O curso de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Sustentabilidade visa o aprofundamento do conhecimento específico em gestão ambiental e sustentabilidade, visando atender à crescente demanda de profissionais especializados em sustentabilidade ambiental, econômica e social, tanto no setor produtivo quanto nas administrações públicas e no setor não governamental.

 

Você irá adquirir:

  • capacitação para a atuação com gestão ambiental e de sustentabilidade em atividades, projetos e programas, tanto do setor privado quanto de órgãos governamentais;
  • conhecimentos a partir de uma abordagem interdisciplinar e holística da questão ambiental e da sustentabilidade, visando uma gestão integrada dos recursos ambientais;
  • ferramentas para a compreensão e análise das questões ambientais e sua relação com as questões econômicas, tecnológicas e sociais do desenvolvimento sustentável, que permitam transformar os desafios e restrições ambientais em oportunidades de negócios.

 

O curso conta com um seminário presencial de encerramento. A presença é obrigatória e não há reposição para esta atividade. Os alunos que não comparecerem deverão realizar a disciplina em nova oportunidade de acordo com o calendário de oferta de Cumprimento.

Objetivo

 

Demonstrar e esclarecer que o Excel não é apenas uma calculadora diferenciada, mas que deve ser utilizado como uma ferramenta eficiente e eficaz na resolução de demandas pessoais e empresariais relacionados a diversos cenários, inclusive de projetos e de investimentos e suas de funções financeiras para análise de viabilidade.

 

Conteúdo Programático

 

– Banco de Dados;

– Validação de Dados;

– Testes de Hipótese;

– Tabelas Dinâmicas;

– Criação de Macros;

– Criando e Gerenciando Cenários;

– Análise de Cenários e Análise de Sensibilidade;

– Fluxo de Caixa Incremental;

– Planilhas para a Resolução de Exercícios.

 

Facilitador: Professor Edson Miguel Zedebski

 

Bacharel em Administração. Bacharel em Ciências Contábeis. Especialista em Gerência Contábil Financeira e Auditoria. Mestre em Contabilidade e Controladoria. Vasta experiência profissional em empresas de assessoria financeira e contábil. Consultor de empresas. Consultor terceirizado do SEBRAE-PR. Atuação em Auditoria e Perícia Contábil. Professor de Ensino Superior e Professor em cursos de Pós-graduação em várias cidades do Território Nacional.

 

Metodologia

 

As oficinas do Perspectivação são dinâmicas e proporcionam um aprendizado interativo de maneira moderna. Acreditamos em uma educação que transforma, e para nós, a utilização de metodologias ativas no decorrer das oficinas e apresentação de ferramentas de aplicabilidade para o dia a dia, são imprescindíveis para tornar o processo de aprendizagem completo e significativo para nossos alunos. O aprendizado só acontece, quando faz sentido e, essa é a nossa proposta!

 

 

O Núcleo de Direito Tributário da FGV Direito SP convida a todas e todos para webinar com o objetivo de debater o impacto que a Emenda Constitucional nº 132, que reformou a tributação do consumo, pode ter nas medidas de negociação do crédito tributário já estabelecidas, como a transação e a mediação tributárias.

 

Coordenação
Tathiane Piscitelli
Andréa Mascitto
Reginaldo Ângelo dos Santos
Jussandra Hickmann

 

Programação

 

10h – Abertura
Tathiane Piscitelli, professora e coordenadora do Núcleo de Direito Tributário da FGV Direito SP
Andrea Mascitto, professora de Direito Tributário da FGV Direito SP e sócia do Pinheiro Neto Advogados

 

10h30 – Mesa de debates
Debatedores:
Jussandra Hickmann, advogada tributarista, professora e sócia do Hickmann Advogados Associados.
Reginaldo Ângelo dos Santos, mestre em Direito pela EPD SP, especialista em Direito empresarial pela FGV Direito SP e em Direito tributário pela PUC-SP, formação em arbitragem tributária em Lisboa pela FGV Direito SP e advogado tributarista.

