MBA em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação

MBA em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação

MBA em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação é um programa exclusivo, criado para profissionais que aspiram à liderança no dinâmico mundo da tecnologia da informação. Ele oferece uma fusão entre conhecimentos de gestão de negócios e tecnologia, preparando líderes do futuro para enfrentar desafios contemporâneos, tomar decisões estratégicas, gerir equipes multidisciplinares e implementar novas tecnologias, em ambientes corporativos mutantes.

Você irá adquirir

Competências-chave a serem desenvolvidas:

  • aplicar técnicas avançadas de IA e algoritmos de machine learning para resolução de problemas complexos de negócios;
  • desenvolver estratégias robustas para proteção de dados e de informações críticas contra ameaças cibernéticas;
  • compreender as leis e regulamentações que impactam o mundo digital;
  • liderar a inovação e implementação de tecnologias disruptivas, como IoT, blockchain, entre outras, visando à melhoria de processos e negócios;
  • compreender os princípios econômicos da economia digital e a sua influência nas estratégias e operações de negócios;
  • desenvolver estratégias para gestão de recursos de TI;
  • usar analytics para análise de dados e orientação de decisões.

Acesse o cronograma completo do curso.

Disciplinas

  • Agilidade nos negócios e projetos
    Introdução à agilidade. Manifesto ágil. Valores e princípios ágeis. Filosofia Lean. Método Kanban. Lead time do fluxo de trabalho. Limitações de WIP. Framework Scrum. Papéis no Scrum. Cerimônias Scrum. Artefatos usados no Scrum. Estimativas ágeis. Gráficos de controle. Scrumban. Lean startup. Objective and key results (OKR). Escalada ágil. Agilidade nos negócios.
  • Análise de viabilidade de projetos
    Matemática Financeira. Contextualização do conceito de um projeto de investimento. Aplicação das metodologias na avaliação de projetos de investimento. Análise de cenários e tipos de risco. Identificação das metodologias destinadas à aplicabilidade em projetos com montante de investimento e vida útil iguais e diferentes.
  • Direito digital
    Constituição Federal e a tecnologia da informação. Marco Civil da Internet. Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Propriedade intelectual e contratos eletrônicos. Privacidade. Direito ao esquecimento.
  • Estratégia corporativa e de negócios
    Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
  • Economia digital
    História e evolução da economia. Economia agrícola. Economia industrial. Economia digital. Lei dos retornos crescentes versus lei dos retornos decrescentes (Lei de Marshall). Transformando conhecimento em negócio. Avaliação da performance empresarial na economia digital. Papel da tecnologia. Mudança nas relações de trabalho. Empresas baseadas no conhecimento. Papel da economia digital no mundo. Índice NASDAQ. Papel da economia digital no Brasil.
  • Empreendedorismo e gestão da inovação
    Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
  • Gestão de competências na era digital
    Conhecimento e verdade. Juízo de fato e juízo de valor. Sentimentos e percepções. Cultura organizacional e o desenvolvimento de competências. Gestão multigeracional. Desenvolvimento de competências, habilidades e adaptabilidade. Níveis de maturidade emocional e gestão. Vulnerabilidade e coragem. Comunicação e competências digitais no uso de ferramentas tecnológicas com princípios éticos. Inovação e criatividade. Flexibilidade e a capacidade de reagir e de nos anteciparmos aos imprevistos. Motivação 3.0.
  • Governança corporativa de TI
    Estratégia de negócio e TI. Ambiente de TI. Inovação tecnológica. Estrutura organizacional. Posicionamento de TI estrutura de governanças. Papel da governança. ESG versus TI. Integração das governanças e dos desafios. Modelo ITGI. TI bimodal. Motivadores e desafios da implementação. Papel dos riscos na governança de TI. Aceitar/transferir/mitigar/eliminar. Modelos tradicional, hibrido e ágil. Processos e ciclo de vida. Ligação com o PETI. Domínios. Processos. Níveis de maturidade. Estratégia. Desenho. Transição. Operação. Melhoria contínua. BSC. OKR
  • Gerenciamento de projetos em TI
    Fundamentos de projeto, programa e portfólio. Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos. Características e competências do gerente de projetos. Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos. Domínios e princípios de performance. Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos. Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis. Gerenciamento de projetos preditivos. Gerenciamento de projetos ágeis.
  • Gestão da segurança da informação
    Visão sistêmica executiva de segurança da informação. Estratégias de segurança da informação. Tipologias de ataques. Vulnerabilidades. Ameaças. Impactos. Análise de riscos, privacidade e outras medidas de gestão de riscos da informação.
  • Inteligência artificial e machine learning
    História da IA. Evolução das aplicações de IA. Tipos de IA. Considerações sobre ciência de dados. Introdução ao aprendizado de máquina – machine learning (ML). Categorias de aprendizado. Tipos de algoritmo de ML. Seleção de algoritmo com base no modelo de inteligência artificial (IA) a ser desenvolvido. Aplicações e possibilidades relacionadas a cada tipo de algoritmo. Aplicações de IA em diversas áreas da organização. Tipos e modelos de governança em IA. Governança dos ambientes para ciência de dados. Transparência e auditoria. IA e paradoxo da privacidade de dados. Questão da ética na IA. Interpretação versus inteligibilidade. IA e mercado de trabalho.
  • Inteligência Competitiva e Business Analytics
    Definição e importância de Inteligência Competitiva. O ciclo da inteligência. Planejamento. Coleta de dados e informações. Analise de dados e informações. Disseminação dos resultados. Inteligência competitiva em Fusões e Aquisições. Benchmarking e Inteligência Competitiva. Tecnologias da Informação da Inteligência Competitiva. Custo/beneficio associado. Big Data, Business Analytics. Ética. Tendências Futuras.
  • Liderança e gestão de equipes
    Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
  • Marketing digital
    Fundamentos do marketing e novos paradigmas das organizações. Papel da tecnologia da informação nas atividades do marketing. Etapas de um planejamento estratégico de marketing digital e interfaces com gestão de TI. Construção de um diagnóstico de tecnologia para planejamento de marketing digital. Diagnóstico PMED.
  • Modelos de Negócios Digitais
    Definição e tipos de modelos de negócios digitais. Modelos de negócio business to consumer (B2C). Análise do papel dos brokers eletrônicos. Sistemas de pagamento eletrônico. Modelos de negócio business to business (B2B). Modelos de negócios de economia compartilhada (sharing economy). Modelos de negócios para dispositivos móveis (m-business).
  • Negociação e administração de conflitos
    Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.
  • Transformação digital
    Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
  • Tecnologias emergentes
    Análise de tecnologias de ruptura, seu impacto em modelos de negócios existentes e na criação de novos modelos de negócios. Introdução à tecnologia blockchain. Aspectos tecnológicos das redes e serviços em blockchain. Aplicações empresariais da tecnologia blockchain. Introdução à internet das coisas (IoT). Aspectos tecnológicos da internet das coisas. Aplicações empresariais da internet das coisas. Introdução à tecnologia non-fungible token (NFT). Aspectos tecnológicos dos NFTs. Aplicações empresariais dos NFTs. Introdução à realidade virtual e ao metaverso. Aspectos tecnológicos da realidade virtual e do metaverso. Aplicações empresariais da realidade virtual e do metaverso. Riscos e desafios associados a essas tecnologias emergentes.

