MBA em Gestão Comercial

MBA em Gestão Comercial

Identifique as melhores práticas e estratégias comerciais e saiba como aplicar em sua empresa.
Fortaleça a área comercial de diferentes empresas e gere resultados em um mercado competitivo.
Com o MBA em Gestão Comercial, você será capaz de liderar a área comercial da sua organização de maneira eficiente. Acessará teorias e ferramentas para melhorar o processo decisório, gerar valor para os consumidores, aprimorar o desempenho da equipe de vendas, além de integrar a área aos demais setores da organização.

Você irá adquirir

Enfoque estratégico da performance de vendas
Com o MBA em Gestão Comercial, você será capaz de formular a política comercial da sua organização. Vai planejar ações de social commerce, avaliar o desempenho dos canais de venda, propor melhorias embasadas em análises, prever tendências e desenhar estratégias conforme a legislação atual.
Desenvolva competências para atingir as metas da sua organização com a gestão comercial:
| Dimensionar equipes de vendas e atribuir responsabilidades aos seus membros.
| Aplicar as tendências modernas de gestão comercial.
| Implementar políticas para desenvolver o engajamento dos colaboradores.
| Extrair o máximo de valor da área comercial da organização.

Disciplinas

  • Aspectos legais nas relações de consumo
    Elementos e formação da relação de consumo. Resoluções alternativas de conflito nas relações de consumo. Vícios e defeitos dos produtos e serviços. Práticas abusivas empresariais. Publicidade enganosa e abusiva e os seus efeitos. Contrato de adesão e cláusulas abusivas. Dever de informação e desvio produtivo do consumidor. Reparação plena dos danos causados e litigância de má-fé do consumidor.
  • Administração de vendas
    Implementação das estratégias de venda. Planejamento e gestão da força de vendas. Política de remuneração. Supervisão de vendas. Gestão de conflitos, controles e métricas de venda.
  • Big data para vendas
    Fundamentos de big data. Big data analytics para apoio à tomada de decisão. Aplicações do big data em vendas. Big data para recrutamento e seleção. Integração de dados off-line e on-line.
  • Customer experience management e social commerce
    Jornada do cliente. Customer experience. Gestão da satisfação dos clientes e fidelização. Introdução ao social commerce. Criação de ações de social commerce.
  • Comunicação interpessoal e corporativa
    Comunicação humana: elementos, tipos e objetivos. Etapas do processo lógico de comunicação. Barreiras à comunicação humana. Novas abordagens e tendências em comunicação. Comunicação e tecnologia. Comunicação interpessoal. Técnicas de apresentação. Comunicação corporativa e seus objetivos.
  • Desenho e gestão integrada de canais de vendas
    Canal de vendas. Tipos de intermediário. Fluxos de canal. Desenho de canal. Gestão de canal. Conflitos de canal. Ações comerciais direcionadas aos canais. Trade marketing.
  • Economia Comportamental e Tomada de Decisão
    Campo da Economia Comportamental. Decisões nas organizações. Julgamentos, decisões e racionalidade. Modelo racional de tomada de decisão. Heurísticas e vieses. Percepção e vieses perceptuais. Tomada de decisão nas organizações. Árvores de decisão. Decisões sob risco e incerteza.
  • E-commerce e internet das coisas
    Internet e negócios. Multiplicação das operações one stop shop e uso da precificação dinâmica em larga escala. Paradigma da computação em nuvem como suporte à nova era do varejo. Conceitos, plataformas e estratégias de e-commerce. Tendências em e-commerce.
  • Formação e administração de preços
    Papel do preço na estratégia comercial. Ambiente de negócios. Estratégia competitiva e objetivos empresariais. Influência dos fatores mercadológicos sobre a decisão de preços. Importância dos custos na formação do preço. Impacto dos custos financeiro e tributário sobre o preço. Métodos de definição de preços. Políticas e administração de preços.
  • Finanças para Não Financeiros
    Conceito de finanças. Processo de criação de riqueza nas organizações. Noções gerais de contabilidade e uso dos indicadores de desempenho. Uso da Matemática Financeira como instrumento de medição de valor. Fluxo de caixa. Métodos de avaliação de projetos de investimento. Contabilidade gerencial e análise de custos.
  • Gestão de projetos
    Fundamentos de projeto, programa e portfólio; Fatores de sucesso em gerenciamento de projetos; Características e competências do gerente de projetos; Tipologia de organizações para gerenciamento de projetos; Domínios e Princípios de performance; Tipos de ciclo de vida; Contexto de utilização de métodos preditivos, ágeis e híbridos; Papéis, artefatos e eventos relacionados aos métodos preditivos e ágeis; Gerenciamento de projetos preditivos; Gerenciamento de projetos ágeis.
  • Gestão de tributos
    Sistema tributário brasileiro. Tributos incidentes no faturamento. Regimes de tributação, real, presumido e Simples Nacional. Tributos e contribuições sobre faturamento e lucro. Imposto sobre a renda da pessoa jurídica.
  • Liderança de Equipes de Alto Desempenho
    Conceito e teorias de liderança. Modelos de liderança contingencial. Poder e influência nas organizações. Novos modelos de liderança. Liderança de equipes de alto desempenho. Pipeline de liderança e desenvolvimento de líderes. Líder-coach. Inteligência emocional e competências do líder eficaz.
  • Mídias digitais e vendas
    Fundamentação sobre mídias digitais. Vendas digitais. Ferramentas mobile de ativação e relacionamento com clientes. Google Ads. Search engine optimization (SEO).
  • Negociação e administração de conflitos
    Gestão de conflitos. Tipos de conflito, impactos e consequências nas organizações. Técnicas e estratégias de resolução de conflitos. Aspectos conceituais, relacionais e culturais de uma negociação. Técnicas, estratégias e táticas de negociação. Tipos e etapas da negociação. Abordagens multidisciplinares e contemporâneas da gestão de conflitos e da negociação nas organizações. Comunicação, persuasão e superação de impasses na negociação. Comunicação não violenta na negociação. Negociação, mediação de conflitos e tomada de decisão.
  • Workshop em formulação da política comercial
    Diagnóstico da atuação comercial da empresa. Principais etapas da formulação da política comercial. Elaboração da política comercial. Apresentações da política comercial da empresa.
  • Workshop de planejamento de vendas & marketing
    Composto de marketing. Fatores exógenos e endógenos que compõem o ambiente de marketing. Comportamento dos consumidores individuais e organizacionais. Estratégias de segmentação e estratégias de posicionamento. Reconfiguração das políticas de marketing, vendas e relacionamento com os clientes tanto no ambiente tradicional quanto no ambiente digital.
  • Workshop em sales analytics
    Sales analytics. Monitoramento de vendas. Sistemas analíticos de venda. Previsão de tendências e resultados de venda. Métricas de sales analytics. Relatórios e painéis de sales analytics. Gestão de equipes pelo processo de sales analytics.

