Segundo Jamerson Moreira, professor de Estratégia Empresarial do ISAE Escola de Negócios, um bom planejamento estratégico pode ser o primeiro passo para uma empresa de sucesso
Empreender em meio a uma crise econômica pode assustar muitas pessoas, mas é uma tarefa totalmente possível. Mesmo com a pandemia da Covid-19, o Paraná registrou um total de 118.800 empresas abertas nos cinco primeiros meses de 2021, segundo relatório divulgado pela Junta Comercial do Paraná. Em Curitiba, esse número triplicou quando comparado ao do ano passado, totalizando mais de 30 mil novas empresas de janeiro a maio.
De acordo com Jamerson Moreira, professor de Estratégia Empresarial no ISAE Escola Negócios, o planejamento estratégico se tornou uma ferramenta de considerável valor agregado para os novos empreendedores no cenário econômico atual. “Através de um bom planejamento, é possível evitar diversos tipos de riscos e dores de cabeça que, com certeza, irão aparecer se você não se planejar adequadamente”, explica. “Entender as possibilidades futuras do novo negócio, mapeando riscos e fomentando oportunidades de crescimento, é o desafio de quem busca sobreviver em um período de crise global”, destaca o especialista.
Moreira explica que é necessário conhecer o público-alvo e os concorrentes, de modo a avaliar os preços e a qualidade dos produtos e/ou serviços oferecidos. “Entender o mercado e estudar os valores que farão parte dos seus custos, como aluguel e salário de funcionários, faz parte de um bom planejamento estratégico”, aponta. Ideias inovadoras também são essenciais para conseguir aproveitar as oportunidades mesmo em tempos difíceis. “Para crescer, é preciso pensar na viabilidade prática do projeto. Se a ideia não for melhorar ou facilitar a vida de seus clientes, ela pode não ser uma ideia viável e, consequentemente, não será lucrativa”, diz.
Por último, mas não menos importante, é fundamental se certificar de que possui o capital necessário para abrir a empresa antes de dar o primeiro passo. “Para uma empresa atingir o ponto de equilíbrio, é preciso um investimento médio de 12 a 18 meses, em tempos normais. Durante uma crise, esse prazo de retorno do capital pode ser um pouco mais longo, e o empreendedor deve estar preparado para isso”, afirma. Nestes casos, ter um sócio para dividir as despesas pode ser uma boa ideia. “Lembre-se apenas de escolher um sócio com o mesmo objetivo e nível de comprometimento que você”, complementa Jamerson Moreira.
ISAE/FGV
O ISAE é uma Instituição conveniada com a Fundação Getulio Vargas (FGV), reconhecida por reunir centros de pesquisa e escolas de excelência em todo o Brasil. De maneira inovadora e intersetorial, a instituição busca sensibilizar o mercado quanto às práticas responsáveis que contribuem para o desenvolvimento social, empresarial e econômico.
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