MBA em Economia Comportamental

MBA em Economia Comportamental

No decorrer das disciplinas, você obterá familiarização com os principais estudos na área, as lições aprendidas e as limitações e implicações, tanto em relação à tomada de decisão individual quanto em relação à tomada de decisão governamental ou empresarial.

Você irá adquirir

Você irá adquirir:
  • conhecimento sobre os principais insights, conceitos e ferramentas das ciências comportamentais para a tomada de decisão por parte dos agentes econômicos;
  • visão ampla sobre a aplicação dos conceitos e das ferramentas dessa área de conhecimento em diferentes contextos, entre os quais podemos citar comportamento do consumidor, estratégias de marketing, finanças, estratégias de negociação, mercado de seguros, gestão empresarial e pesquisas em geral que envolvam o comportamento humano.

Acesse o cronograma completo do curso.

Disciplinas

  • Ciências Comportamentais e Percepção de Risco

    Introdução ao mercado de seguros. Mercado de seguros: anomalias do lado da demanda. Mercados de seguros: anomalias do lado da oferta. Futuro do mercado de seguros.
  • Comportamento do Consumidor

    Comportamento do consumidor e estratégia de marketing. Influências externas. Influências internas. Processo de decisão de consumo.
  • Decisões Estratégicas em Organizações

    Introdução às decisões estratégicas empresariais. Excesso de confiança. Influências motivacionais e emocionais na tomada de decisões. Negociação.
  • Design Thinking e as Ciências Comportamentais

    Design thinking: princípios, métodos e processos. Co-criação: desafios e oportunidades. Abordagem cognitiva do processo de design.
  • Economia Comportamental e Funcionamento dos Mercados

    Funcionamento dos mercados sob a perspectiva da economia comportamental. Mercado de trabalho: oferta de mão de obra, produtividade e qualidade do trabalho. Economia comportamental e o mercado imobiliário. Economia comportamental, ciclo de vida e decisões de poupança.
  • Economia Comportamental, Neuromarketing e Decisões de Consumo

    Neuromarketing: conceitos básicos. Neuromarketing e estratégias de marketing. Economia comportamental, influências internas e decisões de consumo. Heurística nas decisões de consumo.
  • Economia Comportamental e Políticas Públicas

    Políticas públicas: conceitos básicos. Políticas públicas, incentivos e comportamento dos agentes econômicos. Arquitetura da escolha: a importância do contexto.
  • Economia Empresarial e Comportamento dos Agentes Econômicos

    Modelo de oferta e demanda. Políticas públicas e seus efeitos nos mercados. Comportamento das empresas e estrutura de mercado. Economia do setor público.
  • A Economia no Laboratório: Experimentos Econômicos e as Ciências Comportamentais

    Economia experimental: princípios básicos e conceitos. Experimentos e a psicologia da tomada de decisões. Experimentos e preferências sociais. Experimentos e decisões financeiras.
  • Economia e Psicologia

    Economia Comportamental: história e controvérsias. Heurística e escolhas complexas. Utilidade e preferências do consumidor. Percepção de risco, contabilidade mental e framing. Papel das emoções. Preferências sociais.
  • Finanças Comportamentais II

    Neuroeconomia e finanças comportamentais. Experimentos em finanças comportamentais. Oficina de experimentos em finanças comportamentais.
  • Finanças Comportamentais I

    Eficiência de mercados: definição, evidências e críticas. Economia comportamental e psicologia dos investidores. Anomalias existentes no mercado financeiro.
  • Neuroeconomia

    Neurociências e Neuroeconomia. Fundamentos psicológicos e neurais das preferências econômicas. Mecanismos neurais da escolha. Preferências sociais.
  • Psicologia dos Incentivos

    Visão econômica dos incentivos. Incentivos monetários e não-monetários. Capital social.
  • Teoria dos Jogos Aplicada às Ciências Comportamentais

    Princípios básicos de teoria dos jogos. Problemas de coordenação. Reputação e sinalização. Escolhas intertemporais.
  • Avaliação de Empresas

    Conceito de Valor. Método de fluxo de caixa descontado (FCD). Fluxos de caixa e taxa de desconto. Método da avaliação por múltiplos. Método da avaliação dos direitos contingenciais. EVA, Fusões e Aquisições.
  • Finanças Corporativas

    Visão geral de finanças. Relação risco versus retorno. Determinação dos Fluxos de Caixa. Fundamentos de avaliação de Empresas. Indicadores básicos para análise de viabilidade de investimentos.
  • Matemática Financeira

    Relações fundamentais e taxa de juros. Regime de juros simples e de juros compostos. Séries Uniformes de pagamento. Sistemas de amortização de dívidas. Desconto de títulos e duplicatas. VPL e TIR.

Quem pode fazer?

Recomendado para profissionais que são gestores ou especialistas, com atuação nas áreas de Finanças, Marketing, Recursos Humanos e Estratégia Corporativa, nas esferas pública e privada, no terceiro setor e pesquisadores que desejam aprofundar-se nas áreas de ciências comportamentais e experimentais.

Pré-requisitos

  • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
  • Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos

Certificação

Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Coordenação do Curso

Escola Brasileira de Economia e Finanças

Diferenciais do MBA ISAE/FGV

Networking Cursos ISAE Escola de Negócios

Networking

Trocas de experiências com profissionais renomados e professores experientes.

Perfil Cursos ISAE Escola de Negócios

Currículo

Oportunidade de ter a chancela da FGV no seu Currículo e se diferenciair no mercado.

Eventos Cursos ISAE Escola de Negócios

Eventos

Participe dos eventos da FGV em Curitiba de forma gratuita.

Educação Continuada Cursos ISAE Escola de Negócios

Educação continuada

Descontos especiais em outros programas do ISAE/FGV.

Perspectivação Cursos ISAE Escola de Negócios

Indique e Ganhe

Indique amigos para estudar no ISAE/FGV e ganhe bônus em dinheiro.

Alumni Cursos ISAE Escola de Negócios

Estrutura

A estrutura completa do ISAE/FGV para trabalhar, estudar e consulte valores especiais para eventos.

Destinados a profissionais que buscam se aprimorar e assumir um novo patamar em suas carreiras ou até mesmo mudar de área de atuação, os programas de Pós-graduação e MBA ISAE/FGV são desenvolvidos pelos professores e pesquisadores das Escolas da Fundação Getulio Vargas e aliam a tradição e a vanguarda acadêmica da Fundação Getulio Vargas às mais novas práticas do mercado, preparando os profissionais para os desafios do mundo contemporâneo.