O curso de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Sustentabilidade visa o aprofundamento do conhecimento específico em gestão ambiental e sustentabilidade, visando atender à crescente demanda de profissionais especializados em sustentabilidade ambiental, econômica e social, tanto no setor produtivo quanto nas administrações públicas e no setor não governamental.

 

Você irá adquirir:

  • capacitação para a atuação com gestão ambiental e de sustentabilidade em atividades, projetos e programas, tanto do setor privado quanto de órgãos governamentais;
  • conhecimentos a partir de uma abordagem interdisciplinar e holística da questão ambiental e da sustentabilidade, visando uma gestão integrada dos recursos ambientais;
  • ferramentas para a compreensão e análise das questões ambientais e sua relação com as questões econômicas, tecnológicas e sociais do desenvolvimento sustentável, que permitam transformar os desafios e restrições ambientais em oportunidades de negócios.

 

O curso conta com um seminário presencial de encerramento. A presença é obrigatória e não há reposição para esta atividade. Os alunos que não comparecerem deverão realizar a disciplina em nova oportunidade de acordo com o calendário de oferta de Cumprimento.

Objetivo

 

Demonstrar e esclarecer que o Excel não é apenas uma calculadora diferenciada, mas que deve ser utilizado como uma ferramenta eficiente e eficaz na resolução de demandas pessoais e empresariais relacionados a diversos cenários, inclusive de projetos e de investimentos e suas de funções financeiras para análise de viabilidade.

 

Conteúdo Programático

 

– Banco de Dados;

– Validação de Dados;

– Testes de Hipótese;

– Tabelas Dinâmicas;

– Criação de Macros;

– Criando e Gerenciando Cenários;

– Análise de Cenários e Análise de Sensibilidade;

– Fluxo de Caixa Incremental;

– Planilhas para a Resolução de Exercícios.

 

Facilitador: Professor Edson Miguel Zedebski

 

Bacharel em Administração. Bacharel em Ciências Contábeis. Especialista em Gerência Contábil Financeira e Auditoria. Mestre em Contabilidade e Controladoria. Vasta experiência profissional em empresas de assessoria financeira e contábil. Consultor de empresas. Consultor terceirizado do SEBRAE-PR. Atuação em Auditoria e Perícia Contábil. Professor de Ensino Superior e Professor em cursos de Pós-graduação em várias cidades do Território Nacional.

 

Metodologia

 

As oficinas do Perspectivação são dinâmicas e proporcionam um aprendizado interativo de maneira moderna. Acreditamos em uma educação que transforma, e para nós, a utilização de metodologias ativas no decorrer das oficinas e apresentação de ferramentas de aplicabilidade para o dia a dia, são imprescindíveis para tornar o processo de aprendizagem completo e significativo para nossos alunos. O aprendizado só acontece, quando faz sentido e, essa é a nossa proposta!

 

Objetivos

 

– Compreender os fundamentos da transformação digital e sua importância para as organizações através de dinâmicas e discussões interativas.

 

– Identificar os principais impulsionadores da transformação digital e as tendências emergentes, aplicando-os em casos práticos.

 

– Analisar o impacto da transformação digital em diferentes setores e tipos de negócios, por meio de estudos de caso e simulações.

 

– Desenvolver uma visão estratégica para a transformação digital em suas próprias organizações, utilizando ferramentas práticas de planejamento.

 

– Explorar tecnologias emergentes e ferramentas digitais que podem impulsionar a inovação, por meio de demonstrações e exercícios práticos.

 

– Elaborar um plano de ação inicial para iniciar ou acelerar a transformação digital em suas empresas, com orientação prática e feedback.

 

 

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

 

– Compreender os fundamentos da transformação digital e sua importância para as organizações através de dinâmicas e discussões interativas.

 

– Identificar os principais impulsionadores da transformação digital e as tendências emergentes, aplicando-os em casos práticos.

 

– Analisar o impacto da transformação digital em diferentes setores e tipos de negócios, por meio de estudos de caso e simulações.

 

– Desenvolver uma visão estratégica para a transformação digital em suas próprias organizações, utilizando ferramentas práticas de planejamento.

