A FGV, por meio da Coordenação acadêmica do cursos de Pós e MBA em ESG tem o prazer de convidá-lo para o webinar “Planetary Health e ESG: Desafios e enfrentamento das Crises Humanitárias e Climáticas Globais”. Esta iniciativa busca explorar soluções integradas que abordem tanto as crises climáticas quanto as humanitárias através dos prismas da saúde planetária e práticas ESG. Estamos em um momento crucial onde a ação coletiva se faz mais necessária do que nunca.

Neste encontro, vamos discutir como as práticas ESG transcendem as métricas corporativas, atuando como ferramentas poderosas para promover a saúde planetária e responder eficazmente às emergências humanitárias decorrentes de crises climáticas. Abordaremos os desafios de implementar tais práticas de maneira que verdadeiramente beneficiem tanto o ambiente quanto as comunidades ao redor do mundo, especialmente as mais vulneráveis. Também exploraremos o papel crucial das políticas públicas e da governança corporativa na facilitação dessas mudanças.

Adicionalmente, nosso painel de especialistas compartilhará insights sobre como a integração efetiva de estratégias de saúde planetária e ESG pode conduzir a uma resposta mais robusta aos desafios climáticos e humanitários. Este webinar proporcionará uma plataforma para a troca de conhecimentos, estratégias práticas e estudos de caso que ilustram o caminho a seguir. Juntos, buscamos construir um futuro mais sustentável e resiliente, mitigando os impactos das crises e promovendo um desenvolvimento que respeite os limites do nosso planeta.

 

Local: Youtube FGV
Endereço: Transmissão Online
Data: 02 Julho 2024
Horário: 18:00
Inscrições: https://evento.fgv.br/planetaryhealthesg/ 

 

A FGV EBAPE oferece muitos benefícios exclusivos aos nossos alunos. Dentre eles, a conexão com o mercado de trabalho por intermédio do Núcleo de Estágio e Desenvolvimento de Carreiras (NEDC). Além do acesso contínuo, após formado, a eventos e iniciativas exclusivas para ex-alunos por intermédio do Alumni FGV EBAPE.

Para que você conheça esses benefícios, convidamos para este webinar com a Coordenadora do NEDC, Beralda Lima, a coordenadora do Alumni, Darliny Amorim e o coordenador da Graduação Online Tecnológica, Profº Rodrigo Lamas.

Palestrantes:
Beralda Lima – Coordenadora do NEDC
Darliny Amorim – Comunicação e Alumni FGV EBAPE

 

Local: Youtube FGV
Endereço: Transmissão Online
Data: 08 Julho 2024
Horário: 18:00
Inscrições: https://evento.fgv.br/got_0807/

 

O evento irá esclarecer os principais acontecimentos e resultados da reunião de Bonn, como evento preparatório para a COP 29 de Baku sobre o clima. Bonn 2024 negociou pontos importantes do artigo 6 do Acordo de Paris, mecanismo global de carbono, financiamento climático e capacidade de adaptação. Temas com impactos direto na realidade brasileira, uma vez que o país está com iniciativas legislativas de criação do mercado de carbono regulado nacional, bem como lidar com os desastres climáticos como ocorrido no Rio Grande do Sul.
Palestrantes:
Rodrigo Lima | Sócio-diretor Geral – Agroicone
Renata Potenza | Especialista em clima e emissões – IMAFLORA
Local: YouTube FGV
Endereço: Transmissão Online
Data: 08 Julho 2024
Horário: 18:00

 

Entenda o que é Inteligência Artificial Generativa e seu impacto nas práticas de Marketing  e descubra como ela está mudando as práticas de marketing com exemplos reais.

 

Convidados
Felipe Bogea: empreendedor, especialista em comunicação, marketing digital e inteligência artificial
Ramon Thurler Palomo: Sócio-fundador da Pareto. Engenheiro de Controle e Automação formado pela UFRJ. Trabalha com inteligência artificial, análise de dados e marketing digital há mais de 10 anos.
Tom Queiroz : Professor da FGV, expert em IA Generativa aplicada ao marketing digital, com mais de 18 anos de liderança e desenvolvimento de times para grandes marcas multinacionais em diferentes indústrias
Danilo Gato: Danilo Gato é professor da FGV, consultor especialista em inteligência artificial generativa com foco em aplicações práticas para o mercado de trabalho. Host e criador do podcast Papo de IA (#1 Podcast de Tecnologia no Brasil pelo Spotify).
Loana Esteves: Profissional de Marketing com mais de 14 anos de experiência em estruturação dos setores de Marketing e Marketing Digital em segmentos distintos. Gerente de Marketing Digital e Branding na Alares.

