MBA em Gestão: Incorporação e Construção Imobiliária
Modalidade Semipresencial
Data de Início 11/04/2025
Carga Horária 432h
Duração 16 meses
Frequência Mensal
Dias e Horário das Aulas Sexta-feira das 13h às 22h50,
Sábado das 8h às 17h50.
Modalidade Semipresencial
Data de Início 11/04/2025
Carga Horária 432h
Duração 16 meses
Frequência Mensal
Dias e Horário das Aulas Sexta-feira das 13h às 22h50,
Sábado das 8h às 17h50.
Modalidade Semipresencial
Data de Início 11/04/2025
Carga Horária 432h
Duração 16 meses
Frequência Mensal
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Sábado das 8h às 17h50.
Início » Cursos » MBA » MBA em Gestão: Incorporação e Construção Imobiliária
O MBA em Gestão: Incorporação e Construção Imobiliária apresenta conceitos e técnicas relativos à avaliação da viabilidade econômico-financeira de cada negócio. Você passará a ter visão estratégica do mercado e conhecerá todas as etapas do ciclo imobiliário relacionadas a desenvolvimento de projeto, orçamento, planejamento construção da edificação.
Você irá adquirir
Você vai adquirir:
visão holística das atividades de desenvolvimento imobiliário, com ênfase nas atividades de incorporação e construção de edificações e foco na maximização de retorno para o incorporador;
conhecimentos técnicos e habilidades para se tornar gestor líder no desenvolvimento de empreendimentos imobiliários na sua empresa ou no próprio negócio;
capacidade de relacionar teorias à prática do desenvolvimento imobiliário por meio do estudo de casos e atividades desenvolvidas durante as aulas;
autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira;
visão completa das principais etapas e dos atores envolvidos no processo de desenvolvimento imobiliário;
capacidade de análise crítica dos principais indicadores de retorno do investimento;
visão estratégica do mercado com vistas ao desenvolvimento de produtos imobiliários e planejamento das vendas e habilidades e competências relativas a comunicação, planejamento e liderança.
Disciplinas
Contabilidade da Construção Civil e Atividade Imobiliária
A contabilidade e o sistema de informação contábil. Estrutura das demonstrações contábeis. Método das partidas dobradas. Regime de caixa e regime contábil de competência. Análise econômico-financeira das demonstrações contábeis. Análise das questões contábeis específicas das atividades de incorporação e construção imobiliária.
Estratégia corporativa e de negócios
Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
Empreendedorismo e gestão da inovação
Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Estratégias de marketing
Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
Economia dos negócios
Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Finanças corporativas
Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).
Gestão de projetos
Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.
Jogo de negócios
Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.
Liderança e gestão de equipes
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Transformação digital
Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
Pré-Construção: Planejamento, Projeto e Orçamento da Obra
Funções do departamento de Pré-Construção: Planejamento, Projeto e Orçamento. Planejamento físico do empreendimento. Projetos de Edificações: etapas, contratação e coordenação. Orçamento de obras: conceitos, técnicas e indicadores. Acompanhamento e controle de custos. Building Information Modeling (BIM): conceitos básicos, usos e aplicações no ciclo de vida da construção. Norma de Desempenho de Edificações.
Vendas Imobiliárias, Canais de Vendas e Trade Marketing
Conceitos e definições básicas de vendas. Estratégia, planejamento e gestão de vendas imobiliárias. Canais de vendas. Métricas e políticas comerciais. Comissionamento e premiação. Gestão de informações de vendas. Trade Marketing. Parcerias de vendas com outras indústrias. Estratégias de negociação. Campanhas de vendas. Gestão de PDV’s.
Aspectos Ambientais de Empreendimentos Imobiliários
Ecologia: conceitos, histórico, perspectivas e tendências. Desenvolvimento urbano sustentável. Legislação e normalização ambiental aplicada a empreendimentos imobiliários: estudo de impactos, licenciamento e gestão. Interferência dos aspectos ambientais na viabilidade de empreendimentos imobiliários. Certificação ambiental de empreendimentos imobiliários.