 

Palestrantes:
Ivo Marinho de Barros Junior, procurador-chefe da Dívida Ativa do Município do Rio de Janeiro
Alexandre Aboud, procurador do Estado de São Paulo
Juliana Furtado Costa Araújo, professora da FGV Direito SP e procuradora da Fazenda Nacional.
Cristiane Nery, procuradora do Município de Porto Alegre

 

11h30 – Encerramento

 

 

Local: Youtube FGV
Endereço: Transmissão online
Data: 12 Abril 2024
Horário: 10:00
Inscrições: https://evento.fgv.br/webinarreformatributaria1204/

Objetivos

 

– Compreender os fundamentos da transformação digital e sua importância para as organizações através de dinâmicas e discussões interativas.

 

– Identificar os principais impulsionadores da transformação digital e as tendências emergentes, aplicando-os em casos práticos.

 

– Analisar o impacto da transformação digital em diferentes setores e tipos de negócios, por meio de estudos de caso e simulações.

 

– Desenvolver uma visão estratégica para a transformação digital em suas próprias organizações, utilizando ferramentas práticas de planejamento.

 

– Explorar tecnologias emergentes e ferramentas digitais que podem impulsionar a inovação, por meio de demonstrações e exercícios práticos.

 

– Elaborar um plano de ação inicial para iniciar ou acelerar a transformação digital em suas empresas, com orientação prática e feedback.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

– Compreender os fundamentos da transformação digital e sua importância para as organizações através de dinâmicas e discussões interativas.

 

– Identificar os principais impulsionadores da transformação digital e as tendências emergentes, aplicando-os em casos práticos.

 

– Analisar o impacto da transformação digital em diferentes setores e tipos de negócios, por meio de estudos de caso e simulações.

 

– Desenvolver uma visão estratégica para a transformação digital em suas próprias organizações, utilizando ferramentas práticas de planejamento.

 

– Explorar tecnologias disruptivas e ferramentas digitais que podem impulsionar a inovação, por meio de demonstrações e exercícios práticos.

 

– Entender os desafios e as considerações éticas relacionadas à transformação digital, através de debates e reflexões em grupo.

 

– Elaborar um plano de ação inicial para iniciar ou acelerar a transformação digital em suas empresas, com orientação prática e feedback.

 

 

Facilitador: André Telles

 

Especialista em inovação e governos inteligentes, com projetos realizados em parceria com a Prefeitura de Barcelona e o Governo da Catalunha. Autor de sete livros relacionados ao tema da tecnologia e inovação. Professor de Pós-Graduação e palestrante. Na sua atuação governamental, foi Superintendente-Geral de Inovação do Governo do Estado do Paraná e atualmente é Assessor Executivo da Companhia de Tecnologia do Paraná (Celepar). Também é Presidente de Smart Cities da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) e Diretor de inovação da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB-PR).

 

Metodologia

 

As oficinas do Perspectivação são dinâmicas e proporcionam um aprendizado interativo de maneira moderna. Acreditamos em uma educação que transforma, e para nós, a utilização de metodologias ativas no decorrer das oficinas e apresentação de ferramentas de aplicabilidade para o dia a dia, são imprescindíveis para tornar o processo de aprendizagem completo e significativo para nossos alunos. O aprendizado só acontece, quando faz sentido e, essa é a nossa proposta!

 

A FGV EBAPE oferece muitos benefícios exclusivos aos nossos alunos. Dentre eles, a conexão com o mercado de trabalho por intermédio do Núcleo de Estágio e Desenvolvimento de Carreiras (NEDC). Além do acesso contínuo, após formado, a eventos e iniciativas exclusivas para ex-alunos por intermédio do Alumni FGV EBAPE.

Para que você conheça esses benefícios, convidamos para este webinar com a Coordenadora do NEDC, Beralda Lima, a coordenadora do Alumni, Darliny Amorim e o coordenador da Graduação Online Tecnológica, Profº Rodrigo Lamas.

 

Convidadas: Beralda Lima – Coordenadora do NEDC Darliny Amorim – Comunicação e Alumni FGV EBAPE

 

 

Local: Youtube FGV
Endereço: Transmissão Online
Data: 15 Abril 2024
Horário: 18:00
Inscrições: https://evento.fgv.br/got2/

 

De acordo com dados da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), até 2021, havia um total de cooperativas registradas com mais de 18 milhões de cooperados, um aumento de 20% em relação a 2020. Apesar da expressividade desses números, existe uma lacuna de conhecimento sobre as possibilidades e iniciativas cooperativistas.