Quem pode fazer?

MBA em Administração: Gestão da Tecnologia da Informação tem como público-alvo profissionais de TI com experiência em gerenciamento de projetos, análise de negócios, desenvolvimento de software ou suporte ao usuário final, que buscam avançar em suas carreiras para cargos de liderança e gestão em TI. Esses profissionais podem ter formação em Tecnologia da Informação, Ciência da Computação, Engenharia de Software ou áreas relacionadas.

Além disso, o curso também se adequa a profissionais de negócios que desejam aprimorar suas habilidades em tecnologia da informação para desempenhar funções de liderança ou gerenciamento em empresas de TI ou em outras organizações que dependem fortemente da tecnologia para seus processos de negócios.

Pré-requisitos

  • Tempo mínimo de conclusão de graduação: 2 anos.
  • Tempo mínimo de experiência profissional: 2 anos.

Certificação

Ao ser aprovado no curso de MBA Live, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Ao final de todas as disciplinas, seu certificado é emitido automaticamente. O prazo de entrega está regido por regulamento.

Coordenação do Curso

Diferenciais do MBA ISAE/FGV

Networking Cursos ISAE Escola de Negócios

Networking

Trocas de experiências com profissionais renomados e professores experientes.

Perfil Cursos ISAE Escola de Negócios

Currículo

Oportunidade de ter a chancela da FGV no seu Currículo e se diferenciair no mercado.

Eventos Cursos ISAE Escola de Negócios

Eventos

Participe dos eventos da FGV em Curitiba de forma gratuita.

Educação Continuada Cursos ISAE Escola de Negócios

Educação continuada

Descontos especiais em outros programas do ISAE/FGV.

Perspectivação Cursos ISAE Escola de Negócios

Indique e Ganhe

Indique amigos para estudar no ISAE/FGV e ganhe bônus em dinheiro.

Alumni Cursos ISAE Escola de Negócios

Estrutura

A estrutura completa do ISAE/FGV para trabalhar, estudar e consulte valores especiais para eventos.

Destinados a profissionais que buscam se aprimorar e assumir um novo patamar em suas carreiras ou até mesmo mudar de área de atuação, os programas de Pós-graduação e MBA ISAE/FGV são desenvolvidos pelos professores e pesquisadores das Escolas da Fundação Getulio Vargas e aliam a tradição e a vanguarda acadêmica da Fundação Getulio Vargas às mais novas práticas do mercado, preparando os profissionais para os desafios do mundo contemporâneo.