Aprenda a conduzir processos de mudança e a identificar os principais desafios relacionados à inovação digital.
Modalidade Semipresencial
Data de Início 17/10/2025
Carga Horária 432
Duração 18 meses
Frequência Mensal
Dias e Horário das Aulas Presencial: sexta-feira, das 18h30 às 22h50; sábado, das 8h às 17h40; domingo, das 8h30 às 12h50.
Modalidade Semipresencial
Data de Início 17/10/2025
Carga Horária 432
Duração 18 meses
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Modalidade Semipresencial
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Início » Cursos » MBA » MBA em Gestão: Transformação Digital
No MBA em Gestão: Transformação Digital, você desenvolverá as competências essenciais à gestão da inovação. Por meio de ferramentas aplicáveis e conceitos atuais, será capaz de planejar e conduzir estratégias baseadas nas novas infraestruturas tecnológicas, contribuindo para criar uma cultura organizacional inovadora.
Abordagem integrada para uso efetivo das inovações tecnológicas
O MBA em Gestão: Transformação Digital tem um amplo conteúdo tecnológico e de negócios. Você vai aprender a desenvolver estratégias inovadoras para e-business de modo geral, considerando as tendências da economia digital, as demandas atuais e o impacto dos novos modelos de negócios digitais no ambiente corporativo.
Você irá adquirir
Desenvolva competências para entender o novo ecossistema de competição digital:
Utilizar a tecnologia para ganhar produtividade.
Gerenciar e direcionar projetos para atender às possibilidades e tendências futuras.
Tomar decisões fundamentadas em dados e informações.
Avaliar recursos tecnológicos considerando utilidade e viabilidade técnica.
Disciplinas
Fundamentos de arquitetura de dados. Computação distribuída: big data, cloud computing, streaming. Arquitetura de dados em big data. Automação de decisões: impactos no negócio.
Arquitetura de plataformas digitais. Desenvolvimento de plataformas digitais. Integração de soluções de plataformas digitais. Engenharia de tráfego.
Aspectos basilares de blockchains, smartcontracts e da web3i. Impacto da adoção de criptotecnologias sob perspectiva macro e meso. Formas de utilização, financiamento, distribuição e governança de criptoativos. Tokens não fungíveis. Regulamentação de criptoativos.
Macroeconomia: indicadores. Flutuações cíclicas e crescimento de longo prazo. Inflação, índices de preço e suas aplicações. Atuação do Banco Central e sua influência sobre os negócios: política monetária, taxas de juros e regime de metas para a inflação. Elementos de macroeconomia aberta: taxas de câmbio, regimes cambiais e balanço de pagamentos. Comércio internacional: principais indicadores, mecanismos e instituições. Microeconomia: oferta, demanda e seus determinantes. Outras estruturas de mercado, oligopólios e defesa da concorrência.
Conceitos e fundamentos do Empreendedorismo. Diferentes abordagens para o empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo e estratégias para construir uma cultura empreendedora. Modelos para a Inovação. Gestão da inovação e métricas. Ambidestria organizacional. Inovação e processos de mudança. Modelos de negócio.
Conceito de estratégia. Pensamento estratégico. Administração estratégica e alinhamento estratégico. Definição de missão e visão, valores, política e diretrizes. Análise do ambiente externo: cenários prospectivos, oportunidades e ameaças. Análise competitiva. Análise do ambiente interno: recursos, capacidades, competências e cadeia de valor. Pontos fortes e fracos. Matriz Swot e desenvolvimento de estratégias. Objetivos estratégicos, desenvolvimento de estratégias e planos de ação (5W2H, GUT, etc.). Desenvolvimento e gerenciamento dos indicadores. Balanced scorecard (BSC), objectives and key results (OKRs) e outras ferramentas estratégicas para monitoramento e tomada de decisão. Modelos estratégicos contemporâneos voltados para o crescimento do negócio.
Estratégias de segmentação e comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de posicionamento. Composto de marketing. Reconfiguração das políticas de estratégias de marketing e relacionamento com os clientes no ambiente digital. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing.
Visão geral de finanças para gestores. Matemática Financeira aplicada (valor do dinheiro no tempo, juros compostos e transformação de taxas). Determinação do fluxo de caixa livre para viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento. Métodos de análise de viabilidade econômico-financeira de projetos de investimento (valor presente líquido – VPL, taxa interna de retorno – TIR e período payback simples – PBS e descontado – PBD). Fundamentos da avaliação de empresas. Relação risco versus retorno (modelo do CAPM e do custo médio ponderado de capital).
Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.
