O MBA FGV em Gestão: Industrial é voltado para uma das áreas que mais buscam melhorias contínuas da qualidade e da produtividade dentro de uma empresa.
Você será capacitado para reduzir custos e despesas operacionais e, ao mesmo tempo, gerar lucratividade e vantagens competitivas para as organizações.
Você irá adquirir
Você vai adquirir:
visão holística das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa;
conhecimentos técnicos e habilidades para se tornar gestor líder na sua empresa ou no próprio negócio;
capacidade de relacionar teorias à prática de gestão por meio de um jogo de negócios;
autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira;
visão estratégica e habilidades de gestão, construindo as competências técnicas fundamentais à formação de um líder;
conhecimento aprofundado sobre gestão da produção, inclusive com experiências práticas e prospecção de caminhos futuros;
capacidade de utilizar e adequar técnicas em variados ambientes de produção, considerando aspectos econômicos, organizacionais e humanos e visando aumentar a lucratividade e a competitividade da empresa;
visão estratégica quanto à contribuição da gestão de operações para gerar vantagens competitivas em relação a qualidade, custo, velocidade, pontualidade e flexibilidade.
Disciplinas
A Gestão Estratégica de Curto Prazo e a Ferramenta APS
Interligando estratégias e decisões do dia a dia: o papel dos sistemas avançados de planejamento. Sequenciamento da produção. Programação das atividades na produção sob encomenda. Processos de implantação de sistemas avançados de planejamento na indústria: fatores críticos de sucesso. Advanced Production Scheduling.
Economia dos negócios
Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Empreendedorismo e gestão da inovação
Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Estratégia corporativa e de negócios
Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
Estratégias de marketing
Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
Finanças corporativas
Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).
Gestão de materiais
Do MRP ao SCM, a gestão integrada da cadeia de suprimentos. Abordagem Lean Manufacturing para gestão da cadeia de suprimentos. Dimensionamento de estoques aplicabilidade das diferentes abordagens. Problemas de implantação.
Gestão de operações e transformação digital na indústria 4.0
O escopo da Gestão de Operações. A contribuição das operações para a vantagem competitiva e para o ganho econômico. Indicadores de desempenho (KPIS). As capacidades inovativas da empresa: os sistemas técnico-físicos e suas novas configurações; a capacitação humana e organizacional. Introdução ao Pensamento Enxuto e a Teoria das Restrições. Os diferentes tipos de sistemas de produção e serviços. Fronteiras do conhecimento na área de gestão de operações: os cinco domínios da transformação digital; as tecnologias da quarta revolução industrial; a internet das coisas. Os desafios da produção e da logística no mundo pós Pandemia Covid 19: sustentabilidade econômica, social e ambiental.
Gestão de Processos para a Qualidade dos Produtos
Conceito e contextualização da gestão dos processos e da qualidade. Gestão, modelagem e custos do processo. Indicadores de desempenho e metas. Ferramentas para a qualidade. Abordagens para manutenção de equipamentos: a visão Lean – Total Productive Maintenance (TPM) – e outros métodos. Programas para a gestão da qualidade. Metodologia Seis Sigma. Controle estatístico de processos. Certificados de qualidade e certificação de produtos.
Gestão de projetos
Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.
Jogo de negócios
Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.
Lean manufacturing
Mentalidade enxuta e mudança cultural. Principais ferramentas do Lean para estabelecer o fluxo puxado, nivelado e contínuo. O mapeamento do fluxo de produção. Processo de implantação.
Liderança e gestão de equipes
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Logística integrada na cadeia de suprimentos
Introdução aos fundamentos logísticos. Visão da logística como estratégia e como operação. Os trade-offs tradicionais e contemporâneos: compras, armazenagem e transporte. Escolha dos modais de transporte para cada segmento de mercado. O que buscar através da Distribuição, Tipos de Canais de Distribuição, Estudo do Varejo, Estudo do Atacado e Estudo de Sistemas Atualizados de Apoio à Distribuição. A importância do intermediário na cadeia de suprimentos. Logística verde, logística reversa e economia circular.
Teoria das restrições
Teoria das Restrições para o aperfeiçoamento contínuo dos processos; Cinco passos da Teoria das Restrições; Gestão do recurso crítico de capacidade; o Método DBR - Drum / Buffer / Rope (Tambor / Pulmão / Corda); Fenômeno das flutuações aleatórias e eventos dependentes.
Throughput accounting
Contabilidade de Ganhos (Throughput accounting) - o processo decisório da Teoria das Restrições; Três medidas globais de desempenho e suas relações matemáticas; Contabilidade de ganhos versus a contabilidade de custos; Critério de maximização ganhos da empresa.
Transformação digital
Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
Workshop de solução de problemas
Metodologia para desenvolvimento de projetos voltados para ganhos de produtividade e competitividade na indústria. Métodos de solução de problemas. As ferramentas de qualidade. A aplicação do A3 em situações reais.
Quem pode fazer?
O MBA em Gestão: Industrial é recomendado para:
profissionais com experiência industrial em produção, manutenção, qualidade, logística e planejamento e;
empreendedores, consultores autônomos e profissionais de outras áreas, que tenham por objetivo obter diferenciais na área de gestão de operações.
Pré-requisitos
Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos
Tempo mínimo de experiência profissional: 3 anos
Maior experiência profissional pode reduzir a necessidade do tempo mínimo de formado. A matrícula nesse curso pode possuir como pré-requisitos de formação e de experiência profissional tempos mínimos superiores aos indicados. Consulte-nos para obter mais detalhes do curso.
Certificação
Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Coordenação do Curso
Pedro de Seixas Corrêa
Pedro de Seixas Corrêa é Doutor em Arquitetura pelo PROARQ/UFRJ, ênfase em Habitação de Interesse Social, Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) e Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador acadêmico da Fundação Getulio Vargas desde 2008 (MBAs Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, Gestão Empresarial, Gestão de Incorporações e Construções Imobiliárias). Professor FGV Management desde 2001. Membro do Conselho Fiscal do Sinduscon-Rio desde 2019. Vice-Presidente de Projetos Especiais do CR Vasco da Gama no período de 2018 a 2022. Desde 2000, Sócio da SEICOR Projetos e Obras Ltda, empresa especializada na coordenação e desenvolvimento de projetos de engenharia e arquitetura. Entre 1991 e 2000 atuou nos setores de orçamento, planejamento de obras.
Diferenciais do MBA ISAE/FGV
Networking
Trocas de experiências com profissionais renomados e professores experientes.
Currículo
Oportunidade de ter a chancela da FGV no seu Currículo e se diferenciair no mercado.
Eventos
Participe dos eventos da FGV em Curitiba de forma gratuita.
Educação continuada
Descontos especiais em outros programas do ISAE/FGV.
Indique e Ganhe
Indique amigos para estudar no ISAE/FGV e ganhe bônus em dinheiro.
Estrutura
A estrutura completa do ISAE/FGV para trabalhar, estudar e consulte valores especiais para eventos.
Destinados a profissionais que buscam se aprimorar e assumir um novo patamar em suas carreiras ou até mesmo mudar de área de atuação, os programas de Pós-graduação e MBA ISAE/FGV são desenvolvidos pelos professores e pesquisadores das Escolas da Fundação Getulio Vargas e aliam a tradição e a vanguarda acadêmica da Fundação Getulio Vargas às mais novas práticas do mercado, preparando os profissionais para os desafios do mundo contemporâneo.