#hora193: Evento do ISAE e Sescoop/PR celebrou a cultura da inovação no cooperativismo

#hora193: Evento do ISAE e Sescoop/PR celebrou a cultura da inovação no cooperativismo

No dia 28 de janeiro de 2020, mais de 300 pessoas desembarcaram no Centro de Eventos da FIEP (Federação das Indústrias do Estado do Paraná), em Curitiba. O motivo: a celebração das primeiras turmas do Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense, cuja formatura tradicional foi substituída por um evento de 9h com mais de 10 atividades voltadas à inovação.

hora 193 evento programa de inovação isae sescoop
Créditos: Beatus Creative Films

O nome #hora193 é fruto de uma brincadeira com a carga horária do Programa: foram 192 horas de capacitação aos colaboradores de mais de 50 cooperativas, e a hora 193 significa o momento em que eles saem da sala de aula e começam a implementar, na prática e no dia-a-dia da organização, tudo aquilo que aprenderam sobre cultura de inovação.

A programação

Às 13h, iniciou-se o credenciamento dos participantes do evento, que contavam com alunos do Programa, colegas de cooperativa em posições estratégicas de inovação e presidentes, diretores e dirigentes destas cooperativas. O apelo do evento #hora193 era realizar uma imersão na cultura de inovação e, para isso, foram planejadas diferentes atividades – simultâneas e sequenciais – para entreter os participantes. A organização dos horários ficou por conta de pulseiras coloridas, que ajudavam a direcionar o fluxo de pessoas para as suas atividades no momento correto.

hora 193 evento programa de inovação isae sescoop fiep
Créditos: Beatus Creative Films

A primeira atração do dia, logo após uma calorosa recepção feita por Leonardo Boesche, superintendente do Sescoop Paraná, foi uma palestra com o ator, humorista e palhaço Márcio Ballas. O auditório vibrou com a interatividade do espetáculo e com a forma lúdica de enxergar a criatividade e a inovação.

hora 193 evento programa de inovação isae sescoop márcio ballas
Créditos: Beatus Creative Films

Logo após, deu-se início ao entretenimento da tarde. No total, foram 8 atividades acontecendo lado a lado e movimentando os participantes.

Espaço Pitches

Convidadas a apresentarem os cases de sucesso oriundos do Programa de Inovação, 7 cooperativas tomaram o palco organizado na asa direita do átrio e demonstraram resultados reais que elas já começaram a implementar. A plateia assistiu atenta e a troca de experiências gerada foi riquíssima para inspirar outras cooperativas a colocarem seus próprios projetos em prática. As cooperativas que apresentaram seus cases – em formato de pitch de impacto, como já haviam aprendido durante o Programa – foram: Frimesa, Unimed Maringá, Sicredi Vale do Piquiri, LAR, Unimed Noroeste do Paraná, Sicoob Central Unicoob e Cocamar. 

“É muito importante pra nós da Cocamar podermos mostrar pra todos os companheiros de outras cooperativas o que estamos fazendo com o Programa de Inovação,” conta Guilherme Zago, que apresentou o pitch pela cooperativa. “Desde o início do Programa de formação a Cocamar vem investindo bastante, acreditando que o futuro da companhia passa realmente por isso, e poder mostrar tudo isso pra motivar as demais é muito gratificante. Pudemos expor todo o nosso programa e seus detalhes, além das pessoas envolvidas e projetos já colocados em prática.”

hora 193 evento programa de inovação isae sescoop pitches cooperativas
Créditos: Beatus Creative Films

Espaço Canvas #hora193: 

Considerado por Leonardo como “o coração do evento”, o espaço destinado à atividade conduzida pelos professores do ISAE junto aos alunos do Programa fez sucesso. Três grandes canvas tomavam o lado esquerdo do átrio e convidavam os alunos a descreverem as dificuldades que eles haviam encontrado na implantação da hora 193 em suas cooperativas, bem como suas sugestões para solucionar estes desafios e ainda qual o protagonismo individual que cada um esperava ter nesse processo.

Os professores do ISAE Thiago Martins, Rodrigo de Barros, Cícero Caiçara Jr., Ricardo Pimentel, Gustavo Loiola e Paula Abbas estimularam as discussões e a posterior entrega, em um formato bem visual, com post-its colados nos painéis gigantes.

“Eu lecionei uma das primeiras disciplinas do Programa, introduzindo a importância da sustentabilidade em uma cultura de inovação” conta Gustavo. “O mais bacana foi ver a evolução do conhecimento dos alunos, desde aquele nosso primeiro encontro, comparado com a conversa que tivemos no evento para construir a atividade. Eles hoje sabem falar sobre o assunto e como ele se aplica na realidade deles, coisa que um ano atrás ainda era um conceito muito novo.”

