MBA em Gestão: Comércio Exterior e Negócios Internacionais
Uma área em ascensão em meio a um mercado cada vez mais globalizado
Modalidade Live
Data de Início 06/04/2026
Carga Horária 432h
Duração 20 meses
Frequência Mensal
Dias e Horário das Aulas Sexta-feira (18h30 às 22h50), Sábado (08h00 às 17h40),
Domingo (08h30 às 12h50)
Modalidade Live
Data de Início 06/04/2026
Carga Horária 432h
Duração 20 meses
Frequência Mensal
Dias e Horário das Aulas Sexta-feira (18h30 às 22h50), Sábado (08h00 às 17h40),
Domingo (08h30 às 12h50)
Modalidade Live
Data de Início 06/04/2026
Carga Horária 432h
Duração 20 meses
Frequência Mensal
Dias e Horário das Aulas Sexta-feira (18h30 às 22h50), Sábado (08h00 às 17h40),
Domingo (08h30 às 12h50)
Início » Cursos » MBA » MBA em Gestão: Comércio Exterior e Negócios Internacionais
O MBA em Gestão: Comércio Exterior e Negócios Internacionais é recomendado para:
profissionais de organizações com operações no exterior ou que almejam engajamento em negócios internacionais;
profissionais que desejam atuar nas áreas de comércio exterior, economia e finanças internacionais, câmbio, logística internacional e negócios internacionais.
Você irá adquirir
Competências-chave a serem desenvolvidas:
competência para tomar decisões no exercício de funções relativas ao comércio exterior e às finanças internacionais;
domínio de ferramentas que podem torná-lo líder em uma empresa, gerenciando pessoas e ativos intangíveis em ambientes multiculturais e de grande competitividade;
domínio de ferramentas necessárias para a gestão de operações de exportação ou importação e para a gestão de contratos e finanças internacionais;
habilidade para realizar negociações internacionais.
Disciplinas
Competências analíticas essenciais para a gestão. Desafio analítico. Decisões, dados e informação. Escada analítica: classes de problemas a serem resolvidos pelas análises. Ciclo analítico: da coleta à análise de dados. Dados estruturados versus dados não estruturados. Modelagem de informações: matéria-prima para decisões. Princípios de modelagem informacional. Panoramas versus eventos. Bases de dados versus datasets. Modelagem de eventos: a transição para o pensamento analítico. Interpretação e visualização de dados. Análise exploratória de dados. Erros comuns na representação de dados. Recomendações para melhorar a visualização de dados. Tratamento de variáveis. Identificação e tratamento de outliers. Transformações e possíveis melhorias na interpretação de variáveis.
Posicionamento de marca em mercados internacionais. Global branding. Pilares do branding digital. Adaptação da marca em mercados internacionais. Personalidade da marca. Percepção de marca e valor no mercado global. Gestão de branding e de brand equity. Environmental, Social and Governance (ESG) e impacto sobre a percepção e o valor da marca.
Quarta revolução industrial e importância dos BIS. Revoluções industriais. Digitalização do Comex e da logística internacional. Importância dos BIs. Conceitos de inteligência competitiva. Bases de dados nacionais e internacionais relacionadas ao comércio exterior. Bases de dados internacionais: United Nations Conference on Trade and Development (Unctad); World Trade Organization (WTO); Banco Mundial; Organização das Nações Unidas (ONU). Bases de dados nacionais: Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq); ComexStat. Construção e análise da evolução e do perfil do comércio exterior brasileiro por meio dos BIs. Compreensão das variáveis que influenciam o setor por meio dos BIs. Fundamentos do setor: oferta versus demanda, utilizações, custos, sazonalidade, entre outros. Efeitos da pandemia. Tomada de decisões apoiadas por BIs.
Análise de valor monetário no tempo. Mercados financeiros internacionais. Mercados de derivativos. Planejamento financeiro. Emissões internacionais. Alavancagem e abertura de capital.
Liderança em ambientes multiculturais, integrando processos e pessoas. Desenvolvimento de equipes multiculturais. Gestão da diversidade. Administração de conflitos interculturais.
Ecossistema de empreendedorismo internacional. Cultura empreendedora e inovação. Fontes de financiamento e apoio às startups com atuação nos negócios internacionais. Desenvolvimento de um modelo de negócio em mercado-alvo no exterior.
Conceito de capitalismo de stakeholders. Impactos nos negócios. Conceito de ESG. Papel dos investidores. Gestão de riscos. Governança ESG. Cadeia de suprimentos sustentável. Meio ambiente e mudanças climáticas. Socialmente sustentável. Barreiras comerciais. Mercado de carbono, metano e “imposto de carbono”. Impacto nas negociações internacionais.
Estratégia empresarial e competitividade. Análises setoriais e do macroambiente internacional de negócios. Resource-Based Theory (RBT). Estratégia internacional.
Conceito de geopolítica e a sua relação com a administração. Relação entre geopolítica e administração. Noções fundamentais sobre os principais temas e atores da geopolítica atual. Modelos de análise geopolítica: crise reversível da unipolaridade ocidental e multipolaridade. Eventos geopolíticos e o seu impacto na administração. Vieses cognitivos na análise geopolítica. Cenários geopolíticos e o seu uso em estratégia empresarial.
