participar presencialmente ou de forma remota, como preferir.
Você irá adquirir
Você irá desenvolver competências para:
Analisar mercado e propor soluções estratégicas;
Criar cultura e ambiente inovador e tomar decisões, e utilizar tecnologia;
Utilizar ferramentas de marketing e desenvolver novos produtos e serviços;
Autora: Mary Kimiko Guimaraes Murashima. Competências transdisciplinares. ESG. Compliance. LGPD.
FGV Business Challenge
Autor: Paulo da Costa Lopes. Oligopólio. Ferramentas de diagnóstico empresarial. Trabalho em equipe. Tomada de decisão. Desenvolvimento de estratégias. Metas. Melhoria contínua.
Consumo e Processo Decisório da Compra
Autor: José Mauro Gonçalves Nunes. Teorias sobre o comportamento do/a consumidor/a. Fatores de influência no comportamento de compra. Tipos de compra. Processo decisório. Consumidor organizacional. Consumidores/as na internet.
Comunicação, Planejamento e Convergência de Mídias
Autor: prof. Vitor Moura Lima, Doutor, PUC-RJ. Comunicação na era digital. Experiência do/a consumidor/a. Marcas. Construção de valor. Comunicação integrada de marketing na era digital. Implementação do plano de comunicação integrada de marketing.
E-commerce e Modelo de Negócios Digitais
Autores: prof. Fábio Flatschart, Especialista, FGV, e prof. Thomas Hartmann, Mestre, FGV. Redes sociais: história, conceitos e princípios básicos. Capital social e influenciadores/as digitais. Ecossistema de mídias sociais. Planejamento de presença e ações em mídias sociais. Régua de conteúdo e publicação. Relacionamento e SAC 2.0. Monitoramento pleno e parcial de mídias sociais.
Estratégia Corporativa e de Negócios
Autor: Murilo Rodrigues. Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
Empreendedorismo e Gestão da Inovação
Autor: Rafael Cuba Mancebo. Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Estratégias de Marketing
Autor: Elson Teixeira. Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
Economia dos Negócios
Autor: Fabricio Stocker. Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Finanças Corporativas
Autora: Ana Tereza Spinola. Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).
Gestão de Projetos
Autores: Lorena Veloso e Carlos Freitas. Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.
Inteligência e Pesquisa de Mercado
Autor: prof. Carlos Eduardo Lourenço, Doutor, FGV. Pesquisa de mercado. Planejamento. Pesquisa qualitativa. Pesquisa quantitativa. Segmentação de mercado.
Liderança e Gestão de Equipes
Autora: Adriana Bortolin. Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Mobile Marketing
Autora: profª. Diana Sinclair Pereira Branisso, Doutora, PUC-RJ. Formatos e características do mobile marketing. Aplicativos. Internet das coisas. Mercado mobile. Mídia programada. Campanha. Monitoramento. Métricas. Tendências.
Mídia Online e Web Analytics
Autora: profª. Diana Sinclair Pereira Branisso, Doutora, PUC-RJ. Planejar websites com foco em uma melhor indexação nos mecanismos de busca, aumentando o tráfego por busca orgânica. Trabalhar Keywords e backlinks para geração de tráfego. Planejar e executar uma campanha de AdWords, seguindo boas práticas de mercado e segmentando, da melhor maneira possível, seu público-alvo. Otimizar a performance das campanhas de Search Advertising. Definir e acompanhar métricas que ancorem a efetiva tomada de decisão. Mensurar resultados de trabalhos de SEO e de Ads com Google Analytics e Google Search Console. Aproveitar ao máximo todos os recursos disponíveis nas ferramentas analíticas, analisando padrões e tendências.
Mídias Sociais: planejamento, implementação e monitoramento
Autora: Diana Sinclair Branisso. Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.Autora: Diana Sinclair Branisso. Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
UX: User Experience e Plataformas Digitais
Autor: prof. Leonardo Gonçalves Viana, Mestre, FGV. Experiência do/a usuário/a. Usabilidade e UX. Gestão com UX. Design emocional. Entregáveis. Boas práticas de UX.
Quem pode fazer?
O MBA em Gestão: Marketing e Mídias Digitais é recomendado para profissionais que:
atuam ou pretendem atuar na área da Gestão Empresarial em funções gerenciais ou executivas, ou como empreendedores(as);
atuam ou pretendem atuar na área de Marketing ou tenham interesse em desenvolver técnicas para aplicação nos seus próprios negócios.
Pré-requisitos
Tempo mínimo de conclusão da graduação: 2 anos.*
*Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado.
Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos**
**O tempo mínimo pode ser maior, dependendo do curso e da coordenação local.
Certificação
Ao ser aprovado no curso de MBA Online, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.
Coordenação do Curso
Hélio Arthur Reis Irigaray, Diana Sinclair Pereira Branisso
Diana Branisso é Doutora em Administração de Empresas pela PUC-Rio, co-orientação University of Massachusetts Amherst, EUA; Mestre em Administração de Empresas pela FGV com extensão no International MBA do Instituto de Empresas de Madrid, Espanha; Administradora pela Universidade de Brasília (UnB) com especialização em Marketing Digital. Coordenadora do MBA Executivo ênfase Marketing e Mídias Digitais da FGV. Vinte anos de experiência executiva em Marketing, Gestão Comercial, Estratégia, Branding, Experiência do Usuário e Tecnologia, trabalhando nos setores de Consultoria (Monitor Deloitte), Telecom, Turismo, Mídia e Startups. É autora de artigos publicados em periódicos e congressos nacionais e internacionais, autora de três disciplinas (Transformação Digital, Mobile Marketing e Mídia Online e Web Analytics) e docente de Marketing Digital.
Diferenciais do MBA ISAE/FGV
Networking
Trocas de experiências com profissionais renomados e professores experientes.
Currículo
Oportunidade de ter a chancela da FGV no seu Currículo e se diferenciair no mercado.
Eventos
Participe dos eventos da FGV em Curitiba de forma gratuita.
Educação continuada
Descontos especiais em outros programas do ISAE/FGV.
Indique e Ganhe
Indique amigos para estudar no ISAE/FGV e ganhe bônus em dinheiro.
Estrutura
A estrutura completa do ISAE/FGV para trabalhar, estudar e consulte valores especiais para eventos.
Destinados a profissionais que buscam se aprimorar e assumir um novo patamar em suas carreiras ou até mesmo mudar de área de atuação, os programas de Pós-graduação e MBA ISAE/FGV são desenvolvidos pelos professores e pesquisadores das Escolas da Fundação Getulio Vargas e aliam a tradição e a vanguarda acadêmica da Fundação Getulio Vargas às mais novas práticas do mercado, preparando os profissionais para os desafios do mundo contemporâneo.