Projeto foi criado após a participação no Programa de Formação de Agentes de Inovação do ISAE Escola de Negócios, por meio do SESCOOP/GO
Fazer com que a equipe se sinta parte da empresa pode parecer uma tarefa fácil, mas não é. Muitas organizações observam que o comportamento de seus colaboradores é passivo. Por isso, cada vez mais se torna uma prática a busca pelo ambiente favorável ao engajamento com foco em resultados e aumento da produtividade.
Um exemplo é a Unimed Federação Centro Brasileira. A cooperativa decidiu implementar um banco de ideias para ter sugestões de melhorias vindas dos próprios colaboradores. A iniciativa, intitulada Programa de Sugestões de Melhorias e Inovação, surgiu após a participação da cooperativa no Programa de Formação de Agentes de Inovação do ISAE Escola de Negócios. ‘‘Fomentamos a inovação como objetivo estratégico da cooperativa’’, diz a responsável pela área de projetos e qualidade na Unimed, Christianne Pimenta.
Christianne afirma que qualquer colaborador pode incluir suas ideias no programa, auxiliando, assim, com as oportunidades de inovação que serão executadas pela cooperativa. ‘‘As ideias são avaliadas pelo Comitê de Inovação e, se aprovadas pela Diretoria Executiva, são implementadas sob gestão deste comitê’’, conclui a responsável.
Além disso, de acordo com Pimenta, após a participação no programa do ISAE, a Unimed também definiu um cronograma de Educação Continuada, quais ferramentas esse cronograma necessita, além de um calendário de report das ideias para os colaboradores.
Segundo Christianne, o programa tem sido bem positivo para a cooperativa e para seus colaboradores. ‘‘Implementamos o programa há pouco mais de um mês e já superamos as expectativas quanto à qualidade e quantidade de ideias’’, afirma.
Para aumentar ainda mais a participação dos funcionários, a Unimed implementou um critério de pontuação. Segundo a responsável, os colaboradores que mais pontuarem com ideias ao final do ano, serão premiados pela cooperativa.
‘‘Nós temos conseguido resultados importantes com o Programa de Formação de Agentes de Inovação do ISAE’’, diz o coordenador de Inovação do ISAE Escola de Negócios, Thiago Martins. ‘‘Temos atuado nacionalmente e auxiliado diversas cooperativas a alcançarem resultados significativos’’, afirma.
ISAE Coop
Com mais de 300 cooperativas e mais de 1.500 participantes no Programa de Inovação para o Cooperativismo, o ISAE Escola de Negócios, junto aos Sescoops dos estados brasileiros, tem implementado inovações nas cooperativas do Brasil, bem como os valores da governança, inovação e sustentabilidade. O projeto é pioneiro no país e no mundo e aborda tópicos atuais aplicados à realidade cooperativista, promovendo assim o desenvolvimento de um Programa de Inovação Sistêmico e exclusivo da cooperativa ao longo da capacitação.