 

– Explorar tecnologias disruptivas e ferramentas digitais que podem impulsionar a inovação, por meio de demonstrações e exercícios práticos.

 

– Entender os desafios e as considerações éticas relacionadas à transformação digital, através de debates e reflexões em grupo.

 

– Elaborar um plano de ação inicial para iniciar ou acelerar a transformação digital em suas empresas, com orientação prática e feedback.

 

 

Facilitador: André Telles

 

Especialista em inovação e governos inteligentes, com projetos realizados em parceria com a Prefeitura de Barcelona e o Governo da Catalunha. Autor de sete livros relacionados ao tema da tecnologia e inovação. Professor de Pós-Graduação e palestrante. Na sua atuação governamental, foi Superintendente-Geral de Inovação do Governo do Estado do Paraná e atualmente é Assessor Executivo da Companhia de Tecnologia do Paraná (Celepar). Também é Presidente de Smart Cities da Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) e Diretor de inovação da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil – Seção Paraná (ADVB-PR).

 

Metodologia

 

As oficinas do Perspectivação são dinâmicas e proporcionam um aprendizado interativo de maneira moderna. Acreditamos em uma educação que transforma, e para nós, a utilização de metodologias ativas no decorrer das oficinas e apresentação de ferramentas de aplicabilidade para o dia a dia, são imprescindíveis para tornar o processo de aprendizagem completo e significativo para nossos alunos. O aprendizado só acontece, quando faz sentido e, essa é a nossa proposta!

 

Em um cenário empresarial cada vez mais dinâmico e desafiador, é fundamental compreender o papel crucial que um conselho de administração desempenha na orientação estratégica e na sustentabilidade das organizações de Controle Familiar. O Webinar: “Está na hora da sua empresa ter um conselho?” será uma oportunidade única para explorar o papel vital de um conselho de administração em empresas de controle familiar. O evento trará os professores do programa para Formação de Conselheiros de Empresas Familiares, que discutirão o papel do conselho de administração, os benefícios de implementá-lo, diretrizes para sua composição, além de esclarecer dúvidas e destacar como um conselho pode impulsionar o crescimento e o sucesso das empresas familiares.

 

 

Participantes
Amedeo Papa: Professor do programa de Formação para Conselheiros de Empresas de Controle Familiar
Cidinha Fonseca: Professora do programa de Formação para Conselheiros de Empresas de Controle Familiar
Marcelo Binder: Professor do programa de Formação para Conselheiros de Empresas de Controle Familiar

 

 

Local: Youtube FGV
Endereço: Transmissão Online
Data: 19 Abril 2024
Horário: 19:00
Inscrições: https://evento.fgv.br/webinarconselho1904/

 

A Ciência de Dados é uma análise avançada no campo da inteligência artificial que combina técnicas de machine learning e de data analytics e visualization em aplicações para conhecimentos estratégicos. No mundo das finanças e dos negócios, como nas fintechs e em marketing analytics, o processo de tomada de decisão é otimizado ao ser baseado em análise acurada de dados e de evidências. Neste evento, vamos conversar com três mulheres que, em campos distintos, estão na dianteira da aplicação da Ciência de Dados.

 

 

Convidadas:
Élia Matsumoto – Professora Visitante na FGV EESP, Sócia-diretora da Opencadd
Laura Damaceno – Cientista de Dados na Bayer e LinkedIn Top Voice
Walkiria Resende Vieira – Lead Data Scientist no Itaú Unibanco

 

 

Local: Youtube FGV
Endereço: Transmissão Online
Data: 22 Abril 2024
Horário: 18:00
Inscrições: https://evento.fgv.br/webinarmastertalksmulherescienciaedados2204/

Objetivo

 

Capacitar profissionais para implementarem e gerenciarem programas eficazes de diversidade e inclusão (D&I) em suas organizações, alinhando essas iniciativas com estratégias de gestão de pessoas, indicadores de sucesso e práticas de ESG.

