Política públicas para as novas mobilidades

Explorar questões teóricas e práticas da evolução do planejamento para transporte e uso do solo em áreas urbanas, com foco no desenvolvimento das novas mobilidades e em como planejar para que elas sejam integradas aos sistema de transporte locais e tragam benefícios para as cidades onde operam.

 

Um ser humano decide usar a sua inteligência para tornar mais fácil a vida de toda a humanidade. Ele avança em seus estudos e passa a fazer experimentos, baseado na tentativa falha de outros estudiosos e acrescentando as novas possibilidades trazidas pela tecnologia. Há progresso. Os testes são positivos. Ele chega ao resultado final e descobre que a iniciativa está longe de se tornar um benefício em escala mundial. Pelo contrário. A criatura que se originou é capaz de causar grandes males e ela cresce cada vez mais. Será possível reverter o processo?

 

 

A história descrita acima pode ser o argumento para o roteiro de um filme de terror como Frankenstein ou de uma obra catastrófica que retrate um futuro distópico. Entretanto, essa é a realidade da mobilidade urbana em muitas cidades.

 

 

Isso porque modais como o carro, criados para proporcionar mobilidade, conforto e facilidade no transporte, proporcionaram também um aumento significativo da frota, o aumento no volume de trânsito, a queima de combustíveis fósseis e o prejuízo à natureza.

 

 

Além disso, esses veículos passam a maior parte do seu tempo (22h/dia) parados e, quando em atividade, transportam apenas um passageiro.

 

 

Ainda assim, respondendo à pergunta deixada pelo roteiro, é possível sim que esse quadro seja revertido e os sistemas de transporte tragam benefícios para as cidades onde operam, por meio da priorização de novas modalidades, como o sistema de carro compartilhado, o fortalecimento daquelas já existentes, como a bicicleta e o transporte coletivo, bem como a maior integração entre os modais.

 

 

Para isso, entretanto, são necessárias políticas públicas que atuem sobre a legislação, o planejamento urbano, a cobrança de impostos e até mesmo uma mudança de cultura que valorize mais o transporte público.

 

 

Para abordar os aspectos teóricos e práticos que envolvem o planejamento para transporte e uso do solo em áreas urbanas, Luisiana Paganelli Silva traz aos participantes do Programa Perspectivação sua vasta experiência como planejadora urbana e arquiteta.

Investimento

à vista R$ 99,00 ou até 3x de R$ 33,00

 

GRATUITO PARA ALUNOS E EX-ALUNOS ISAE/FGV, AS INSCRIÇÕES PODEM SER FEITAS NESTE ENDEREÇO!

Modalidade Online (Ao Vivo)

Os cursos de Perspectivação On Live são práticos, objetivos e ministrados online e ao vivo. Assim os alunos são convidados não só a assistir, mas também a interagir, tornando essa experiência ainda mais enriquecedora.

Eles seguem o formato de oficinas de aprendizagem, ativando assuntos pertinentes ao cenário atual e com o objetivo de contribuir na formação da liderança e ação transformadora em nossos alunos.

Certificação

A certificação das oficinas Perspectivação são feitas pelo ISAE, considerada pelo MEC e pelo mercado uma das melhores instituições de ensino do país.

Diferenciais do ISAE/FGV

Networking

Networking

A plataforma reunirá os alunos do ISAE ao longo de sua história.

Perfil

Perfil

Apresentação do seu currículo para uma rede de profissionais altamente qualificados.

Eventos

Eventos

Rodadas de negócios, confraternizações e participação em eventos exclusivos.

Educação continuada

Educação continuada

Descontos especiais em outros programas do ISAE.

Perspectivação

Perspectivação

Confira todas as atividades e faça sua inscrição pelo Alumni ISAE.

Alumni ISAE

Alumni ISAE

Oportunidade de networking com mais de 20 mil alunos e ex-alunos.

Professor da Oficina

Luisiana Paganelli Silva

Tutora da RMIT University (Austrália) e mestre em Gestão Urbana, tendo atuado por 14 anos no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC), Luisiana Paganelli Silva é especialista em governança para transporte sustentável, com foco na integração de novos modos de mobilidade com os sistemas de transporte existentes.

Cidade

Local

onlive

Cidade

Data de início

29/08/2022

Carga Horária

Carga Horária

6h

Frequência

Frequência

2 dias seguidos

Dias e Horários

Dias e horários das aulas

29 e 30 de agosto, segunda e terça-feira, das 19h às 22h

Status

Status

Inscrições Abertas

Quero saber mais

    Para realizar o envio do formulário você precisa aceitar todos os termos.
    Enviado com sucesso.

    Cursos Relacionados

    Não temos cursos cadastrados para esta categoria ou esta cidade.

    Datas horários e outros detalhes
    Mail

    Faça parte da nossa rede e receba,
    em primeira mão, as notícias de cursos,
    descontos e eventos que acontecerão no ISAE!


    0
    Your Cart is empty!

    It looks like you haven't added any items to your cart yet.

    Browse Products
    Skip to content