Na última quinta-feira (20), em Ponta Grossa (PR), aconteceu o primeiro de três encontros do lançamento oficial do Programa ESG+Coop. Uma iniciativa do Sistema Ocepar com o intuito de monitorar, avaliar e certificar as cooperativas paranaenses, com o foco no atendimento a requisitos ambientais, sociais e de governança e desempenho. Sendo o ISAE Escola de Negócios uma das instituições de ensino selecionadas para conduzir a capacitação teoria/prática das cooperativas.
O evento em Ponta Grossa teve a Sicredi Campos Gerais como anfitriã e contou com a participação de 29 profissionais representando 10 cooperativas da região Centro-Sul, dos ramos Agro, Crédito, Transporte e Trabalho, Produção de Bens e Serviços.
Também estiveram presentes e palestraram o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, a gerente de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, Maria Emília Pereira, o professor de Finanças Sustentáveis do Isae, Maurício Longhini Barbeiro, a sócia-administradora da Gália Consultoria e Treinamento, Rosilene Rosado e o coordenador de Desenvolvimento Cooperativo do Sescoop/PR, João Gogola.
Os próximos encontros de lançamento já têm data marcada para acontecerem. No dia 26 de outubro, em Maringá, Noroeste do Estado, com o Sicoob Metropolitano como anfitrião, e, no dia seguinte (27/10), em Toledo, no Oeste, tendo como anfitriã a Sicredi Progresso PR/SP.
Marco na história do cooperativismo
O Programa ESG+Coop é uma iniciativa do Sistema Ocepar, viabilizada por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Paraná (Sescoop/PR), desenvolvida em parceria com a empresa Gália Consultoria e Treinamento, Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul (Isae), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e mais duas instituições de ensino internacionais: Audencia Business School, de Nantes, na França, e Woxsen University, da Índia.
Além de apresentar o Programa ESG+ Coop para os representantes, o encontro serviu para explanar mais sobre essa temática tão importante para o mundo dos negócios, contextualizando-a para a realidade das cooperativas, a fim de convidá-las para se inscrever no programa.
Durante o evento de lançamento, o ISAE teve oportunidade de mostrar para as cooperativas presentes que, assim como elas, possui o ESG no DNA e que, agora, com o programa, haverá a oportunidade de mostrar isso para o mercado, transformando em vantagem competitiva.
Mais sobre o Programa ESG+Coop
O Programa ESG+Coop integra uma das ações do Plano Paraná Cooperativo 200 (PRC200), o planejamento estratégico de desenvolvimento do cooperativismo paranaense. Segundo o superintendente do Sescoop/PR, Leonardo Boesche, a sistematização e organização das ações de ESG das cooperativas foram demandas identificadas nas entrevistas com lideranças, dirigentes e gestores do setor, durante a construção do PRC200.
O tema se transformou no projeto de número 14, entre os 20 que compõem o planejamento estratégico do setor. “O objetivo é criar um programa de monitoramento, avaliação e certificação das cooperativas paranaenses, com o foco no atendimento a requisitos ambientais, sociais e de governança e desempenho. Vamos trabalhar para organizar os indicadores e ter uma divulgação adequada das ações e iniciativas de ESG do cooperativismo”, ressaltou Boesche.
De acordo com o executivo, os resultados esperados são o fortalecimento da imagem das cooperativas, com a sistematização e divulgação do que o setor faz para a melhoria das questões ambientais e os impactos sociais positivos da cadeia produtiva do cooperativismo. Diante de um cenário de maior exigência do mercado, um relatório de atividades consistente, que demonstre as ações concretas de ESG abre oportunidades de negócios e melhora o acesso a crédito aos empreendimentos cooperativistas.
O Sistema Ocepar também lançou uma landing page com informações sobre o Programa ESG+Coop. Clique aqui e confira.
Com informações do Portal Paraná Cooperativo