Gênese das iniciativas de transformação digital. Estrutura, finalidade e produtos das fases dos projetos de transformação digital. Papéis, competências e habilidades dos/as profissionais envolvidos/as. Abordagens para o gerenciamento e a condução dos projetos de transformação digital.
TI nas organizações; maturidade e papel de TI. Inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Governança de TI e planejamento estratégico. Decisões, estilos e frameworks de governança de TI.
Valorização do trabalho em equipe. Análise e diagnóstico do ambiente de negócio. Definição de objetivos, planos de ação e metas. Decisões de estratégia e de marketing, e aspectos comerciais. Decisões relativas aos aspectos operacionais e da gestão de pessoas. Decisões no âmbito da gestão econômico-financeira. Análise de resultados e revisão de estratégias.
Liderança no contexto de mudanças ambientais e organizacionais. Desenvolvimento de competências para a liderança na era da transformação digital. Teorias e abordagens para a liderança. Feedback para o desenvolvimento de equipes. Gestão das emoções, relacionamento interpessoal e desempenho. Formação e estratégias de desenvolvimento de equipes. Características e tipos de equipe. Fases do desenvolvimento de equipes. Diversidade nas equipes. Motivação e engajamento de equipes. Teorias motivacionais e prática da liderança. Delegação, autonomia e empowerment nas equipes.
Transformação Econômica na Era Digital. E-business. E-commerce. Ecossistemas. Novos modelos de negócios.
Aplicações de IA. Técnicas de aprendizado de máquina. Técnicas alternativas de IA. IA: visão de futuro e aspectos jurídicos e regulatórios.
Biblioteconomia. Ontologias e web semântica. Knowledge graphs e NLP. Gestão de conhecimento nas empresas.
Blockchain. Computação Quântica. Web 3.0. Exercício de futurologia: blockchain + computação quântica + web 3.0.
Tecnologia da informação (TI) nas organizações e inovação tecnológica, estratégia e competitividade. Transformação digital: aspectos essenciais e tendências. Transformação digital e modelos de negócio digital. Nova economia e mindset digital. Papel das pessoas na transformação digital.
Quem pode fazer?
O MBA em Gestão: Transformação Digital é recomendado para:
Graduados em qualquer área do conhecimento com experiência no campo de Tecnologia da Informação.
Profissionais com experiência em gestão que desejam dominar o ciclo de inovação tecnológica.
Quem atua com desenvolvimento de produtos ou melhoria de processos, com interesse em inovação.
Pré-requisitos
Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*
Inglês para leitura e compreensão de textos técnicos e de negócios.*Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.
Certificação
Ao ser aprovado no curso de MBA Blended (semipresencial), você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.
Coordenação do Curso
Pedro de Seixas Corrêa
Pedro de Seixas Corrêa é Doutor em Arquitetura pelo PROARQ/UFRJ, ênfase em Habitação de Interesse Social, Mestre em Sistemas de Gestão pela Universidade Federal Fluminense (UFF/RJ) e Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordenador acadêmico da Fundação Getulio Vargas desde 2008 (MBAs Gestão Estratégica e Econômica de Negócios, Gestão Empresarial, Gestão de Incorporações e Construções Imobiliárias). Professor FGV Management desde 2001. Membro do Conselho Fiscal do Sinduscon-Rio desde 2019. Vice-Presidente de Projetos Especiais do CR Vasco da Gama no período de 2018 a 2022. Desde 2000, Sócio da SEICOR Projetos e Obras Ltda, empresa especializada na coordenação e desenvolvimento de projetos de engenharia e arquitetura. Entre 1991 e 2000 atuou nos setores de orçamento, planejamento de obras.
Diferenciais do MBA ISAE/FGV
Networking
Trocas de experiências com profissionais renomados e professores experientes.
Currículo
Oportunidade de ter a chancela da FGV no seu Currículo e se diferenciair no mercado.
Eventos
Participe dos eventos da FGV em Curitiba de forma gratuita.
Educação continuada
Descontos especiais em outros programas do ISAE/FGV.
Indique e Ganhe
Indique amigos para estudar no ISAE/FGV e ganhe bônus em dinheiro.
Estrutura
A estrutura completa do ISAE/FGV para trabalhar, estudar e consulte valores especiais para eventos.
Destinados a profissionais que buscam se aprimorar e assumir um novo patamar em suas carreiras ou até mesmo mudar de área de atuação, os programas de Pós-graduação e MBA ISAE/FGV são desenvolvidos pelos professores e pesquisadores das Escolas da Fundação Getulio Vargas e aliam a tradição e a vanguarda acadêmica da Fundação Getulio Vargas às mais novas práticas do mercado, preparando os profissionais para os desafios do mundo contemporâneo.