Importância das estratégias competitivas das Cadeias Globais de Valor (CGV). Análise de cenários de competividade globais: ambiente econômico, político, legal e regulatório, bem como infraestrutura. Desenvolvimento do ecossistema de fornecedores globais. CGV impulsionando as organizações, a comunidade e o planeta. Gerenciamento global de inventários e avaliação da estratégia de acordo com ciclo de vida do produto. Estratégias de entrada nos mercados. Total Cost of Ownership (TCO). Estratégias de postponement. Análise e avaliação de cenários para as decisões de make or buy. Estruturação de business case. Desenvolvimento de fornecedores e gestão de contratos internacionais. Oportunidades e riscos associados. Coordenação de redes de suprimentos internacionais. Tomada de decisões apoiadas em informações qualitativas e quantitativas. Gestão do processo. Entendimento de cultura, crenças e aspectos comportamentais.
Teorias de internacionalização de empresas. Modelos e estratégias de entrada no mercado-alvo no exterior. Estrutura organizacional competitiva na internacionalização de negócios. Internacionalização: estudo de casos de empresas brasileiras internacionalizadas.
Infraestrutura de transportes voltada para as operações de comércio exterior. Sistema portuário. Sustentabilidade. Programa de Parcerias de Investimentos (PPI). Investimentos portuários. Investimentos ferroviários. Concessões aeroportuárias. Operações logísticas em projetos de comércio exterior. Agentes da cadeia de distribuição física internacional. Seguro de transporte internacional. Custos logísticos na formação dos preços de exportação. Custos logísticos na formação dos custos de importação. Multimodalidade e competitividade. Matriz de transportes brasileira. Conectividade do modal aquaviário com a hinterlândia por meio dos diferentes modais. Transporte aéreo de cargas e as suas conexões.
Análise do macro e do microambiente de marketing internacional. Segmentação e posicionamento estratégico no mercado-alvo. Desenvolvimento do marketing-mix nos negócios internacionais. Marketing digital nos negócios internacionais.
Competências pessoais e profissionais de um negociador internacional. Aspectos culturais e organizacionais em negociação internacional. Processo de negociações corporativas internacionais. Abordagens negociais em ambientes internacionais para a implementação de um acordo sustentável.
Sistema administrativo, cambial e fiscal do comércio exterior brasileiros: órgãos e atividades. Estrutura tributária e principais regimes aduaneiros no Brasil. Mercado de câmbio e as suas operações nas exportações e nas importações. Modelos de gerenciamento das atividades operacionais nas exportações e nas importações.
A disciplina abordará conteúdos relacionados ao módulo Estratégia.
A disciplina abordará conteúdos relacionados ao módulo Marketing e Negócios Internacionais.
A disciplina abordará conteúdos relacionados ao módulo Operações Internacionais.
Quem pode fazer?
O MBA em Gestão: Comércio Exterior e Negócios Internacionais é recomendado para:
profissionais de organizações com operações no exterior ou que almejam engajamento em negócios internacionais;
profissionais que desejam atuar nas áreas de comércio exterior, economia e finanças internacionais, câmbio, logística internacional e negócios internacionais.
Pré-requisitos
Tempo mínimo de conclusão de graduação: três anos;
Tempo mínimo de experiência profissional: três anos.
Certificação
Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Coordenação do Curso
Alexandre Pignanelli
Professor e pesquisador da Fundação Getulio Vargas. Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Unicamp e doutorado em Administração de Empresas pela Fundação Getulio Vargas. É Vice Coordenador do Centro de Desenvolvimento de Ensino e Aprendizagem (CEDEA) da FGV-EAESP, área responsável pela difusão e suporte às práticas pedagógicas da escola, e atua diretamente na coordenação do sistema de Garantias de Aprendizagem (Assurance of Learning – AoL). Pesquisador do GVcelog – Centro de Excelência em Logística e Supply Chain da Fundação Getulio Vargas. Seus temas de interesse incluem logística e cadeias de suprimentos, gestão da qualidade, otimização de processos, operações, forecasting, a aplicação de métodos quantitativos à administração e o desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem. Antes de dedicar-se à academia desenvolveu uma carreira de 10 anos como consultor de empresas no Brasil e no exterior, em projetos nas áreas de otimização de processos, logística, gestão da qualidade e estratégia de operações em empresas como Caterpillar, Novartis, Bunge, BHP Billiton, Eaton, Linde Gases, FG Wilson e Würth.
Diferenciais do ISAE/FGV
Networking
Trocas de experiências com profissionais renomados e professores experientes.
Currículo
Oportunidade de ter a chancela da FGV no seu Currículo e se diferenciar no mercado.
Eventos
Participe dos eventos da FGV em Curitiba de forma gratuita.
Educação continuada
Descontos especiais em outros programas do ISAE/FGV.
Corpo Docente
Professores com vivência acadêmica e de mercado.
Estrutura
A estrutura completa do ISAE/FGV para trabalhar, estudar e consulte valores especiais para eventos.
Ainda não tem certeza?
Converse com um de nossos consultores educacionais no WhatsApp e tire suas dúvidas