MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos

MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos

O curso MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos proporciona competências em gestão de negócios e pessoas para que você possa desenvolver-se como gestor de RH e atuar em uma nova realidade de mercado.

Você irá adquirir

Você irá adquirir:

  • Entendimento sobre as competências nas principais funções de recursos humanos existentes nas organizações;
  • Conhecimentos para gerenciar recursos humanos diante dos desafios decorrentes das novas configurações econômicas, demográficas, sociais e tecnológicas;
  • Ampla visão sobre as habilidades em gestão de negócios.

O curso utilizará o método do caso, uma metodologia ativa que posiciona o/a participante no centro do ambiente executivo, promovendo o raciocínio lógico analítico, sensibilizando-o/a para o trabalho em equipe e aperfeiçoando a sua capacidade de tomada de decisão. Os/as estudantes terão acesso a casos em língua portuguesa da Harvard Business Publishing, da revista GV Casos, e de outras bases reconhecidas e selecionadas pelos/as professores/as de cada disciplina.

Acesse o cronograma completo do curso.

Disciplinas

  • Aprendizagem e desenvolvimento de pessoas

    Funções e características dos programas de treinamento, desenvolvimento e educação. Desenho de programas de treinamento. Modelos de avaliação dos resultados de programas de treinamento. Universidade corporativa. Novas tecnologias de aprendizagem. Coaching e mentoring como ferramentas de desenvolvimento. Gestão de talentos (high potentials).
  • Atração, seleção e retenção de pessoas

    Proposta de valor para o empregado e gestão da marca empregadora. Marca empregadora e experiência do empregado. Manpower planning. Estratégias e processos utilizados para atração, seleção e engajamento de pessoas. Uso de novas tecnologias e ferramentas nos processos de recrutamento e seleção. Onboarding e desligamento.
  • Comunicação interpessoal e corporativa

    Comunicação humana: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico de comunicação. Barreiras à comunicação humana. Novas abordagens e tendências em comunicação. Comunicação e tecnologia. Comunicação interpessoal. Técnicas de apresentação. Comunicação corporativa e seus objetivos.
  • Desafios da aceleração digital

    Aplicar o ferramental teórico e metodológico do módulo Desafios do negócio à solução de um problema relacionado ao papel do profissional de recursos humanos no âmbito do negócio, considerando as exigências de um processo de aceleração digital; planejar decisões e ações no campo de gestão de RH que considerem um ambiente de aceleração digital e envolvam a construção de um novo mindset focado em jornadas (experiência das pessoas), e não mais em processos isolados; recomendar ações que fortaleçam o papel do profissional de RH para enfrentar os desafios do futuro do trabalho, considerando um ambiente de negócios cada vez mais digital, imprevisível e de mudanças aceleradas e justificar projetos e investimentos que estejam alinhados com os sistemas de recursos humanos e que contribuam para a aceleração digital da organização/do negócio.
  • Estratégia corporativa e de negócios

    Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
  • Estratégias de marketing

    Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
  • Environmental, social e corporate governance

    Estrutura e conflitos de governança na organização. Conformidade das práticas socioeconômicas da empresa. Conformidade ambiental às leis anticorrupção e à legislação tributária. Diversidade da força de trabalho. Liberdade sindical. Práticas de segurança no trabalho. Saúde e segurança dos consumidores. Políticas de diversidade. Alinhamento da cultura organizacional à heterogeneidade da força de trabalho.
  • Finanças para Não Financeiros

    Conceito de finanças. Processo de criação de riqueza nas organizações. Noções gerais de contabilidade e uso dos indicadores de desempenho. Uso da Matemática Financeira como instrumento de medição de valor. Fluxo de caixa. Métodos de avaliação de projetos de investimento. Contabilidade gerencial e análise de custos.
  • Gestão de desempenho e competências

    Movimento em torno da competência: fundamentos e abordagens. Competência versus qualificação. Ambiente de negócios, e competências organizacionais e profissionais distintivas. Gestão de/por competências. Gestão por competências, e desempenho organizacional e pessoal. Formas de diagnóstico, intervenção, desenvolvimento e avaliação de desempenho baseadas em competência.
  • Gestão da diversidade e da inclusão

    Diversidade e inclusão: conceitos essenciais. Vieses inconscientes e estereótipos. Preconceito e discriminação. Importância e benefícios da diversidade e da inclusão. Lidando com as diferenças. Inclusão nas organizações. Boas práticas e programas de diversidade e de inclusão.
  • Liderança de Equipes de Alto Desempenho

    Conceito e teorias de liderança. Modelos de liderança contingencial. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto desempenho. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes. Líder-coach. Inteligência emocional e competências do líder eficaz.
  • Mudança e cultura organizacional

    Conceito de cultura organizacional. Formação e desenvolvimento da cultura. Impactos da cultura nos resultados da empresa. Cultura, estratégia e modelos de gestão. Clima organizacional. Diagnóstico e mudança cultural. Metodologias de gestão da mudança.
  • Projeto aplicado ao RH

