MBA em Gestão: Finanças, Controladoria e Auditoria
Modalidade Semipresencial
Data de Início 17/04/2026
Carga Horária 432h
Duração 16 meses
Frequência Mensal
Dias e Horário das Aulas Presencial: Sexta das 13h às 22h50; Sábado das 8h às 17h50
Live: Segunda e Terça das 18h30 às 22h50
Modalidade Semipresencial
Data de Início 17/04/2026
Carga Horária 432h
Duração 16 meses
Frequência Mensal
Dias e Horário das Aulas Presencial: Sexta das 13h às 22h50; Sábado das 8h às 17h50
Live: Segunda e Terça das 18h30 às 22h50
Modalidade Semipresencial
Data de Início 17/04/2026
Carga Horária 432h
Duração 16 meses
Frequência Mensal
Dias e Horário das Aulas Presencial: Sexta das 13h às 22h50; Sábado das 8h às 17h50
Live: Segunda e Terça das 18h30 às 22h50
Início » Cursos » MBA » MBA em Gestão: Finanças, Controladoria e Auditoria
O planejamento financeiro de uma empresa é uma tarefa que exige competências e habilidades muito específicas. O MBA em Gestão: Finanças, Controladoria e Auditoria proporciona uma visão abrangente das atividades empresariais, capacitando você para ser gestor líder em uma organização ou no próprio negócio. Realize esse curso e se sinta preparado para alçar voos mais altos na sua carreira.
Você irá adquirir
Você vai adquirir:
visão holística das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa;
conhecimentos técnicos e habilidades para se tornar gestor líder na sua empresa ou no seu próprio negócio;
capacidade de relacionar teorias à prática de gestão por meio de um jogo de negócios;
autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira;
visão estratégica e habilidades de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder;
competências nas áreas de finanças, contabilidade gerencial e societária que permitem transformar o plano estratégico da empresa em medidas táticas e operacionais que geram valor.
Disciplinas
Desafios da gestão estratégica: conceito, diferenciação entre concepção e implementação de estratégias, evolução do conceito e tipos de estratégia. Fundamentos do negócio: missão, visão e valores. Diagnóstico empresarial: diagnóstico interno, externo/análise de indústria (5 forças), posicionamento estratégico e cadeia de valor, projeção de cenários e SWOT. Estruturação das estratégicas: competitivas, definição de objetivos, de metas, de indicadores de desempenho empresarial associados a estratégias planejadas, balanced scorecard, objectives and key results (OKRs), plano de ação e priorização. Ferramentas para plano de ação e priorização: 5W2H e GUT. Estratégias de crescimento: estratégia corporativa, consolidação, verticalização e diversificação, internacionalização, pipelines, ecossistemas, plataformas e novos modelos de negócio.
Fundamentos de marketing e análise de mercado: introdução ao marketing, análise do ambiente de marketing e pesquisa de mercado. Comportamento do consumidor e segmentação de mercado: fatores que influenciam o comportamento do consumidor, processo de decisão de compra, estratégias e critérios de segmentação, seleção do mercado-alvo, posicionamento de marca. Mix de marketing e práticas digitais: produtos e serviços, preço, praça e promoção. Marketing digital: conteúdo, influência e visibilidade em redes sociais e buscadores. Planejamento, implementação e tendências em marketing: plano de marketing, implementação e controle. Tendências de consumo, tendências em e-commerce, marketing de influência, realidade aumentada/virtual, metaverso. Tecnologias emergentes: inteligência artificial, machine learning, big data, internet das coisas (IoT).
Microeconomia: oferta, demanda e os seus determinantes. Equilíbrio e falhas de mercado. Elasticidade e as suas aplicações. Comportamento do produtor e oferta competitiva: tecnologia e custos de produção, escolha de insumos, escala e escopo. Outras estruturas de mercado (monopólios, oligopólios e defesa da concorrência). Poder de mercado e discriminação de preços. Impacto de políticas governamentais no bem-estar e peso morto (impostos e subsídios, controle de preços, comércio internacional, tarifas e cotas de importação). Macroeconomia: conjuntura econômica brasileira e indicadores macroeconômicos. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação e índices de preço. Atuação do Banco Central e a sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos.