Com o objetivo de informar e permitir que uma parcela significativa da população brasileira se integre a esse movimento, a Fundação Getulio Vargas, com patrocínio da Credicitrus e do Instituto Credicitrus, concebeu o curso Cooperativismo, um recurso educacional disponível na plataforma virtual de cursos gratuitos da FGV.

No dia 16 de abril, o Webinar | Lançamento do curso gratuito de Cooperativismo, contará com a participação de representantes dos dois parceiros dessa iniciativa. Além de detalhar o processo de elaboração do curso, serão apresentadas as diversas formas de interação com o cooperativismo, seja através da participação em uma cooperativa de crédito, seja na adesão a uma cooperativa profissional ou empreendedora.

 

Participantes:

Maria Tereza de Souza Lima Uchôa – Vice-presidente do Conselho de Administração da Credicitrus

Walmir Fernandes Segatto – CEO da Sicoob Credicitrus

 

Local: Youtube FGV
Endereço: Transmissão Online
Data: 16 Abril 2024
Horário: 19:00
Inscrições: https://evento.fgv.br/cooperativismooeg1604/

Objetivo

 

Capacitar profissionais para implementarem e gerenciarem programas eficazes de diversidade e inclusão (D&I) em suas organizações, alinhando essas iniciativas com estratégias de gestão de pessoas, indicadores de sucesso e práticas de ESG.

 

 

Conteúdo Programático

 

Dia 1: Fundamentos de Diversidade e Inclusão

 

Duração: 3 horas

 

Parte 1: Introdução à Diversidade e Inclusão (45 minutos)

 

– Definição de diversidade e inclusão.

– A importância de D&I no ambiente de trabalho.

– Diversidade e Inclusão como uma ferramenta estratégica de gestão de pessoas, não apenas como defesa de causa.

 

Parte 2: Diversidade, Inclusão e Gestão de Pessoas (45 minutos)

 

– Como a D&I se integra às práticas de gestão de pessoas.

– O papel do profissional de RH na promoção de um ambiente diverso e inclusivo.

– Discussão sobre como a D&I contribui para o desempenho organizacional e a inovação.

 

Parte 3: Introdução aos Grupos de Afinidade (30 minutos)

 

– O que são grupos de afinidade dentro das organizações.

– A importância dos grupos de afinidade para a promoção de D&I.

– Como os grupos de afinidade podem ser gerenciados e apoiados por profissionais de RH.

 

Parte 4: Correlação entre D&I e ESG (30 minutos)

 

– Explicação de como a gestão de D&I se relaciona com os critérios de ESG (Ambiental, Social e Governança).

– A importância de integrar as iniciativas de D&I às estratégias de ESG da empresa.

 

 

Atividade do Dia 1: Workshop Colaborativo (30 minutos)

 

– Atividade em grupo focada em identificar desafios e oportunidades para implementar práticas de D&I no ambiente de trabalho.

– Discussão guiada para troca de ideias sobre como iniciar ou melhorar iniciativas de D&I com foco em gestão de pessoas.

 

 

Dia 2: Implementação e Monitoramento de Programas de D&I

 

Duração: 3 horas

 

Parte 1: Estratégias para Implementação de Programas de D&I (45 minutos)

 

– Como planejar e implementar um programa de D&I na empresa.

– Aplicação de teorias de gerenciamento de projetos na gestão de programas de D&I.

 

Parte 2: Indicadores de Sucesso para Programas de D&I (45 minutos)

 

– Principais indicadores de sucesso para medir a eficácia dos programas de D&I.

– Como coletar, analisar e interpretar dados relacionados a D&I.

 

Parte 3: Sustentabilidade dos Programas de D&I (45 minutos)

 

– Estratégias para manter e evoluir programas de D&I a longo prazo.

– Discussão sobre a importância de criar uma cultura organizacional inclusiva.

 

Parte 4: Ferramentas Práticas para Gestão de D&I (45 minutos)

 

– Apresentação de ferramentas e tecnologias que podem auxiliar no gerenciamento de programas de D&I.

