MBA em Gestão: Agronegócios

MBA em Gestão: Agronegócios

Desenvolver ações e estratégias para um negócio é uma ação que requer conhecimento variado e multidisciplinar. Sendo assim, o MBA em Gestão: Agronegócios proporciona ao aluno o desenvolvimento de várias competências, como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisões importantes para a empresa; conhecimentos especializados relevantes para a sua atuação nesse setor específico da economia; pleno entendimento das particularidades do agronegócio; e ferramentas adequadas para fazer a diferença. Este programa apresenta uma abordagem moderna, com a discussão de casos e conceitos atualizados, sempre conduzidos por professores com comprovada atuação no agronegócio.

Você irá adquirir

Você vai adquirir:

  • entendimento sobre aspectos relacionados a economia e finanças no agronegócio – cenários macroeconômicos, formação de preços, matemática financeira, custos e riscos no agronegócio, avaliação de empresas e projetos agroindustriais;
  • conhecimento sobre tópicos específicos do agronegócio brasileiro – cadeias produtivas, inserção internacional, meio ambiente, logística empresarial, inovação, empreendedorismo, governança, sucessão;
  • ampla visão sobre gestão e estratégia no agronegócio – economia de empresas, gestão de pessoas, marketing e gestão de vendas, financiamento, posicionamento estratégico e direito empresarial.

Disciplinas

  • Avaliação econômica de projetos no agronegócio
    Análise econômica e financeira de empresas e projetos agroindustriais. Critérios de decisão sobre investimento. Avaliação de alternativas de investimento. Análise das variáveis de risco do investimento.
  • Agricultura 4.0: gestão estratégica, inovação e empreendedorismo
    Gestão da inovação de produtos e processos. Planejamento de adoção de tecnologias digitais. Tendências de empreendedorismo e inovação e os seus impactos no agronegócio. Gestão de contratos e novos modelos de negócio. Papel das startups no agronegócio e os/as seus/suas agentes de fomento.
  • Conceitos e ferramentas para análise de preços agrícolas
    Conceito de mercado com base na teoria microeconômica. Curvas de oferta e demanda. Equilíbrio de mercado. Principais estruturas de mercado presentes no universo do agronegócio: concorrência perfeita e concorrência imperfeita. Elasticidade em economia. Principais elasticidades de demanda e de oferta. Elasticidade preço e elasticidade renda no contexto de produtos agropecuários. Principais instrumentos de política agrícola. Justificativas de regulação específica em mercados agropecuários. Técnicas estatísticas para a projeção de preços. Especificidades sazonais dos preços agropecuários. Construção de cenários para o comportamento dos preços como base em tendência e sazonalidade.
  • Direito empresarial no agronegócio
    Conceitos iniciais do direito do agronegócio. Formas de organização societária e contratos típicos e atípicos. Novo sistema de financiamento privado do agronegócio brasileiro: principais instrumentos, garantias, formalização e questões jurídicas relevantes. Imposto de renda na atividade rural. Imposto sobre a propriedade territorial rural (ITR). Tributos incidentes sobre a receita bruta da atividade rural. Contribuições previdenciárias aplicáveis ao agronegócio. Relações de trabalho e encargos trabalhistas aplicáveis ao setor. Instrumentos e garantias nas operações de financiamento no agronegócio. Recuperação judicial do/a produtor/a rural.
  • Estratégia corporativa e de negócios
    Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
  • Empreendedorismo e gestão da inovação
    Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
  • Estratégias de marketing
    Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
  • Economia dos negócios
    Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
  • Financiamento do agronegócio
    Inserção do financiamento do agronegócio público e privado no Sistema Financeiro Nacional. Crédito rural bancário e crédito privado de empresas exportadoras e bancos. Títulos privados de emissão do agronegócio, os seus atores e as suas responsabilidades. Funcionamento dos veículos privados de crédito e investimento. Inserção dos títulos verdes nos modelos de financiamento. Simulações de racionalização do crédito entre as alternativas de financiamento.
  • Finanças corporativas
  • Gestão de custos no agronegócio
    Diferentes visões de custo para a economia. Gastos, perdas e investimentos. Diferenças entre resultados do negócio e informações dos produtos. Contabilidade de custos: contabilidade fiscal e gerencial, conceitos gerais da contabilidade. Relação entre o balanço patrimonial e o demonstrativo do resultado do exercício com a gestão de custos. Métodos de custeamento. Custeio como apoio à tomada de decisão gerencial de curto, médio e longo prazo. Decisões baseadas em custos: lucro econômico e lucro contábil, margem de contribuição, ponto de equilíbrio, margem de segurança e análise das relações entre custo volume e lucro.
  • Gestão de projetos
    Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.
  • Gestão de riscos no agronegócio
    Aspectos econômico das principais commodities agropecuárias. Diferentes riscos financeiros nos negócios da organização. Hedge de preços. Contratos futuros e opções negociados em bolsa brasileira e internacional. Mitigação do risco de mercado. Derivativos para todos os/as agentes da cadeia produtiva e comercial.
  • Inserção internacional do agronegócio brasileiro
    Evolução histórica do agronegócio brasileiro. Crescimento do agronegócio nacional e acesso aos mercados mundiais. Negociações agrícolas mundiais como processo para ampliação dos mercados. Tendências mundiais da produção e consumo. Globalização e formação de blocos econômicos. Perfis dos negociadores na cadeia global de valor. Atribuições da Organização Mundial do Comércio (OMC). Estratégias governamentais e integração com o setor produtivo no Brasil.
  • Jogo de negócios
    Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.
  • Liderança e gestão de equipes
    Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
  • Meio ambiente e agronegócio
    Desenvolvimento e meio ambiente. Sustentabilidade. Economia e agricultura de baixo carbono. Legislação ambiental no Brasil. Licenciamento ambiental e Código Florestal. Indicadores e relatórios de sustentabilidade. Desafios tecnológicos. Certificação e mercados sustentáveis. Pagamento por serviços ambientais e agroenergia. Oportunidades de negócios na sustentabilidade.
  • Transformação digital
    Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.