 

 

Conteúdo Programático

 

Dia 1: Fundamentos de Diversidade e Inclusão

 

Duração: 3 horas

 

Parte 1: Introdução à Diversidade e Inclusão (45 minutos)

 

– Definição de diversidade e inclusão.

– A importância de D&I no ambiente de trabalho.

– Diversidade e Inclusão como uma ferramenta estratégica de gestão de pessoas, não apenas como defesa de causa.

 

Parte 2: Diversidade, Inclusão e Gestão de Pessoas (45 minutos)

 

– Como a D&I se integra às práticas de gestão de pessoas.

– O papel do profissional de RH na promoção de um ambiente diverso e inclusivo.

– Discussão sobre como a D&I contribui para o desempenho organizacional e a inovação.

 

Parte 3: Introdução aos Grupos de Afinidade (30 minutos)

 

– O que são grupos de afinidade dentro das organizações.

– A importância dos grupos de afinidade para a promoção de D&I.

– Como os grupos de afinidade podem ser gerenciados e apoiados por profissionais de RH.

 

Parte 4: Correlação entre D&I e ESG (30 minutos)

 

– Explicação de como a gestão de D&I se relaciona com os critérios de ESG (Ambiental, Social e Governança).

– A importância de integrar as iniciativas de D&I às estratégias de ESG da empresa.

 

 

Atividade do Dia 1: Workshop Colaborativo (30 minutos)

 

– Atividade em grupo focada em identificar desafios e oportunidades para implementar práticas de D&I no ambiente de trabalho.

– Discussão guiada para troca de ideias sobre como iniciar ou melhorar iniciativas de D&I com foco em gestão de pessoas.

 

 

Dia 2: Implementação e Monitoramento de Programas de D&I

 

Duração: 3 horas

 

Parte 1: Estratégias para Implementação de Programas de D&I (45 minutos)

 

– Como planejar e implementar um programa de D&I na empresa.

– Aplicação de teorias de gerenciamento de projetos na gestão de programas de D&I.

 

Parte 2: Indicadores de Sucesso para Programas de D&I (45 minutos)

 

– Principais indicadores de sucesso para medir a eficácia dos programas de D&I.

– Como coletar, analisar e interpretar dados relacionados a D&I.

 

Parte 3: Sustentabilidade dos Programas de D&I (45 minutos)

 

– Estratégias para manter e evoluir programas de D&I a longo prazo.

– Discussão sobre a importância de criar uma cultura organizacional inclusiva.

 

Parte 4: Ferramentas Práticas para Gestão de D&I (45 minutos)

 

– Apresentação de ferramentas e tecnologias que podem auxiliar no gerenciamento de programas de D&I.

– Como utilizar essas ferramentas para promover a inclusão e gerenciar a diversidade eficazmente.

 

Atividade do Dia 2: Criação de um Plano de Ação para D&I (30 minutos)

 

– Atividade prática para que os participantes elaborem um plano de ação básico para iniciar ou aprimorar a gestão de D&I em suas organizações.

– Apresentação e feedback dos planos em grupos.

 

Facilitador: Rafael Bonfim

 

Consultor e palestrante em diversidade e inclusão com mais de 11 anos de experiência em fornecer soluções para empresas, líderes e equipes para criar e implementar programas de D&I bem-sucedidos. Experiência como mentor e conselheiro sênior do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial, da a FIEP, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná. MBA em Gerenciamento de Projetos. MBA, Gestão Social e Desenvolvimento Sustentável. Especialização em Sustentabilidade e Empreendedorismo. Graduação, Comunicação Social – Jornalismo. Professor de diversidade e inclusão, gestão de pessoas e cultura, comunicação empresarial e gestão de projetos. Cofundador do Instituto Nossa Casa, um local para falar sobre paralisia cerebral, e membro de vários grupos e associações que promovem a diversidade e inclusão em diferentes setores e campos.

 

O webinar objetiva a reflexão e debate sobre as estratégias e ações para promover políticas públicas educacionais que assegurem os direitos de crianças e adolescentes refugiados no Brasil.