Fundamentos do gerenciamento de projetos: alinhamento entre estratégia corporativa e métodos de avaliação e seleção de projetos. Ciclos de vida de projetos e abordagens gerenciais. Planejamento de projetos: termo de abertura do projeto (TAP). Identificação e qualificação básica das partes interessadas. Framework preditivo por processos. Plano de gerenciamento do projeto (PGP): escopo, cronograma, riscos, recursos, aquisições, custos e qualidade. Planejamento de projetos na abordagem gerencial adaptativa: visão básica, atores, cerimônias, artefatos e Scrum em ação. Tendências do gerenciamento de projetos: relevância do ESG (Environmental, Social e Governance), da transformação digital (TD) e da inteligência artificial (IA) em projetos
Teorias de liderança: traços e características, comportamentais, contingenciais e situacionais, contemporâneas, críticas e pós-modernas. Liderança transacional e transformacional. Gestão de equipes de alto desempenho: papéis da liderança, delimitação dos papéis dos membros, estratégias de comprometimento e team building. Avaliação. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes nas organizações: pipeline de liderança, líder-coach e desafios da primeira gestão. Competências do líder eficaz: delegação e empowerment.
Técnicas de inteligência artificial. Aprendizado de máquina. IA generativa. Tendências emergentes: engenharia de prompt, RAG, RAG com grafos, MCP e agentização. IA e estratégia de negócios: criação de valor com IA. Modelos de negócios digitais e plataformas. Fatores críticos de sucesso na adoção estratégica da IA. Processo decisório e IA: tomada de decisão orientada a dados, analytics descritivo, preditivo e prescritivo, inteligência de negócios (BI) e dashboards estratégicos. Ética, vieses algorítmicos e governança de dados. IA aplicada à estratégia de crescimento: automação inteligente e eficiência operacional. Gestão de talentos em organizações inteligentes. Governança corporativa aplicada à IA. Regulamentações e tendências.
Sistema de informação contábil. Relatórios relevantes para gestão (balanço patrimonial – BP, demonstração de resultado do exercício – DRE, demonstração dos fluxos de caixa – FCX e demonstrações das mutações do patrimônio líquido – DMPL). Análise fundamentalista da situação econômico-financeira de empresas por meio de indicadores de desempenho: liquidez, estrutura de capital, prazos médios, alavancagem financeira, lucratividade e rentabilidade. Análises horizontal e vertical
Matemática Financeira: conceitos, operações com fluxos de caixa e aplicações práticas. Decisões de investimento: métodos de avaliação e fluxo de caixa. Risco e custo de oportunidade. Estrutura de capital e custo de capital, e alavancagem financeira. Avaliação de empresas e criação de valor: conceitos fundamentais de valuation. Técnicas de avaliação de empresas. Integração de critérios ESG nas decisões financeiras: introdução e decisões financeiras corporativas.
Introdução: Apresentação do cenário e das regras do jogo. Objetivos. Formação das equipes. Preparação: análise do cenário e da situação inicial da empresa/negócio. Definição de objetivos e estratégias. Organização das equipes. Realização de testes preparatórios para o início da simulação. Simulação: tomada de decisão e análise dos resultados, da concorrência e das variações de cenários. Reavaliação dos objetivos e das estratégias. Fechamento: análise crítica do desempenho das empresas. Lições aprendidas
Princípios de governança corporativa: Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) e Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Arquitetura de governança e os seus órgãos. Papéis, responsabilidades e deveres de membros dos conselhos. Visão sistêmica e senso crítico. Boas práticas e políticas corporativas. Código de ética e código de conduta. Governança em empresas familiares, cooperativas, estatais e startups. Governança na potencialização de ativos intangíveis e na mitigação de passivos intangíveis. Portais de transparência, métricas e indicadores vinculados. Tendências contemporâneas e geração de valor a acionistas, cotistas e demais stakeholders.
Auditoria, normas e objetivos prioritários. Avaliações específicas e abrangentes dos ambientes de negócio e de controle financeiro, administrativo e operacional das empresas. Evidenciação dos papéis de trabalho de auditoria. Interação do comitê de auditoria ou da área de governança com auditorias independentes. Relatórios, sumarizados e pontuais à alta administração: carta de controles internos. Relatório de auditorias independentes: parecer. Identificação de macroprocessos e processos. Auditoria integrada
Integridade empresarial, dilemas e desvios éticos. Compliance e controle interno. Risk assessment: Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (Coso). Inventário de normas externas. Inventário de normas internas. Programas de integridade. Canal de denúncia. Monitoramento e indicadores. Aplicações de IA em Compliance: desafios e oportunidades.
