Vem aí o Projeto Uaná 2021: O aprendizado em prol do voluntariado

Vem aí o Projeto Uaná 2021: O aprendizado em prol do voluntariado

Parte do programa Perspectivação, o Uaná é um projeto de voluntariado que promove o desenvolvimento pessoal e profissional dos alunos do ISAE contribuindo com o desenvolvimento econômico ambientalmente sustentável e socialmente justo da comunidade local.

 

Para isso, o Uaná possibilita que os voluntários apliquem seus conhecimentos na gestão de organizações sociais por meio de assessoria voluntária com atividades de consultorias, atuação em comunidades e ministrando treinamentos e palestras.

 

Dessa maneira, os alunos obtêm um aprendizado diferenciado, colocando em prática o aprendizado acadêmico de forma inter-relacionada com a visão sistêmica das realidades sociais, ambientais e culturais.

 

Projeto Uaná: Histórico 
Em 2020 o Projeto Uaná foi desenvolvido por meio de uma Capacitação Social Online levando conhecimento às organizações sociais sobre gestão de projetos com o objetivo de tornar mais eficiente as ações para a comunidade, bem como otimizar o uso de recursos.

 

Para tornar isso possível, o ISAE contou com a parceria do PMI-PR por meio da diretoria de impacto social (DIS), e o Movimento de Voluntariado de Curitiba, que receberam mais de 200 inscrições, das quais foram selecionadas 26 organizações sociais civis (OSCs), sendo 52 participantes, baseadas em critérios quanto ao pertencimento ao estado do Paraná, realização de atividades de impacto social, histórico de compromisso e comprometimento para com seus assistidos.

 

Assim, foi realizado um ciclo de 12 palestras, com duração de 1h cada, com acompanhamento de mentores para as organizações sociais civis, abordando as boas práticas de projetos baseando-se no Guia PMBOK®

 

Além disso, as Instituições Sociais foram incentivadas a aplicar os conceitos por meio de mentorias realizadas pelos alunos, ex-alunos e professores do ISAE realizadas de maneira online.

 

Uaná Comunidade
Além do Projeto de Capacitação Social Online, diversas outras ações foram realizadas junto à iniciativa Uaná Comunidade.

Entre elas:

 

Projeto Mulheres Empreendedoras
O ISAE desenvolveu pelo segundo ano consecutivo a capacitação junto a 30 coletoras de material reciclável na região do Uberaba, que assistiram à uma palestra sobre Gestão do Tempo para Mulheres, despertando para a importância de ter produtividade com qualidade de vida.

 

Revitalização e Mês da Mulher
Em parceria com a ONG Junta Mais, alunos, colaboradores e professores ajudaram na revitalização da Escola Municipal Maria do Carmo e da Escola Campo Mourão, na Vila Izabel, em Curitiba, respectivamente.

 

Além disso, a ONG Junta Mais também foi parceira na arrecadação e distribuição de produtos de higiene para mulheres em situação de rua, bem como na disponibilização de chuveiros e serviço de cabeleireiro para as mesmas.

 

Tampinha do Bem
Um dos projetos vencedores do Prêmio Ozires Silva, o Tampinha do Bem recebeu o apoio do ISAE, que disponibilizou espaço aos coletores de materiais recicláveis para ajudar animais resgatados e, ao mesmo tempo, destinar corretamente o plástico que poluiria o ambiente.

 

Páscoa
Arrecadação de bombons para 140 crianças, que foram doados para a ONG Coração Acolhedor e EDPS – Escolhidos por Deus para Servir.

 

Doação de Móveis e Alimentos
Doação de 90 quilos de alimento para a ONG Escolhidos por Deus para Servir e diversos móveis doados para 11 instituições sociais.

 


Mail

Faça parte da nossa rede e receba,
em primeira mão, as notícias de cursos,
descontos e eventos que acontecerão no ISAE!

Skip to content