Quem pode fazer?

| Graduados em qualquer área do conhecimento que atuam ou desejam atuar na área comercial e de vendas, em diferentes segmentos.
| Gestores de equipes comerciais com interesse em conhecer tendências modernas aplicadas à gestão comercial.
| Empreendedores em busca de gerar mais valor com a área comercial.

Pré-requisitos

  • | Ter concluído a graduação há pelo menos 2 anos*
    | Profissionais com 3 anos ou mais de experiência*
    *Os requisitos podem variar de acordo com a experiência profissional ou o curso escolhido.

Certificação

Ao ser aprovado no curso de MBA Presencial, você terá direito ao certificado, em nível de especialização (pós-graduação lato sensu), emitido por uma das escolas FGV.

Coordenação do Curso

João Baptista de Paula Vilhena Soares
João Baptista de Paula Vilhena Soares
Trinta e oito anos de experiência profissional em treinamento, e consultoria, nas áreas de Educação, Gestão, Marketing, Negociação, Vendas & Distribuição. Doutorando em Adminstração pela Florida Christy University, Mestre em Administração pela FGV e pós-graduado em Marketing pela ESPM/RJ. Já atendeu mais de 100 empresas nacionais e multinacionais de diversos setores. Como palestrante participou de importantes eventos nacionais e internacionais, tais como ASTD (American Society for Training and Development) nos EUA; CBTD (Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento); CRIARH; ABTD; ExpoVendaMais. É Coordenador Acadêmico do MBA em Gestão Comercial da FGV . Autor dos livros Manual para Montagem de uma Universidade Corporativa (ed. ABTD); Negociação e Influência em Vendas (ed. MVC); Certificação da Área Comercial (ed. MVC). Co-autor de 4 livros: Manual de T&D (ed. ABTD); Gigantes da Venda (ed. Landscape), Gestão de Marketing (ed. FGV) e Gestão Social: metodologia e casos (ed. FGV). Colunista da Revista VendaMais há 13 anos, escreve regularmente artigos e resenhas em veículos especializados. Apresentador de 5 vídeos de treinamento produzidos pela COMMIT; produziu dois programas de e-learning – Vendas Consultivas e Negociação Comercial.

Diferenciais do MBA ISAE/FGV

Networking Cursos ISAE Escola de Negócios

Networking

Trocas de experiências com profissionais renomados e professores experientes.

Perfil Cursos ISAE Escola de Negócios

Currículo

Oportunidade de ter a chancela da FGV no seu Currículo e se diferenciair no mercado.

Eventos Cursos ISAE Escola de Negócios

Eventos

Participe dos eventos da FGV em Curitiba de forma gratuita.

Educação Continuada Cursos ISAE Escola de Negócios

Educação continuada

Descontos especiais em outros programas do ISAE/FGV.

Perspectivação Cursos ISAE Escola de Negócios

Indique e Ganhe

Indique amigos para estudar no ISAE/FGV e ganhe bônus em dinheiro.

Alumni Cursos ISAE Escola de Negócios

Estrutura

A estrutura completa do ISAE/FGV para trabalhar, estudar e consulte valores especiais para eventos.

Destinados a profissionais que buscam se aprimorar e assumir um novo patamar em suas carreiras ou até mesmo mudar de área de atuação, os programas de Pós-graduação e MBA ISAE/FGV são desenvolvidos pelos professores e pesquisadores das Escolas da Fundação Getulio Vargas e aliam a tradição e a vanguarda acadêmica da Fundação Getulio Vargas às mais novas práticas do mercado, preparando os profissionais para os desafios do mundo contemporâneo.