 

 

Local: YouTube FGV
Endereço: Transmissão Online
Data: 11 Julho 2024
Horário: 19:00
Inscrições: https://evento.fgv.br/inteligencia-artificial_1107/

Objetivos

 

Essa oficina tem por objetivo apresentar os princípios da liderança ágil e influenciadora, combinando teoria, vivência prática e reflexão pessoal.
Ao final da oficina os participantes terão uma compreensão desses conceitos e terão conhecido e experimentado ferramentas e práticas de liderança ágil essenciais ao ambiente organizacional contemporâneo.

 

Conteúdo Programático

 

1: Introdução à Liderança Ágil

1.1 Apresentação Inicial

> Apresentação breve da facilitadora: Ketty Cipullo

> A importância da liderança ágil no cenário empresarial atual


1.2 Fundamentos da Liderança Ágil

> Explicação dos princípios ágeis aplicados à liderança

> Debate sobre as diferenças entre liderança tradicional e liderança ágil

 

2: Habilidades Essenciais do Líder Ágil

2.1 Comunicação Assertiva, Escuta Ativa e Empática
 > Técnicas de comunicação que promovem o entendimento mútuo
> Comunicação não-violenta
> Exercícios práticos de escuta ativa e comunicação empática

2.2 A importância do fator Confiança

> Cultura Organizacional baseada em Confiança

> Segurança Psicológica no ambiente de trabalho

> Ferramenta prática para que a Liderança promova a Confiança


2.3 Desenvolvimento e Gestão de Equipes Autônomas

> Estratégias para criar e apoiar equipes auto-organizadas

> Gestão de indicadores: KPIs e OKRs

> Debate reforçando a importância da confiança e autonomia

 

3: Liderança Influenciadora = Liderança Inspiradora

3.1 Influência Positiva

> Estratégias para influenciar por meio da autoridade e do exemplo

> Estudos de caso de líderes influentes


3.2 Gestão e Desenvolvimento de Talentos

> Feedback positivo e feedback construtivo
> Acompanhamento de performance e apoio no plano desenvolvimento individual

> Case prático (simulação)

4: Aplicação Prática

4.1 Estudo de Caso e Exercício Prático

> Estudo e resolução de um case, aplicando os conceitos e ferramentas aprendidas

> Processamento da atividade final conectando com os principais tópicos apresentados

 

Encerramento

> Considerações finais, reflexões sobre como colocar o aprendizado em prática

> Agradecimentos e encerramento

 

 

Facilitadora: Ketty Cipullo

 


Consultora em Desenvolvimento Organizacional | Professora | Palestrante. Facilitadora de Treinamentos | Mentora e Coach Executiva. Profissional com atuação em grandes indústrias multinacionais ao longo de 20 anos: (Volvo Group/ Votorantim Cimentos /American Axle) nas áreas de Compras & Supply Chain. Experiência executiva em Liderança de Equipes, Planejamento e Estratégia de Negócios, em Projetos de Melhoria Contínua e Inovação e na coordenação de Programas de Desenvolvimento de Pessoas.  Graduada em Relações Internacionais, com MBA em Planejamento e Gestão de Negócios e Pós-graduação em Psicologia Organizacional, Ketty Cipullo também é formada em Coaching Executivo e em Coaching de Carreiras pelo ICI – Integrated Coaching Institute, em programa acreditado pelo ICF – International Coaching Federation.  Professora convidada na ISAE Escola de Negócios. Associada à ABRH-PR (Associação Brasileira de Recursos Humanos) e à AMCHAM (Câmara Americana de Comércio).

 

 

Metodologia

 

As oficinas do Perspectivação são dinâmicas e proporcionam um aprendizado interativo de maneira moderna. Acreditamos em uma educação que transforma, e para nós, a utilização de metodologias ativas no decorrer das oficinas e apresentação de ferramentas de aplicabilidade para o dia a dia, são imprescindíveis para tornar o processo de aprendizagem completo e significativo para nossos alunos. O aprendizado só acontece, quando faz sentido e, essa é a nossa proposta!

 

 

A liderança é um dos temas mais importantes, senão o mais importante, quando o assunto é gestão nas organizações. Na prática, é um conjunto de competências que se adequam à cultura e à estrutura organizacional, demandas por mudança, cenários no ambiente de negócios, assim como um repertório das chamadas “soft skills”. Em nosso webinar abordaremos estas temáticas e sua sinergia, visando uma liderança efetiva.

