Início » Cursos » MBA » MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos
O curso MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos proporciona competências em gestão de negócios e pessoas para que você possa desenvolver-se como gestor de RH e atuar em uma nova realidade de mercado.
Você irá adquirir
Você irá adquirir:
Entendimento sobre as competências nas principais funções de recursos humanos existentes nas organizações;
Conhecimentos para gerenciar recursos humanos diante dos desafios decorrentes das novas configurações econômicas, demográficas, sociais e tecnológicas;
Ampla visão sobre as habilidades em gestão de negócios.
O curso utilizará o método do caso, uma metodologia ativa que posiciona o/a participante no centro do ambiente executivo, promovendo o raciocínio lógico analítico, sensibilizando-o/a para o trabalho em equipe e aperfeiçoando a sua capacidade de tomada de decisão. Os/as estudantes terão acesso a casos em língua portuguesa da Harvard Business Publishing, da revista GV Casos, e de outras bases reconhecidas e selecionadas pelos/as professores/as de cada disciplina.
Funções e características dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação. Desenho de programas de treinamento. Modelos de avaliação dos resultados de programas de treinamento. Universidade corporativa. Novas tecnologias de aprendizagem. Coaching e mentoring como ferramentas de desenvolvimento. Gestão de talentos (high potentials).
Atração, seleção e retenção de pessoas
Proposta de valor para o empregado e gestão da marca empregadora. Marca empregadora e experiência do empregado. Manpower planning. Estratégias e processos utilizados para atração, seleção e engajamento de pessoas. Uso de novas tecnologias e ferramentas nos processos de recrutamento e seleção. Onboarding e desligamento.
Comunicação interpessoal e corporativa
Comunicação humana: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico de comunicação. Barreiras à comunicação humana. Novas abordagens e tendências em comunicação. Comunicação e tecnologia. Comunicação interpessoal. Técnicas de apresentação. Comunicação corporativa e seus objetivos.
Desafios da aceleração digital
Aplicar o ferramental teórico e metodológico do módulo Desafios do negócio à solução de um problema relacionado ao papel do profissional de recursos humanos no âmbito do negócio, considerando as exigências de um processo de aceleração digital; planejar decisões e ações no campo de gestão de RH que considerem um ambiente de aceleração digital e envolvam a construção de um novo mindset focado em jornadas (experiência das pessoas), e não mais em processos isolados; recomendar ações que fortaleçam o papel do profissional de RH para enfrentar os desafios do futuro do trabalho, considerando um ambiente de negócios cada vez mais digital, imprevisível e de mudanças aceleradas e justificar projetos e investimentos que estejam alinhados com os sistemas de recursos humanos e que contribuam para a aceleração digital da organização/do negócio.
Estratégia corporativa e de negócios
Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
Estratégias de marketing
Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
Environmental, social e corporate governance
Estrutura e conflitos de governança na organização. Conformidade das práticas socioeconômicas da empresa. Conformidade ambiental às leis anticorrupção e à legislação tributária. Diversidade da força de trabalho. Liberdade sindical. Práticas de segurança no trabalho. Saúde e segurança dos consumidores. Políticas de diversidade. Alinhamento da cultura organizacional à heterogeneidade da força de trabalho.
Finanças para Não Financeiros
Conceito de finanças. Processo de criação de riqueza nas organizações. Noções gerais de contabilidade e uso dos indicadores de desempenho. Uso da Matemática Financeira como instrumento de medição de valor. Fluxo de caixa. Métodos de avaliação de projetos de investimento. Contabilidade gerencial e análise de custos.
Gestão de desempenho e competências
Movimento em torno da competência: fundamentos e abordagens. Competência versus qualificação. Ambiente de negócios, e competências organizacionais e profissionais distintivas. Gestão de/por competências. Gestão por competências, e desempenho organizacional e pessoal. Formas de diagnóstico, intervenção, desenvolvimento e avaliação de desempenho baseadas em competência.
Gestão da diversidade e da inclusão
Diversidade e inclusão: conceitos essenciais. Vieses inconscientes e estereótipos. Preconceito e discriminação. Importância e benefícios da diversidade e da inclusão. Lidando com as diferenças. Inclusão nas organizações. Boas práticas e programas de diversidade e de inclusão.
Liderança de Equipes de Alto Desempenho
Conceito e teorias de liderança. Modelos de liderança contingencial. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto desempenho. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes. Líder-coach. Inteligência emocional e competências do líder eficaz.
Mudança e cultura organizacional
Conceito de cultura organizacional. Formação e desenvolvimento da cultura. Impactos da cultura nos resultados da empresa. Cultura, estratégia e modelos de gestão. Clima organizacional. Diagnóstico e mudança cultural. Metodologias de gestão da mudança.
