
Explorar questões teóricas e práticas da evolução do planejamento para transporte e uso do solo em áreas urbanas, com foco no desenvolvimento das novas mobilidades e em como planejar para que elas sejam integradas aos sistema de transporte locais e tragam benefícios para as cidades onde operam.
Um ser humano decide usar a sua inteligência para tornar mais fácil a vida de toda a humanidade. Ele avança em seus estudos e passa a fazer experimentos, baseado na tentativa falha de outros estudiosos e acrescentando as novas possibilidades trazidas pela tecnologia. Há progresso. Os testes são positivos. Ele chega ao resultado final e descobre que a iniciativa está longe de se tornar um benefício em escala mundial. Pelo contrário. A criatura que se originou é capaz de causar grandes males e ela cresce cada vez mais. Será possível reverter o processo?
A história descrita acima pode ser o argumento para o roteiro de um filme de terror como Frankenstein ou de uma obra catastrófica que retrate um futuro distópico. Entretanto, essa é a realidade da mobilidade urbana em muitas cidades.
Isso porque modais como o carro, criados para proporcionar mobilidade, conforto e facilidade no transporte, proporcionaram também um aumento significativo da frota, o aumento no volume de trânsito, a queima de combustíveis fósseis e o prejuízo à natureza.
Além disso, esses veículos passam a maior parte do seu tempo (22h/dia) parados e, quando em atividade, transportam apenas um passageiro.
Ainda assim, respondendo à pergunta deixada pelo roteiro, é possível sim que esse quadro seja revertido e os sistemas de transporte tragam benefícios para as cidades onde operam, por meio da priorização de novas modalidades, como o sistema de carro compartilhado, o fortalecimento daquelas já existentes, como a bicicleta e o transporte coletivo, bem como a maior integração entre os modais.
Para isso, entretanto, são necessárias políticas públicas que atuem sobre a legislação, o planejamento urbano, a cobrança de impostos e até mesmo uma mudança de cultura que valorize mais o transporte público.
Para abordar os aspectos teóricos e práticos que envolvem o planejamento para transporte e uso do solo em áreas urbanas, Luisiana Paganelli Silva traz aos participantes do Programa Perspectivação sua vasta experiência como planejadora urbana e arquiteta.
Investimento
à vista R$ 99,00 ou até 3x de R$ 33,00
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Modalidade Online (Ao Vivo)
Os cursos de Perspectivação On Live são práticos, objetivos e ministrados online e ao vivo. Assim os alunos são convidados não só a assistir, mas também a interagir, tornando essa experiência ainda mais enriquecedora.
Eles seguem o formato de oficinas de aprendizagem, ativando assuntos pertinentes ao cenário atual e com o objetivo de contribuir na formação da liderança e ação transformadora em nossos alunos.
Certificação
A certificação das oficinas Perspectivação são feitas pelo ISAE, considerada pelo MEC e pelo mercado uma das melhores instituições de ensino do país.
Diferenciais do ISAE/FGV
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Professor da Oficina
Luisiana Paganelli Silva
Tutora da RMIT University (Austrália) e mestre em Gestão Urbana, tendo atuado por 14 anos no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Luisiana Paganelli Silva é especialista em governança para transporte sustentável, com foco na integração de novos modos de mobilidade com os sistemas de transporte existentes.