 

Palestrantes:
Ricardo B Queiroz – Executive Coach, consultor, palestrante e professor dos programas de MBA da FGV
Edmarson B Mota – Coordenador Acadêmico dos MBAs da FGV, professor e mentor

 

 

Local: Youtube FGV
Endereço: Transmissão online
Data: 23 Julho 2024
Horário: 14:00
Inscrições: https://evento.fgv.br/lideranca-lidarcompessoas/

Objetivo

 

Compreender as principais funções financeiras da calculadora financeira HP12C através de suas teclas multifuncionais, descrever, demonstrar e aplicar com segurança as técnicas e os métodos para obtenção de resultados confiáveis para tomada de decisões que envolvem o valor do dinheiro no tempo.

 

Conteúdo Programático

 

– Setores da HP12 C;

-Teclas multifuncionais, testes de funcionamento e configurações;

– Memória, inserção e remoção de dados, cálculos aritméticos e percentuais;

– Pilha operacional e funções calendário;

– Regime de capitalização composta e cálculos financeiros;

– Taxas equivalentes;

– Regimes de amortização.

 

 

Facilitador: Professor Edson Miguel Zedebski

 

Bacharel em Administração. Bacharel em Ciências Contábeis. Especialista em Gerência Contábil Financeira e Auditoria. Mestre em Contabilidade e Controladoria. Vasta experiência profissional em empresas de assessoria financeira e contábil. Consultor de empresas. Consultor terceirizado do SEBRAE-PR. Atuação em Auditoria e Perícia Contábil. Professor de Ensino Superior e Professor em cursos de Pós-graduação em várias cidades do Território Nacional.

 

Metodologia

As oficinas do Perspectivação são dinâmicas e proporcionam um aprendizado interativo de maneira moderna. Acreditamos em uma educação que transforma, e para nós, a utilização de metodologias ativas no decorrer das oficinas e apresentação de ferramentas de aplicabilidade para o dia a dia, são imprescindíveis para tornar o processo de aprendizagem completo e significativo para nossos alunos. O aprendizado só acontece, quando faz sentido e, essa é a nossa proposta!

Objetivo

 

– Sensibilizar os participantes em relação à Inovação e como ela pode tornar a organização mais competitiva;

– Compreender a diferença entre criatividade, invenção e inovação;

– Entender os diferentes tipos de inovação;

– Analisar as dimensões do radar da inovação e identificar possíveis caminhos para inovar;

– Perceber a importância da cultura da inovação, bem como sua aplicação como estratégia de competitividade.

 

Conteúdo Programático

 

– Criatividade, invenção e inovação;

– Inovação – Conceito e Tipos;

– Radar da inovação (Caminhos para a inovação);

– Cultura da inovação;

– Inovação como estratégia de negócio;

– Cases de sucesso inspiradores.

 

Facilitador: Cícero Caiçara Junior

 

Mestre em Engenharia da Produção – UFSC, Especialista em Redes de Computadores e Bacharel em Ciência da Computação – PUC-PR. Palestrante e professor convidado ISAE | FGV – Fundação Getúlio Vargas, FAE Business School e na PUC-PR, nas áreas de Criatividade, Inovação e E-commerce. Mais de 25 anos de experiência atuando com consultoria, treinamentos e educação corporativa nas áreas de negociação comercial, criatividade e inovação. Especialista no Modelo de Gestão da Excelência – MEG, da Fundação Nacional da Qualidade – FNQ. Fundador da empresa Primazia Treinamentos e Projetos de Gestão, membro fundador do ecossistema de inovação Lapa Vale e fundador do portal Preciso Inovar Agora. Possui   03 livros publicados: ERP – uma abordagem gerencial, Informática e aplicativos e Informática Instrumental.

 

Metodologia

As oficinas do Perspectivação são dinâmicas e proporcionam um aprendizado interativo de maneira moderna. Acreditamos em uma educação que transforma, e para nós, a utilização de metodologias ativas no decorrer das oficinas e apresentação de ferramentas de aplicabilidade para o dia a dia, são imprescindíveis para tornar o processo de aprendizagem completo e significativo para nossos alunos. O aprendizado só acontece, quando faz sentido e, essa é a nossa proposta!

Objetivo

 

A oficina tem como proposta a elaboração de projetos, partindo dos conceitos fundamentais até a aplicação prática de ferramentas de gestão de projetos utilizando métodos ágeis, aplicados em ambientes reais.