Projeto aplicado ao RH
Aplicar o ferramental teórico e metodológico do módulo Desafios do RH à solução de um problema relacionado ao papel do profissional de recursos humanos; elaborar projetos que proponham soluções para os desafios do RH; aplicar conceitos e metodologias ágeis na elaboração de projetos de RH e recomendar ações que fortaleçam o papel do profissional de RH para enfrentar os desafios do futuro do trabalho, considerando um ambiente de negócios cada vez mais imprevisível e de mudanças aceleradas.
People analytics
People analytics e gestão estratégica de recursos humanos. Barreiras à implementação do people analytics. Aplicações em people analytics. Coleta de dados e monitoramento de indicadores de RH. Conceitos fundamentais em análise de dados. Utilização de dashboards e scorecards de RH na tomada de decisão.
Remuneração e recompensa
Desenho e estrutura de cargos e funções a partir de uma abordagem estratégica. Remuneração estratégica. Políticas salariais e políticas de benefício. Políticas de remuneração variável. Remuneração total: recompensas financeiras e não financeiras. Pesquisa salarial e estudos de mercado. Equidade e justiça. Alinhamento interno e externo.
Relações de Trabalho
Relações de trabalho na transição para a Quarta Revolução Industrial. Flexibilização das relações de trabalho: diferentes formas de contratação e vínculo entre o indivíduo, o trabalho e as organizações. Relações sindicais e formas contemporâneas de mediação e antecipação de conflitos na esfera do trabalho. Individualização e precarização do trabalho. Gestão de pessoas e aspectos legais. Saúde ocupacional, assédio moral e sexual.
Saúde corporativa
Cenário da saúde nas organizações. Aspectos econômicos, tributários, humanos e de sustentabilidade. Saúde como estratégia. Saúde corporativa. Princípios e políticas de saúde nas organizações. Conceitos, modelos e programas de desenvolvimento da saúde. Qualidade de vida no trabalho. Políticas de qualidade de vida no trabalho. Mindfulness.
Workshop de negociação
Aplicar as habilidades de negociação à gestão de recursos humanos e ao relacionamento com stakeholders; aplicar conceitos, estratégias e ferramentas de gestão de conflitos e negociação de modo a contribuir para a melhoria do clima e dos resultados organizacionais e promover uma cultura que encare o conflito como algo natural e inerente ao processo de gestão e como uma alavanca para o processo de inovação.
Quem pode fazer?
O MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos destina-se a profissionais graduados em campos do saber diversos, que atuem ou pretendam atuar como especialistas na área de recursos humanos.
Pré-requisitos
Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos.
Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos.
Certificação
Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.
Coordenação do Curso
Lucia Barbosa de Oliveira
Doutora e Mestre em Administração pelo Instituto Coppead de Administração (UFRJ) e graduada em Ciências Econômicas pela PUC-RJ. Possui sólida experiência profissional em empresas de diferentes setores, com destaque para o mercado financeiro e a indústria de telecomunicações. No Ibmec-RJ, atuou como pesquisadora e professora da graduação, do mestrado e dos programas executivos (MBA e in-company). Também coordenou o curso de Graduação em Administração e foi coordenadora adjunta do programa de Mestrado Profissional em Administração. Internacionalmente, atuou na University of Colorado at Boulder como professora e pesquisadora. Possui artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais de reconhecida qualidade (Qualis A1 e A2) e tem apresentado trabalhos em congressos científicos importantes, especialmente o Encontro Nacional da ANPAD e o Academy of Management Meeting (EUA). Atualmente, é professora e pesquisadora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE-FGV), com atuação na Graduação em Administração e no Mestrado em Gestão Empresarial.
Diferenciais do MBA ISAE/FGV
Networking
Trocas de experiências com profissionais renomados e professores experientes.
Currículo
Oportunidade de ter a chancela da FGV no seu Currículo e se diferenciair no mercado.
Eventos
Participe dos eventos da FGV em Curitiba de forma gratuita.
Educação continuada
Descontos especiais em outros programas do ISAE/FGV.
Indique e Ganhe
Indique amigos para estudar no ISAE/FGV e ganhe bônus em dinheiro.
Estrutura
A estrutura completa do ISAE/FGV para trabalhar, estudar e consulte valores especiais para eventos.
Destinados a profissionais que buscam se aprimorar e assumir um novo patamar em suas carreiras ou até mesmo mudar de área de atuação, os programas de Pós-graduação e MBA ISAE/FGV são desenvolvidos pelos professores e pesquisadores das Escolas da Fundação Getulio Vargas e aliam a tradição e a vanguarda acadêmica da Fundação Getulio Vargas às mais novas práticas do mercado, preparando os profissionais para os desafios do mundo contemporâneo.