Objetivo

 

A oficina tem como proposta a elaboração de projetos, partindo dos conceitos fundamentais até a aplicação prática de ferramentas de gestão de projetos utilizando métodos ágeis, aplicados em ambientes reais.

 

Conteúdo Programático

 

1. Conceituação de Projetos e Introdução aos Métodos Ágeis

 

1:1.Contextualização Histórica e Fundamentos

– Conceituação de Projetos e Tipos

– Origem e Evolução dos Métodos Ágeis

– Manifesto Ágil e seus princípios

 

1.2. Principais Metodologias Ágeis

– Scrum e Kamban

– Recomendações de uso das Metodologias em diferentes tipos de projetos

 

1.3. Benefícios e Desafios dos Métodos Ágeis em Projetos

– Vantagem para o desenvolvimento em projetos

– Desafios comuns e estratégias de superação

– Times autogerenciáveis e Aspectos comportamentais

  1. Scrum – Uma Abordagem Detalhada

 

2.1. Estrutura do Scrum

– Papéis: Scrum Master, Product Owner, Agile Coach, Time de Desenvolvimento

– Artefatos: Product Backlog, Sprint Backlog, Incremento

– Estudo de Casos e Exercícios Práticos

 

2.2. Eventos Scrum

– Sprint Planing, Daily Scrum, Sprint Review, Sprint Retrospective

– Fluxo de Trabalho durante uma Sprint

– Estudo de Casos e Exercícios Práticos

 

  1. Implementação Ágil nas Organizações

3.1. Transformação Ágil

– Estratégias para adoção gradual do Método Ágil

– Cultura organizacional – resiliência X resistência

– Estudo de Casos e Exercícios Práticos em Métodos Ágeis

 

 

Facilitadoras: Mônica Esteves e Andrea Lebre

 

Mônica Esteves

Carreira corporativa com mais de 15 anos na área de Recursos Humanos, liderando grandes projetos, administrando carreiras, formando lideranças e aumentando performances individuais, de equipes e da organização.

Administradora, mestre em Sistemas de Gestão pela qualidade e Graduada em Gestão Estratégica pela UFF.  Consultora, Mentora e Coach Empresarial e de carreira.  Facilitadora das metodologias de desenvolvimento humano CNV: Comunicação Não Violeta e Metodologias Ativas de Aprendizagem. Instrutora em cursos livres de extensão e pós-graduação.  Atua como professora convidada  em cursos de pós-graduação / especialização: ISAE/FGV e UCP MBA em Gestão de Recursos Humanos.

 

Andrea Lebre

Publicitária formada pela UFRJ, Pós-Graduada em Marketing (FGV), MBA em Gestão de Pessoas (UFF), Mestranda em Pegagogias do E-learning (UAB Portugal), Master em Programação Neurolinguística (INAP) e Coach Profissional (CAC International).  Com mais de 25 anos de experiência em grandes empresas, como treinadora, consultora e gestora, nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Educação Corporativa, Atração e Seleção, Consultoria Interna e Comunicação.

Autora livro “Networking”, professora IAG PUC e da COPPETEC UFRJ,  Descomplica, ISAE entre outros.  IBM Champion e graduada no Founder´s Foundation.  Arquiteta de experiências de aprendizagem, com atuação diferenciada em processos colaborativos. Atualmente está à frente também da Alcatheia Digital Mentors, uma empresa especializada em aprendizagem conversacional com inteligência artificial.

 

Metodologia

 

As oficinas do Perspectivação são dinâmicas e proporcionam um aprendizado interativo de maneira moderna. Acreditamos em uma educação que transforma, e para nós, a utilização de metodologias ativas no decorrer das oficinas e apresentação de ferramentas de aplicabilidade para o dia a dia, são imprescindíveis para tornar o processo de aprendizagem completo e significativo para nossos alunos. O aprendizado só acontece, quando faz sentido e, essa é a nossa proposta!

MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Agronegócios é estruturado em uma sequência de 18 disciplinas. Entre estas, há 16 disciplinas on-line, incluindo as com temas gerais da Gestão Empresarial e as com temas específicos a agronegócios. Além dessas 16 disciplinas, o curso oferece as disciplinas de abertura e de encerramento, que são estruturadas sob a forma de jogos interdisciplinares, por meio dos quais se tem a oportunidade de interagir e aprender junto com alunos de MBAs de outras áreas de conhecimento da FGV.

São competências a serem desenvolvidas ao longo do curso:

  • utilizar ferramentas empresariais para gestão do agronegócio;
  • elaborar planos estratégicos;
  • avaliar a execução de planos estratégicos;
  • empregar informações do próprio negócio e do mercado na tomada de decisão gerencial;
  • interpretar como as variáveis econômicas influenciam os mercados agropecuários;
  • identificar oportunidades de negócio a partir do entendimento da dinâmica dos mercados internacionais, da influência da pauta ambiental e da utilidade de tecnologias digitais voltadas ao agronegócio;
  • avaliar a viabilidade econômica de projetos no agronegócio a fim de selecionar aqueles com maior potencial de remunerar o investimento.

Desenvolver ações e estratégias para um negócio requer profundo conhecimento multidisciplinar. O Marketing e Mídias Digitais proporciona a você o desenvolvimento de competências como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisão, habilidades fundamentais para o gestor.

 

Você irá adquirir:

  • visão holística e estratégica das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa;
  • conhecimentos técnicos e habilidades para tornar-se gestor líder em sua empresa e/ou no próprio negócio;
  • raciocínio analítico e capacidade de trabalhar em equipe e tomar decisões;
  • habilidades pessoais de comunicação e planejamento;
  • ferramentas, técnicas e modelos capazes de contribuir para a eficiência do desempenho e competitividade das organizações.
  • conhecimento sobre os conceitos e ferramentas de marketing e de gestão de mídias digitais;
  • habilidades para trabalhar o desenvolvimento de novos produtos e serviços;
  • domínio para a gestão de marketing, considerando os contextos online e off-line.

 

Ideal pra quer flexibilidade de tempo e local de estudo, o curso é realizado inteiramente a distância, contando apenas com uma atividade presencial no Seminário de Encerramento.

Desenvolver ações e estratégias para um negócio requer profundo conhecimento multidisciplinar. O MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Liderança e Inovação proporciona a você o desenvolvimento de competências como liderança, estratégia, capacidade de planejamento e tomada de decisão, habilidades fundamentais para o gestor.

 

Você irá adquirir:

  • visão holística e estratégica das atividades empresariais, com foco na criação de valor para a empresa;
  • conhecimentos técnicos e habilidades para tornar-se gestor líder em sua empresa e/ou no próprio negócio;
  • autoconhecimento de competências comportamentais, tornando-o apto a elaborar um projeto de carreira;
  • raciocínio analítico e capacidade de trabalhar em equipe e tomar decisões;
  • habilidades pessoais de comunicação e planejamento;
  • ferramentas, técnicas e modelos capazes de contribuir para a eficiência do desempenho e competitividade das organizações;
  • amplo leque de soft skills;
  • ferramental necessário à inovação nas organizações.

 

Ideal pra quer flexibilidade de tempo e local de estudo, o curso é realizado inteiramente a distância, contando apenas com uma atividade presencial no Seminário de Encerramento.

Esse MBA tem como principal objetivo capacitar o profissional a atuar de forma estratégica em organizações de diferentes tipos e tamanhos, conquistando e fidelizando clientes em um mercado completo, dinâmico, exigente e de alta competitividade.

 

Você irá adquirir:

  • Competências interpessoais para atuarem num cenário de negócios, que é volátil, incerto, caótico e ambíguo;
  • Experiências de mercado e boas práticas comercias e de vendas, considerando a realidade comercial das empresas que vivem em um contexto interconectado;
  • Habilidades pessoais e interpessoais que facilitem a liderança de equipes de alto desempenho de vendas.
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