 

Conteúdo Programático

 

1. Conceituação de Projetos e Introdução aos Métodos Ágeis

 

1:1.Contextualização Histórica e Fundamentos

– Conceituação de Projetos e Tipos

– Origem e Evolução dos Métodos Ágeis

– Manifesto Ágil e seus princípios

 

1.2. Principais Metodologias Ágeis

– Scrum e Kamban

– Recomendações de uso das Metodologias em diferentes tipos de projetos

 

1.3. Benefícios e Desafios dos Métodos Ágeis em Projetos

– Vantagem para o desenvolvimento em projetos

– Desafios comuns e estratégias de superação

– Times autogerenciáveis e Aspectos comportamentais

  1. Scrum – Uma Abordagem Detalhada

 

2.1. Estrutura do Scrum

– Papéis: Scrum Master, Product Owner, Agile Coach, Time de Desenvolvimento

– Artefatos: Product Backlog, Sprint Backlog, Incremento

– Estudo de Casos e Exercícios Práticos

 

2.2. Eventos Scrum

– Sprint Planing, Daily Scrum, Sprint Review, Sprint Retrospective

– Fluxo de Trabalho durante uma Sprint

– Estudo de Casos e Exercícios Práticos

 

  1. Implementação Ágil nas Organizações

3.1. Transformação Ágil

– Estratégias para adoção gradual do Método Ágil

– Cultura organizacional – resiliência X resistência

– Estudo de Casos e Exercícios Práticos em Métodos Ágeis

 

 

Facilitadoras: Mônica Esteves e Andrea Lebre

 

Mônica Esteves

Carreira corporativa com mais de 15 anos na área de Recursos Humanos, liderando grandes projetos, administrando carreiras, formando lideranças e aumentando performances individuais, de equipes e da organização.

Administradora, mestre em Sistemas de Gestão pela qualidade e Graduada em Gestão Estratégica pela UFF.  Consultora, Mentora e Coach Empresarial e de carreira.  Facilitadora das metodologias de desenvolvimento humano CNV: Comunicação Não Violeta e Metodologias Ativas de Aprendizagem. Instrutora em cursos livres de extensão e pós-graduação.  Atua como professora convidada  em cursos de pós-graduação / especialização: ISAE/FGV e UCP MBA em Gestão de Recursos Humanos.

 

Andrea Lebre

Publicitária formada pela UFRJ, Pós-Graduada em Marketing (FGV), MBA em Gestão de Pessoas (UFF), Mestranda em Pegagogias do E-learning (UAB Portugal), Master em Programação Neurolinguística (INAP) e Coach Profissional (CAC International).  Com mais de 25 anos de experiência em grandes empresas, como treinadora, consultora e gestora, nas áreas de Desenvolvimento Organizacional, Educação Corporativa, Atração e Seleção, Consultoria Interna e Comunicação.

Autora livro “Networking”, professora IAG PUC e da COPPETEC UFRJ,  Descomplica, ISAE entre outros.  IBM Champion e graduada no Founder´s Foundation.  Arquiteta de experiências de aprendizagem, com atuação diferenciada em processos colaborativos. Atualmente está à frente também da Alcatheia Digital Mentors, uma empresa especializada em aprendizagem conversacional com inteligência artificial.

 

Metodologia

 

As oficinas do Perspectivação são dinâmicas e proporcionam um aprendizado interativo de maneira moderna. Acreditamos em uma educação que transforma, e para nós, a utilização de metodologias ativas no decorrer das oficinas e apresentação de ferramentas de aplicabilidade para o dia a dia, são imprescindíveis para tornar o processo de aprendizagem completo e significativo para nossos alunos. O aprendizado só acontece, quando faz sentido e, essa é a nossa proposta!

O curso de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Sustentabilidade visa o aprofundamento do conhecimento específico em gestão ambiental e sustentabilidade, visando atender à crescente demanda de profissionais especializados em sustentabilidade ambiental, econômica e social, tanto no setor produtivo quanto nas administrações públicas e no setor não governamental.

 

Você irá adquirir:

  • capacitação para a atuação com gestão ambiental e de sustentabilidade em atividades, projetos e programas, tanto do setor privado quanto de órgãos governamentais;
  • conhecimentos a partir de uma abordagem interdisciplinar e holística da questão ambiental e da sustentabilidade, visando uma gestão integrada dos recursos ambientais;
  • ferramentas para a compreensão e análise das questões ambientais e sua relação com as questões econômicas, tecnológicas e sociais do desenvolvimento sustentável, que permitam transformar os desafios e restrições ambientais em oportunidades de negócios.

 

O curso conta com um seminário presencial de encerramento. A presença é obrigatória e não há reposição para esta atividade. Os alunos que não comparecerem deverão realizar a disciplina em nova oportunidade de acordo com o calendário de oferta de Cumprimento.

Mail

Faça parte da nossa rede e receba,
em primeira mão, as notícias de cursos,
descontos e eventos que acontecerão no ISAE!


0
Your Cart is empty!

It looks like you haven't added any items to your cart yet.

Browse Products
Skip to content