Objetivo
A oficina tem como proposta a elaboração de projetos, partindo dos conceitos fundamentais até a aplicação prática de ferramentas de gestão de projetos utilizando métodos ágeis, aplicados em ambientes reais.
Conteúdo Programático
1. Conceituação de Projetos e Introdução aos Métodos Ágeis
1:1.Contextualização Histórica e Fundamentos
– Conceituação de Projetos e Tipos
– Origem e Evolução dos Métodos Ágeis
– Manifesto Ágil e seus princípios
1.2. Principais Metodologias Ágeis
– Scrum e Kamban
– Recomendações de uso das Metodologias em diferentes tipos de projetos
1.3. Benefícios e Desafios dos Métodos Ágeis em Projetos
– Vantagem para o desenvolvimento em projetos
– Desafios comuns e estratégias de superação
– Times autogerenciáveis e Aspectos comportamentais
- Scrum – Uma Abordagem Detalhada
2.1. Estrutura do Scrum
– Papéis: Scrum Master, Product Owner, Agile Coach, Time de Desenvolvimento
– Artefatos: Product Backlog, Sprint Backlog, Incremento
– Estudo de Casos e Exercícios Práticos
2.2. Eventos Scrum
– Sprint Planing, Daily Scrum, Sprint Review, Sprint Retrospective
– Fluxo de Trabalho durante uma Sprint
– Estudo de Casos e Exercícios Práticos
- Implementação Ágil nas Organizações
3.1. Transformação Ágil
– Estratégias para adoção gradual do Método Ágil
– Cultura organizacional – resiliência X resistência
– Estudo de Casos e Exercícios Práticos em Métodos Ágeis
Facilitadoras: Mônica Esteves e Andrea Lebre
Mônica Esteves
Carreira corporativa com mais de 15 anos na área de Recursos Humanos, liderando grandes projetos, administrando carreiras, formando lideranças e aumentando performances individuais, de equipes e da organização.
Administradora, mestre em Sistemas de Gestão pela qualidade e Graduada em Gestão Estratégica pela UFF. Consultora, Mentora e Coach Empresarial e de carreira. Facilitadora das metodologias de desenvolvimento humano CNV: Comunicação Não Violeta e Metodologias Ativas de Aprendizagem. Instrutora em cursos livres de extensão e pós-graduação. Atua como professora convidada em cursos de pós-graduação / especialização: ISAE/FGV e UCP MBA em Gestão de Recursos Humanos.
Andrea Lebre
Publicitária formada pela UFRJ, Pós-Graduada em Marketing (FGV), MBA em Gestão de Pessoas (UFF), Mestranda em Pegagogias do E-learning (UAB Portugal), Master em Programação Neurolinguística (INAP) e Coach Profissional (CAC International). Com mais de 25 anos de experiência em grandes empresas, como treinadora, consultora e gestora, nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Educação Corporativa, Atração e Seleção, Consultoria Interna e Comunicação.
Autora livro “Networking”, professora IAG PUC e da COPPETEC UFRJ, Descomplica, ISAE entre outros. IBM Champion e graduada no Founder´s Foundation. Arquiteta de experiências de aprendizagem, com atuação diferenciada em processos colaborativos. Atualmente está à frente também da Alcatheia Digital Mentors, uma empresa especializada em aprendizagem conversacional com inteligência artificial.
Metodologia
As oficinas do Perspectivação são dinâmicas e proporcionam um aprendizado interativo de maneira moderna. Acreditamos em uma educação que transforma, e para nós, a utilização de metodologias ativas no decorrer das oficinas e apresentação de ferramentas de aplicabilidade para o dia a dia, são imprescindíveis para tornar o processo de aprendizagem completo e significativo para nossos alunos. O aprendizado só acontece, quando faz sentido e, essa é a nossa proposta!
O MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Agronegócios é estruturado em uma sequência de 18 disciplinas. Entre estas, há 16 disciplinas on-line, incluindo as com temas gerais da Gestão Empresarial e as com temas específicos a agronegócios. Além dessas 16 disciplinas, o curso oferece as disciplinas de abertura e de encerramento, que são estruturadas sob a forma de jogos interdisciplinares, por meio dos quais se tem a oportunidade de interagir e aprender junto com alunos de MBAs de outras áreas de conhecimento da FGV.
São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:
- utilizar ferramentas empresariais para gestão do agronegócio;
- elaborar planos estratégicos;
- avaliar a execução de planos estratégicos;
- empregar informações do próprio negócio e do mercado na tomada de decisão gerencial;
- interpretar como as variáveis econômicas influenciam os mercados agropecuários;
- identificar oportunidades de negócio a partir do entendimento da dinâmica dos mercados internacionais, da influência da pauta ambiental e da utilidade de tecnologias digitais voltadas ao agronegócio;
- avaliar a viabilidade econômica de projetos no agronegócio a fim de selecionar aqueles com maior potencial de remunerar o investimento.
Desenvolver ações e estratégias para um negócio requer profundo conhecimento multidisciplinar. O Marketing e Mídias Digitais proporciona a você o desenvolvimento de competências como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisão, habilidades fundamentais para o gestor.
Você irá adquirir:
- visão holística e estratégica das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa;
- conhecimentos técnicos e habilidades para tornar-se gestor líder em sua empresa e/ou no próprio negócio;
- raciocínio analítico e capacidade de trabalhar em equipe e tomar decisões;
- habilidades pessoais de comunicação e planejamento;
- ferramentas, técnicas e modelos capazes de contribuir para a eficiência do desempenho e competitividade das organizações.
- conhecimento sobre os conceitos e ferramentas de marketing e de gestão de mídias digitais;
- habilidades para trabalhar o desenvolvimento de novos produtos e serviços;
- domínio para a gestão de marketing, considerando os contextos online e off-line.
Ideal pra quer flexibilidade de tempo e local de estudo, o curso é realizado inteiramente a distância, contando apenas com uma atividade presencial no Seminário de Encerramento.
Desenvolver ações e estratégias para um negócio requer profundo conhecimento multidisciplinar. O MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Liderança e Inovação proporciona a você o desenvolvimento de competências como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisão, habilidades fundamentais para o gestor.
Você irá adquirir:
- visão holística e estratégica das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa;
- conhecimentos técnicos e habilidades para tornar-se gestor líder em sua empresa e/ou no próprio negócio;
- autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira;
- raciocínio analítico e capacidade de trabalhar em equipe e tomar decisões;
- habilidades pessoais de comunicação e planejamento;
- ferramentas, técnicas e modelos capazes de contribuir para a eficiência do desempenho e competitividade das organizações;
- amplo leque de soft skills;
- ferramental necessário à inovação nas organizações.
Ideal pra quer flexibilidade de tempo e local de estudo, o curso é realizado inteiramente a distância, contando apenas com uma atividade presencial no Seminário de Encerramento.
Esse MBA tem como principal objetivo capacitar o profissional a atuar de forma estratégica em organizações de diferentes tipos e tamanhos, conquistando e fidelizando clientes em um mercado completo, dinâmico, exigente e de alta competitividade.
Você irá adquirir:
- Competências interpessoais para atuarem num cenário de negócios, que é volátil, incerto, caótico e ambíguo;
- Experiências de mercado e boas práticas comercias e de vendas, considerando a realidade comercial das empresas que vivem em um contexto interconectado;
- Habilidades pessoais e interpessoais que facilitem a liderança de equipes de alto desempenho de vendas.