Contextualização da contabilidade de custos. Conceitos e classificação de custos. Comparação entre os métodos de custeio. Tomada de decisão baseada em custeio variável, sistema de custeio por absorção e sistema de custeio baseado em atividades (ABC). Formação de preços baseada em custos.
Conceito e finalidade do orçamento. Mecanismos orçamentários. Elaboração do orçamento nas diversas áreas: orçamento de venda, produção, despesas operacionais por centro de responsabilidade, investimento de capital, despesas e receitas financeiras. Consolidação do orçamento com elaboração: fluxo de caixa, demonstração de resultado e balanço patrimonial. Controle orçamentário cotejando o real com o orçado. Análise e decisão
Sistema tributário brasileiro. Normas gerais da legislação tributária. Regimes de tributação: lucro real, lucro presumido e Simples Nacional. Tributos e contribuições sobre faturamento e lucro: IRPJ, CSLL, PIS e Confins.
Fundamentos da análise de projetos de investimento. Aplicabilidade e limitações dos métodos de análise da viabilidade de um projeto de investimento. Cálculo do risco sistêmico de um ativo. Custo médio ponderado de capital. Aplicabilidade dos métodos de análise comparativa e de performance dos projetos de investimento.
Fundamentos do capital de giro. Indicadores financeiros relacionados à gestão de capital de giro. Orçamento de caixa. Gestão do fluxo de caixa de curto prazo. Gestão de recebíveis. Gestão de estoques. Gestão de fornecedores e passivos de curto prazo
Fundamentos e considerações sobre valuation. Valuation em fusões e aquisições. Indicadores de performance do negócio. Custo de capital para valuation. Avaliação de empresa: método da avaliação por múltiplo. Método de FCD. Fluxos de caixa e taxa de desconto. Método da avaliação dos direitos contingenciais.
Quem pode fazer?
O MBA em Gestão: Finanças, Controladoria e Auditoria é recomendado para:
profissional sênior que deseja desenvolver habilidades decisórias na área financeira ou contábil, ampliando sua visão sistêmica, e
profissional da área de TI que trabalha com módulos financeiros ou contábeis e quer prestar serviços melhores aos seus clientes.
Pré-requisitos
Pré-requisitos do curso:
Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
Certificação
Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Coordenação do Curso
Betovem Antonio Lopes Rodrigues Coura
Doutor em Administração com pesquisa na área de Finanças e Contabilidade Gerencial pela Universidade da Florida, mestre em Administração de Empresas com concentração em Finanças pelo Ibmec, e graduado em Engenharia de Produção e Administração de Empresas, com MBA em Engenharia Econômica e Financeira pela UFF. Diretor da MVCon, presta consultoria em Gestão Estratégica de Custos, Valuation, Posição Relativa de Custos (PRC), Benchmarking, Cadeia de Valores, Balanced Scorecard (BSC) e Alianças Estratégicas. Possui mais de 15 anos de experiência executiva em multinacional farmacêutica e banco de investimentos. É professor da Universidade de Lisboa e dos MBAs da Fundação Getulio Vargas (FGV), tendo lecionado também na UFF e no Ibmec. Coordenador acadêmico do MBA em Finanças, Controladoria e Auditoria da FGV e do MBA em Gestão Empresarial, é, ainda, coordenador acadêmico da FGV na parceria com a universidade corporativa do Sebrae e do PÓS-MBA da FGV em Convergência para as Normas Contábeis Internacionais. Foi coordenador acadêmico da FGV em programas corporativos com grandes empresas, como Vale, Eletrobrás, Allianz, Cadbury-Adams, Queiroz Galvão, HP, GE, BNB, BRF e Banco do Brasil. Conselheiro da Unimed.
Diferenciais do ISAE/FGV
Networking
Trocas de experiências com profissionais renomados e professores experientes.
Currículo
Oportunidade de ter a chancela da FGV no seu Currículo e se diferenciar no mercado.
Eventos
Participe dos eventos da FGV em Curitiba de forma gratuita.
Educação continuada
Descontos especiais em outros programas do ISAE/FGV.
Corpo Docente
Professores com vivência acadêmica e de mercado.
Estrutura
A estrutura completa do ISAE/FGV para trabalhar, estudar e consulte valores especiais para eventos.
Ainda não tem certeza?
Converse com um de nossos consultores educacionais no WhatsApp e tire suas dúvidas