– Como utilizar essas ferramentas para promover a inclusão e gerenciar a diversidade eficazmente.

 

Atividade do Dia 2: Criação de um Plano de Ação para D&I (30 minutos)

 

– Atividade prática para que os participantes elaborem um plano de ação básico para iniciar ou aprimorar a gestão de D&I em suas organizações.

– Apresentação e feedback dos planos em grupos.

 

Facilitador: Rafael Bonfim

 

Consultor e palestrante em diversidade e inclusão com mais de 11 anos de experiência em fornecer soluções para empresas, líderes e equipes para criar e implementar programas de D&I bem-sucedidos. Experiência como mentor e conselheiro sênior do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, da a FIEP, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná. MBA em Gerenciamento de Projetos. MBA, Gestão Social e Desenvolvimento Sustentável. Especialização em Sustentabilidade e Empreendedorismo. Graduação, Comunicação Social – Jornalismo. Professor de diversidade e inclusão, gestão de pessoas e cultura, comunicação empresarial e gestão de projetos. Cofundador do Instituto Nossa Casa, um local para falar sobre paralisia cerebral, e membro de vários grupos e associações que promovem a diversidade e inclusão em diferentes setores e campos.

 

Ao longo das décadas, o Brasil passou por várias reformas dedicadas a aperfeiçoar o Sistema Tributário Brasileiro, especialmente no campo da tributação sobre o consumo, isso é, sobre bens e serviços. Recentemente, foi a provada a Emenda à Constituição n. 132 de 2023, que trouxe em seu âmago a perspectiva de concretizar, nos termos do parágrafo 3ª do artigo 145 da Constituição, a simplicidade, a transparência, a justiça, a cooperação e a defesa do meio ambiente no Sistema Tributário.  Com a criação de novos tributos e a substituição (futura) de outros, a perspectiva é que a Reforma Tributária (que aguarda materialização infraconstitucional) transforme o Sistema Tributário mundialmente conhecido por sua complexidade em um Sistema Tributário mais justo, mais coerente, mais inclusivo, mais cooperativo, mais transparente, mais simplificado e mais sustentável. Assim, para discorrer sobre as possibilidades, desafios e perspectivas (críticas, inclusive) desse novo ambiente tributário (constitucional e infraconstitucional) que alcança a realidade brasileira, teremos a honra de contar com a participação de renomadas professoras e pesquisadoras, que se dedicarão a refletir sobe as perspectivas (positivas ou negativas) trazidas pela Reforma da Tributação do Consumo no Brasil.

 

 

Local: YouTube FGV
Endereço: Transmissão Online
Data: 17 Abril 2024
Horário: 18:00
Inscrições: https://evento.fgv.br/reforma-tributaria_1704/ 

Objetivos

 

Essa oficina tem por objetivo apresentar os princípios da liderança ágil e influenciadora, combinando teoria, vivência prática e reflexão pessoal.
Ao final da oficina os participantes terão uma compreensão desses conceitos e terão conhecido e experimentado ferramentas e práticas de liderança ágil essenciais ao ambiente organizacional contemporâneo.

 

Conteúdo Programático

 

1: Introdução à Liderança Ágil

1.1 Apresentação Inicial

> Apresentação breve da facilitadora: Ketty Cipullo

> A importância da liderança ágil no cenário empresarial atual


1.2 Fundamentos da Liderança Ágil

> Explicação dos princípios ágeis aplicados à liderança

> Debate sobre as diferenças entre liderança tradicional e liderança ágil

 

2: Habilidades Essenciais do Líder Ágil

2.1 Comunicação Assertiva, Escuta Ativa e Empática
 > Técnicas de comunicação que promovem o entendimento mútuo
> Comunicação não-violenta
> Exercícios práticos de escuta ativa e comunicação empática

2.2 A importância do fator Confiança

> Cultura Organizacional baseada em Confiança

> Segurança Psicológica no ambiente de trabalho

> Ferramenta prática para que a Liderança promova a Confiança


2.3 Desenvolvimento e Gestão de Equipes Autônomas

> Estratégias para criar e apoiar equipes auto-organizadas

> Gestão de indicadores: KPIs e OKRs

> Debate reforçando a importância da confiança e autonomia

 