    Aplicar o ferramental teórico e metodológico do módulo Desafios do RH à solução de um problema relacionado ao papel do profissional de recursos humanos; elaborar projetos que proponham soluções para os desafios do RH; aplicar conceitos e metodologias ágeis na elaboração de projetos de RH e recomendar ações que fortaleçam o papel do profissional de RH para enfrentar os desafios do futuro do trabalho, considerando um ambiente de negócios cada vez mais imprevisível e de mudanças aceleradas.
  • People analytics

    People analytics e gestão estratégica de recursos humanos. Barreiras à implementação do people analytics. Aplicações em people analytics. Coleta de dados e monitoramento de indicadores de RH. Conceitos fundamentais em análise de dados. Utilização de dashboards e scorecards de RH na tomada de decisão.
  • Remuneração e recompensa

    Desenho e estrutura de cargos e funções a partir de uma abordagem estratégica. Remuneração estratégica. Políticas salariais e políticas de benefício. Políticas de remuneração variável. Remuneração total: recompensas financeiras e não financeiras. Pesquisa salarial e estudos de mercado. Equidade e justiça. Alinhamento interno e externo.
  • Relações de Trabalho

    Relações de trabalho na transição para a Quarta Revolução Industrial. Flexibilização das relações de trabalho: diferentes formas de contratação e vínculo entre o indivíduo, o trabalho e as organizações. Relações sindicais e formas contemporâneas de mediação e antecipação de conflitos na esfera do trabalho. Individualização e precarização do trabalho. Gestão de pessoas e aspectos legais. Saúde ocupacional, assédio moral e sexual.
  • Saúde corporativa

    Cenário da saúde nas organizações. Aspectos econômicos, tributários, humanos e de sustentabilidade. Saúde como estratégia. Saúde corporativa. Princípios e políticas de saúde nas organizações. Conceitos, modelos e programas de desenvolvimento da saúde. Qualidade de vida no trabalho. Políticas de qualidade de vida no trabalho. Mindfulness.
  • Workshop de negociação

    Aplicar as habilidades de negociação à gestão de recursos humanos e ao relacionamento com stakeholders; aplicar conceitos, estratégias e ferramentas de gestão de conflitos e negociação de modo a contribuir para a melhoria do clima e dos resultados organizacionais e promover uma cultura que encare o conflito como algo natural e inerente ao processo de gestão e como uma alavanca para o processo de inovação.

Quem pode fazer?

MBA em Gestão Estratégica de Recursos Humanos destina-se a profissionais graduados em campos do saber diversos, que atuem ou pretendam atuar como especialistas na área de recursos humanos.

Pré-requisitos

  • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos.
  • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos.

Certificação

Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Coordenação do Curso

Lucia Barbosa de Oliveira
Doutora e Mestre em Administração pelo Instituto Coppead de Administração (UFRJ) e graduada em Ciências Econômicas pela PUC-RJ. Possui sólida experiência profissional em empresas de diferentes setores, com destaque para o mercado financeiro e a indústria de telecomunicações. No Ibmec-RJ, atuou como pesquisadora e professora da graduação, do mestrado e dos programas executivos (MBA e in-company). Também coordenou o curso de Graduação em Administração e foi coordenadora adjunta do programa de Mestrado Profissional em Administração. Internacionalmente, atuou na University of Colorado at Boulder como professora e pesquisadora. Possui artigos publicados em periódicos nacionais e internacionais de reconhecida qualidade (Qualis A1 e A2) e tem apresentado trabalhos em congressos científicos importantes, especialmente o Encontro Nacional da ANPAD e o Academy of Management Meeting (EUA). Atualmente, é professora e pesquisadora da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas (EBAPE-FGV), com atuação na Graduação em Administração e no Mestrado em Gestão Empresarial.

Diferenciais do MBA ISAE/FGV

Networking Cursos ISAE Escola de Negócios

Networking

Trocas de experiências com profissionais renomados e professores experientes.

Perfil Cursos ISAE Escola de Negócios

Currículo

Oportunidade de ter a chancela da FGV no seu Currículo e se diferenciair no mercado.

Eventos Cursos ISAE Escola de Negócios

Eventos

Participe dos eventos da FGV em Curitiba de forma gratuita.

Educação Continuada Cursos ISAE Escola de Negócios

Educação continuada

Descontos especiais em outros programas do ISAE/FGV.

Perspectivação Cursos ISAE Escola de Negócios

Indique e Ganhe

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Alumni Cursos ISAE Escola de Negócios

Estrutura

A estrutura completa do ISAE/FGV para trabalhar, estudar e consulte valores especiais para eventos.

Destinados a profissionais que buscam se aprimorar e assumir um novo patamar em suas carreiras ou até mesmo mudar de área de atuação, os programas de Pós-graduação e MBA ISAE/FGV são desenvolvidos pelos professores e pesquisadores das Escolas da Fundação Getulio Vargas e aliam a tradição e a vanguarda acadêmica da Fundação Getulio Vargas às mais novas práticas do mercado, preparando os profissionais para os desafios do mundo contemporâneo.