Cooperativas, Notícias, Sustentabilidade

ISAE dá início a primeira turma do Programa ESG+Coop

 

Na última quinta-feira (16/3), o ISAE Escola de Negócios deu início a primeira aula do Programa ESG+Coop, com os participantes da Cooperativa Nova Produtiva, de Astorga (PR). Uma iniciativa do Sistema Ocepar, o projeto integra o Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), planejamento estratégico de desenvolvimento do cooperativismo paranaense.

 

Contando com os profissionais da cooperativa, a aula também teve com a participação da gerente de Desenvolvimento Cooperativo no Sescoop/PR, Maria Emilia Pereira Lima, a diretora de educação do ISAE, Tania Mara Lopes, o coordenador do Programa ESG+Coop no ISAE, Gustavo Loiola e o presidente da Nova Produtiva, Tácito Barduzzi.

 

“Esperamos que, ao final do programa, os alunos saiam capacitados e com visão diferente sobre ESG, capazes de tarzer esse tema para a realidade da cooperativa, criar as conexões necessárias e também de serem agentes de transformação em relação ao tema, olhando para as dimensões ambientais, sociais e de governaça”, comentou Loiola.

 

O início do programa se deu com a palestra de nivelamento executivo, conduzida pela professora Mariana Schuchovski, CEO e fundadora da Verde Floresta. O intuito foi inspirar e trazer os executivos da cooperativa para dentro da discussão de ESG.

 

“O mundo mudou, as necessidades  mudaram, o contexto dos negócios e do mundo do trabalho mudaram e precisamos olhar para isso e entender como vamos perpetuar como negócios, como cooperativa, como instituição e como indivíduos nessa mudança”, instigou a professora Mariana.

 

Programa ESG+Coop

 

Programa ESG+Coop: Uma Iniciativa Pioneira

 

Durante a ocasião, Maria Emilia aproveitou para desejar as boas-vindas e parabenizar as pessoas presentes pelo momento. Destacando que o programa surgiu de uma necessidade observada pelo Sistema Ocepar em conversas com lideranças do cooperativismo.

 

“Nós já observamos o desempenho das cooperativas, mas percebemos que precisávamos de um programa estruturado de monitoramento, avaliação e, consequentemente, certificação das cooperativas, com foco nos requisitos de ESG”, frisou Maria.

 

O objetivo do Programa ESG+Coop é trazer mais competitividade e fortalecer a imagem das cooperativas, com a sistematização e divulgação do que o setor faz para a melhoria das questões ambientais e os impactos sociais positivos da cadeia produtiva do cooperativismo.

 

Nova Produtiva

 

Entrando para a história do cooperativismo nacional, o Programa ESG+Coop teve como aula pioneira a cooperativa Nova Produtiva. Com 23 anos de história e 279 cooperados, a Nova Produtiva se dedica exclusivamente à produção de energia limpa e renovável: o Etanol.

 

Com o objetivo claro de aproveitar o melhor momento do setor para atrair investimentos na transformação da nossa indústria de etanol de cana em uma indústria flex, passado a operar com cana e milho, otimizando a sua estrutura industrial e principalmente diversificando seu portifólio de produtos industrializados.

 

“A Nova Produtiva tem tudo a ver com ESG, e tenho certeza que o projeto fará a diferença para nossa cooperativa, contribuindo para nossas ações estratégicas e planjos futuros. Nosso time se esforçará ao máximo para colocar em prática todo o aprendizado de ESG que teremos junto ao ISAE, ao longo desse programa”, celebra o presidente da cooperativa Nova Produtiva, Tácito Barduzzi.

 

Além da Nova Produtiva, cerca de 40 cooperativas do Paraná se inscreveram no Programa e devem começar as aulas futuramente. Sem dúvida, um grande movimento que entrará para a história do cooperativismo nacional e impactará positivamente o mercado, trazendo bons resultados para as cooperativas, cooperados e sociedade.

 Clique aqui e conheça mais sobre o Programa ESG+Coop!