3: Liderança Influenciadora = Liderança Inspiradora

3.1 Influência Positiva

> Estratégias para influenciar por meio da autoridade e do exemplo

> Estudos de caso de líderes influentes


3.2 Gestão e Desenvolvimento de Talentos

> Feedback positivo e feedback construtivo
> Acompanhamento de performance e apoio no plano desenvolvimento individual

> Case prático (simulação)

4: Aplicação Prática

4.1 Estudo de Caso e Exercício Prático

> Estudo e resolução de um case, aplicando os conceitos e ferramentas aprendidas

> Processamento da atividade final conectando com os principais tópicos apresentados

 

Encerramento

> Considerações finais, reflexões sobre como colocar o aprendizado em prática

> Agradecimentos e encerramento

 

 

Facilitadora: Ketty Cipullo

 


Consultora em Desenvolvimento Organizacional | Professora | Palestrante. Facilitadora de Treinamentos | Mentora e Coach Executiva. Profissional com atuação em grandes indústrias multinacionais ao longo de 20 anos: (Volvo Group/ Votorantim Cimentos /American Axle) nas áreas de Compras & Supply Chain. Experiência executiva em Liderança de Equipes, Planejamento e Estratégia de Negócios, em Projetos de Melhoria Contínua e Inovação e na coordenação de Programas de Desenvolvimento de Pessoas.  Graduada em Relações Internacionais, com MBA em Planejamento e Gestão de Negócios e Pós-graduação em Psicologia Organizacional, Ketty Cipullo também é formada em Coaching Executivo e em Coaching de Carreiras pelo ICI – Integrated Coaching Institute, em programa acreditado pelo ICF – International Coaching Federation.  Professora convidada na ISAE Escola de Negócios. Associada à ABRH-PR (Associação Brasileira de Recursos Humanos) e à AMCHAM (Câmara Americana de Comércio).

 

 

Metodologia

 

As oficinas do Perspectivação são dinâmicas e proporcionam um aprendizado interativo de maneira moderna. Acreditamos em uma educação que transforma, e para nós, a utilização de metodologias ativas no decorrer das oficinas e apresentação de ferramentas de aplicabilidade para o dia a dia, são imprescindíveis para tornar o processo de aprendizagem completo e significativo para nossos alunos. O aprendizado só acontece, quando faz sentido e, essa é a nossa proposta!

 

Objetivo

 

Compreender as principais funções financeiras da calculadora financeira HP12C através de suas teclas multifuncionais, descrever, demonstrar e aplicar com segurança as técnicas e os métodos para obtenção de resultados confiáveis para tomada de decisões que envolvem o valor do dinheiro no tempo.

 

Conteúdo Programático

 

– Setores da HP12 C;

-Teclas multifuncionais, testes de funcionamento e configurações;

– Memória, inserção e remoção de dados, cálculos aritméticos e percentuais;

– Pilha operacional e funções calendário;

– Regime de capitalização composta e cálculos financeiros;

– Taxas equivalentes;

– Regimes de amortização.

 

 

Facilitador: Professor Edson Miguel Zedebski

 

Bacharel em Administração. Bacharel em Ciências Contábeis. Especialista em Gerência Contábil Financeira e Auditoria. Mestre em Contabilidade e Controladoria. Vasta experiência profissional em empresas de assessoria financeira e contábil. Consultor de empresas. Consultor terceirizado do SEBRAE-PR. Atuação em Auditoria e Perícia Contábil. Professor de Ensino Superior e Professor em cursos de Pós-graduação em várias cidades do Território Nacional.

 

Metodologia

As oficinas do Perspectivação são dinâmicas e proporcionam um aprendizado interativo de maneira moderna. Acreditamos em uma educação que transforma, e para nós, a utilização de metodologias ativas no decorrer das oficinas e apresentação de ferramentas de aplicabilidade para o dia a dia, são imprescindíveis para tornar o processo de aprendizagem completo e significativo para nossos alunos. O aprendizado só acontece, quando faz sentido e, essa é a nossa proposta!

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