De acordo com dados levantados pelo Comitê Nacional para Refugiados (Conare) e pelo Departamento de Migrações da Secretaria Nacional de Justiça, elaborados pelos pesquisadores do Observatório das Migrações Internacionais (OBMigra), no período de 2011-2022 houve uma variação positiva de cerca de 3.337% de solicitações de reconhecimento da condição de refugiado, no Brasil.

Chama a atenção o relevante dado apontado pelo Conare, segundo o qual nos últimos anos, houve o aumento de crianças e adolescentes na composição demográfica dos solicitantes de refúgio. Esse grupo de pessoas ainda mais vulneráveis, no universo dos refugiados e migrantes, demanda um tratamento diferenciado na formulação de políticas públicas, especialmente no campo da saúde, educação e assistência social.

Considerando esse recorte social, os estudantes de graduação em Administração Pública da FGV em Brasília, em seus estudos no âmbito da disciplina de Direitos Humanos, ministrada pela Professora Ana Clarissa Masuko, articulam o presente debate, contando com a ilustre participação de relevantes atores nesse cenário.

Palestrantes:
Rei Seely – Poeta -escritor refugiado. Formado em Letras, Filosofia e Gestão Pública. Mestrado em Direitos Humanos e Políticas Públicas (PUC-PR). Doutorado em Educação (UFPR).
Deborah E Grajzer – Pesquisadora Doutora em Migração Infantil, faz parte do Núcleo de Estudos Jurídicos e Sociais da Criança e Adolescente (NEJUSCA) da Universidade Federal de Santa Catarina. Oficial de proteção à criança na Unicef.

 

 

Local: Youtube FGV
Endereço: Transmissão Online
Data: 22 Abril 2024
Horário: 18:00
Inscrições: https://evento.fgv.br/politicaspublicasrefugiadosbr/ 

Objetivos

 

Essa oficina tem por objetivo apresentar os princípios da liderança ágil e influenciadora, combinando teoria, vivência prática e reflexão pessoal.
Ao final da oficina os participantes terão uma compreensão desses conceitos e terão conhecido e experimentado ferramentas e práticas de liderança ágil essenciais ao ambiente organizacional contemporâneo.

 

Conteúdo Programático

 

1: Introdução à Liderança Ágil

1.1 Apresentação Inicial

> Apresentação breve da facilitadora: Ketty Cipullo

> A importância da liderança ágil no cenário empresarial atual


1.2 Fundamentos da Liderança Ágil

> Explicação dos princípios ágeis aplicados à liderança

> Debate sobre as diferenças entre liderança tradicional e liderança ágil

 

2: Habilidades Essenciais do Líder Ágil

2.1 Comunicação Assertiva, Escuta Ativa e Empática
 > Técnicas de comunicação que promovem o entendimento mútuo
> Comunicação não-violenta
> Exercícios práticos de escuta ativa e comunicação empática

2.2 A importância do fator Confiança

> Cultura Organizacional baseada em Confiança

> Segurança Psicológica no ambiente de trabalho

> Ferramenta prática para que a Liderança promova a Confiança


2.3 Desenvolvimento e Gestão de Equipes Autônomas

> Estratégias para criar e apoiar equipes auto-organizadas

> Gestão de indicadores: KPIs e OKRs

> Debate reforçando a importância da confiança e autonomia

 

3: Liderança Influenciadora = Liderança Inspiradora

3.1 Influência Positiva

> Estratégias para influenciar por meio da autoridade e do exemplo

> Estudos de caso de líderes influentes


3.2 Gestão e Desenvolvimento de Talentos

> Feedback positivo e feedback construtivo
> Acompanhamento de performance e apoio no plano desenvolvimento individual

> Case prático (simulação)

4: Aplicação Prática

4.1 Estudo de Caso e Exercício Prático

> Estudo e resolução de um case, aplicando os conceitos e ferramentas aprendidas

> Processamento da atividade final conectando com os principais tópicos apresentados

 

Encerramento

> Considerações finais, reflexões sobre como colocar o aprendizado em prática

> Agradecimentos e encerramento

 

 

Facilitadora: Ketty Cipullo

 