Aspectos Jurídicos de Incorporações e Construções Imobiliárias
Análise Jurídico-Imobiliária. Lei 4591 – Incorporação Imobiliária. Lei 6766 – Loteamentos. Contratos e Planejamento Societário de Operações Imobiliárias. Lei 10.931 – Patrimônio de Afetação. Alienação Fiduciária da coisa imóvel. Responsabilidades do Empreendedor. Noções de Direito do Consumidor. Mediação e arbitragem.
Fundamentos de Incorporação Imobiliária
Conceitos e definições. Estrutura de governança de incorporadoras. Desenvolvimento Imobiliário: elementos fundamentais, participantes, recursos de capital e ciclo estratégico. Incorporador x Construtor: integração, responsabilidades, interesses e posicionamento. Etapas da estruturação imobiliária.
Financiamento e Investimento em Projetos Imobiliários
O sistema de crédito imobiliário brasileiro. O Sistema Financeiro Imobiliário - SFI. Financiamento para aquisição: FGTS, SBPE e outros. Financiamento à produção. Funding. Produtos financeiros de base imobiliária. Securitização. Certificados de base imobiliária: CRI, CEPAC, CCI e outros. Fundos de base imobiliária: FII, FIP, FIDC. Gestão de carteira de investimento imobiliária.
Gestão de Operações e Obras
Gestão da Construção. Racionalização da construção: métodos e processos. Logística de canteiros de obra. Perdas e produtividade. Gestão da cadeia de suprimentos: compras e contratações. Gestão da mão-de-obra: própria e terceirizada. Planejamento e Gestão do Custo da Obra. Sistemas de Gestão da Qualidade em Obras. Desenvolvimento tecnológico e inovação na Construção Civil.
Viabilidade Econômico-Financeira de Incorporações Imobiliárias
Análise da viabilidade econômico-financeira de incorporações imobiliárias. Indicadores de eficiência do projeto. Indicadores da viabilidade econômico-financeira. Cenários com estudos estáticos e dinâmicos (planilhas, quadros, custos e receitas).
Quem pode fazer?
O MBA em Gestão: Incorporação e Construção Imobiliária é recomendado para profissionais que:
participam de atividades de desenvolvimento imobiliário com ênfase na incorporação e na construção de edificações – empresários, investidores, engenheiros, arquitetos, projetistas, administradores, corretores, proprietários de imóveis ou advogados;
desejam trabalhar nessa área ou nos segmentos correlatos.
Certificação
Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Coordenação do Curso
Pedro de Seixas Corrêa
Doutor em Arquitetura pelo PROARQ/UFRJ, ênfase em Habitação de Interesse Social, Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) e Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador acadêmico da Fundação Getulio Vargas desde 2008 (MBAs Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, Gestão Empresarial, Gestão de Incorporações e Construções Imobiliárias). Professor FGV Management desde 2001. Membro do Conselho Fiscal do Sinduscon-Rio desde 2019. Vice-Presidente de Projetos Especiais do CR Vasco da Gama no período de 2018 a 2022. Desde 2000, Sócio da SEICOR Projetos e Obras Ltda, empresa especializada na coordenação e desenvolvimento de projetos de engenharia e arquitetura. Entre 1991 e 2000 atuou nos setores de orçamento, planejamento de obras de edificações.
Diferenciais do MBA ISAE/FGV
Networking
Trocas de experiências com profissionais renomados e professores experientes.
Currículo
Oportunidade de ter a chancela da FGV no seu Currículo e se diferenciair no mercado.
Eventos
Participe dos eventos da FGV em Curitiba de forma gratuita.
Educação continuada
Descontos especiais em outros programas do ISAE/FGV.
Indique e Ganhe
Indique amigos para estudar no ISAE/FGV e ganhe bônus em dinheiro.
Estrutura
A estrutura completa do ISAE/FGV para trabalhar, estudar e consulte valores especiais para eventos.
Destinados a profissionais que buscam se aprimorar e assumir um novo patamar em suas carreiras ou até mesmo mudar de área de atuação, os programas de Pós-graduação e MBA ISAE/FGV são desenvolvidos pelos professores e pesquisadores das Escolas da Fundação Getulio Vargas e aliam a tradição e a vanguarda acadêmica da Fundação Getulio Vargas às mais novas práticas do mercado, preparando os profissionais para os desafios do mundo contemporâneo.