Quem pode fazer?

MBA em Gestão: Agronegócio é recomendado para profissionais que:

  • trabalham ou desejam trabalhar com agronegócio;
  • alcançaram ponto na carreira que os obriga a atingir novos níveis de formação acadêmica.

Pré-requisitos

  • Tempo mínimo de conclusão de graduação: dois anos;
  • Tempo mínimo de experiência profissional: três anos.

Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de conclusão de graduação. A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.

Certificação

Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Coordenação do Curso

Felippe Cauê Serigati
Felippe Serigati
Doutor e mestre em economia pela Fundação Getulio Vargas (FGV/SP) e bacharel em ciências econômicas pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Foi visiting scholar na Universidade da Califórnia, Berkeley, e pesquisador do Núcleo de Economia Agrícola (NEA) do Instituto de Economia da Unicamp e atuou como assessor econômico na Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo. No momento, é professor de cursos de MBA da FGV, pesquisador do GV Agro e colaborador da Revista Agroanalysis. Tem artigos e livros publicados na área.

Diferenciais do MBA ISAE/FGV

Networking Cursos ISAE Escola de Negócios

Networking

Trocas de experiências com profissionais renomados e professores experientes.

Perfil Cursos ISAE Escola de Negócios

Currículo

Oportunidade de ter a chancela da FGV no seu Currículo e se diferenciair no mercado.

Eventos Cursos ISAE Escola de Negócios

Eventos

Participe dos eventos da FGV em Curitiba de forma gratuita.

Educação Continuada Cursos ISAE Escola de Negócios

Educação continuada

Descontos especiais em outros programas do ISAE/FGV.

Perspectivação Cursos ISAE Escola de Negócios

Indique e Ganhe

Indique amigos para estudar no ISAE/FGV e ganhe bônus em dinheiro.

Alumni Cursos ISAE Escola de Negócios

Estrutura

A estrutura completa do ISAE/FGV para trabalhar, estudar e consulte valores especiais para eventos.

Destinados a profissionais que buscam se aprimorar e assumir um novo patamar em suas carreiras ou até mesmo mudar de área de atuação, os programas de Pós-graduação e MBA ISAE/FGV são desenvolvidos pelos professores e pesquisadores das Escolas da Fundação Getulio Vargas e aliam a tradição e a vanguarda acadêmica da Fundação Getulio Vargas às mais novas práticas do mercado, preparando os profissionais para os desafios do mundo contemporâneo.