Consultora em Desenvolvimento Organizacional | Professora | Palestrante. Facilitadora de Treinamentos | Mentora e Coach Executiva. Profissional com atuação em grandes indústrias multinacionais ao longo de 20 anos: (Volvo Group/ Votorantim Cimentos /American Axle) nas áreas de Compras & Supply Chain. Experiência executiva em Liderança de Equipes, Planejamento e Estratégia de Negócios, em Projetos de Melhoria Contínua e Inovação e na coordenação de Programas de Desenvolvimento de Pessoas.  Graduada em Relações Internacionais, com MBA em Planejamento e Gestão de Negócios e Pós-graduação em Psicologia Organizacional, Ketty Cipullo também é formada em Coaching Executivo e em Coaching de Carreiras pelo ICI – Integrated Coaching Institute, em programa acreditado pelo ICF – International Coaching Federation.  Professora convidada na ISAE Escola de Negócios. Associada à ABRH-PR (Associação Brasileira de Recursos Humanos) e à AMCHAM (Câmara Americana de Comércio).

 

 

Metodologia

 

As oficinas do Perspectivação são dinâmicas e proporcionam um aprendizado interativo de maneira moderna. Acreditamos em uma educação que transforma, e para nós, a utilização de metodologias ativas no decorrer das oficinas e apresentação de ferramentas de aplicabilidade para o dia a dia, são imprescindíveis para tornar o processo de aprendizagem completo e significativo para nossos alunos. O aprendizado só acontece, quando faz sentido e, essa é a nossa proposta!

 

 

A transição energética vem ganhando cada vez mais importância no planejamento das empresas e governos. No ano passado, 200 propostas foram apresentadas por parlamentares sobre o tema que tem ganhado grande espaço no debate público, um aumento de 51% em relação ao ano anterior. Em 2023 o Brasil foi o terceiro país do mundo que mais atraiu investimentos em energias renováveis, ficando atrás apenas do Estados Unidos e China. Dada as características climáticas, o Brasil pode se tornar um importante player nesse imenso mercado que está se abrindo de energias renováveis. O FGV IBRE e a Folha de S. Paulo convidam para o webinar “Caminhos para uma transição energética segura”.

 

Palestrantes:
Joisa Dutra – Diretora do FGV CERI
Suzana Khan – Diretora da Coppe/UFRJ

 

 

Local: Youtube FGV
Endereço: Transmissão Online
Data: 24 Abril 2024

Objetivo

 

Compreender as principais funções financeiras da calculadora financeira HP12C através de suas teclas multifuncionais, descrever, demonstrar e aplicar com segurança as técnicas e os métodos para obtenção de resultados confiáveis para tomada de decisões que envolvem o valor do dinheiro no tempo.

 

Conteúdo Programático

 

– Setores da HP12 C;

-Teclas multifuncionais, testes de funcionamento e configurações;

– Memória, inserção e remoção de dados, cálculos aritméticos e percentuais;

– Pilha operacional e funções calendário;

– Regime de capitalização composta e cálculos financeiros;

– Taxas equivalentes;

– Regimes de amortização.

 

 

Facilitador: Professor Edson Miguel Zedebski

 

Bacharel em Administração. Bacharel em Ciências Contábeis. Especialista em Gerência Contábil Financeira e Auditoria. Mestre em Contabilidade e Controladoria. Vasta experiência profissional em empresas de assessoria financeira e contábil. Consultor de empresas. Consultor terceirizado do SEBRAE-PR. Atuação em Auditoria e Perícia Contábil. Professor de Ensino Superior e Professor em cursos de Pós-graduação em várias cidades do Território Nacional.

 

Metodologia

As oficinas do Perspectivação são dinâmicas e proporcionam um aprendizado interativo de maneira moderna. Acreditamos em uma educação que transforma, e para nós, a utilização de metodologias ativas no decorrer das oficinas e apresentação de ferramentas de aplicabilidade para o dia a dia, são imprescindíveis para tornar o processo de aprendizagem completo e significativo para nossos alunos. O aprendizado só acontece, quando faz sentido e, essa é a nossa proposta!

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