Visitas Guiadas

A FIEP, cujo átrio foi palco para o evento #hora193, ofereceu visitas guiadas aos participantes para que eles conhecessem a aceleradora de startups sediada ali mesmo. Tendo em vista que uma das disciplinas do Programa de Inovação incentivou a criação de uma matriz de articulação entre cooperativas e startups, o contato dos alunos com estas empresas foi riquíssimo para colocar em prática as ideias sugeridas e ainda explorar possíveis parcerias. Algumas dessas startups ainda participaram de outras duas atividades: a feira de startups e a apresentação de cases de sucesso.

Feira de startups

Ainda no assunto, o #hora193 ainda contou com diversas startups espalhadas pelo local, expondo seus protótipos e trocando experiências de mercado com os participantes. Algumas faziam parte da aceleradora da FIEP e outras, como a Prin3D e a PixelSAV, foram convidadas para enriquecer o networking de quem passava por ali.

O evento foi uma ótima oportunidade para conversar e apresentar nossos serviços e impressoras 3D” conta Mateus, sócio da Prin3D. “Era um público diferente do das feiras de tecnologia com as quais estamos acostumados. Quem parou para ver nossas máquinas se mostrou interessado e curioso sobre as possibilidades que a impressão 3D tem a oferecer em diferentes ramos de atuação, desde a área médica até as cooperativas agrícolas.”

Jogo 

Já a Pixel, empresa de soluções audiovisuais que já foi parceira do ISAE em outros eventos de inovação, trouxe uma atração para incentivar o lado criança dos participantes: os totens holográficos receberam um jogo que deveria ser conquistado em duplas – para simular a colaboração pela qual preza a metodologia do Programa. Com controles vintage usados para mover os personagens do jogo, era mais uma atração para reunir Agentes de Inovação e de Transformação durante o #hora193.

Robô interativo

Passeando por entre os transeuntes do átrio da FIEP estava o projeto da Futuremedia: um robô interativo que incentivava os participantes a responderem uma pergunta: “O que é inovação para você?”. Com a resposta, as pessoas podiam também tirar fotos e enviá-las para seus e-mails pessoais, gerando um banco de imagens muito legal que rodou no painel de LED durante o coquetel de encerramento. 

Clique aqui para conferir as fotos tiradas pelo robô interativo: http://bit.ly/robôhora193 

Vídeo “O Futuro das Cooperativas – Visão 2040”

No auditório, durante as atividades, foram exibidos vários vídeos produzidos pelos próprios alunos do Programa de Inovação, onde eles destrinchavam suas apostas para o futuro do cooperativismo até o ano 2040. Com bom humor e criatividade, as cooperativas expunham problemas atuais e sugestões inovadoras para solucioná-los, como nanorobôs, veículos autônomos e plataformas personalizadas para o diagnóstico do perfil de clientes.

Sala prospectiva

Houve ainda, às 17h, uma atividade exclusiva para os 45 presidentes, diretores, dirigentes e representantes indicados pela cooperativa. A intenção era sensibilizar, com uma franca conversa sobre liderança para a inovação, os verdadeiros tomadores de decisão. “A palestra para os dirigentes focou nos próximos desafios das cooperativas e na importância do papel deles (presidentes, diretores e gerentes) como facilitadores estratégicos pró-inovação” conta Hélio Gomes de Carvalho, professor responsável pela atividade. “Fizemos provocações e perguntas para que todos refletissem sobre o seu papel e registrassem em um ‘Canvas #hora 193 dos presidentes’. E esse registro é o compromisso deles daqui para a frente.”

Os presidentes Orley Campagnolo, da Uniprime Pioneira, e Guilherme Grein, da Cooperante, fecharam o encontro com seus depoimentos: ambos foram alunos do Programa de Inovação do começo ao fim e sentiram na pele a mudança de mindset na hora de trabalhar a inovação nas suas cooperativas. 

“Foi muito bom passar a meus pares o que eu vivi no curso, sua importância e qualidade, o que eu penso do nosso papel e as limitações para a implantação do Programa” conta Orley. “Compartilhar é sempre bom. Nunca enxergamos um tema de uma forma 100% igual. Todos temos algo inusitado e importante a acrescentar.” Ele ainda reconhece a confiança depositada no Sescoop/PR para viabilizar os projetos para a evolução do cooperativismo paranaense.

“Outro ponto importante, a meu ver, foi realçar a importância de sistematizarmos o conhecimento, mas mais do que isso – e aí está o grande desafio – transformarmos informação em ação, em prática. Nós, presidentes, não iremos conseguir isso sozinhos se a alta diretoria e a média gerência não estiverem dispostas a sair da sua zona de conforto.”

hora 193 evento programa de inovação isae sescoop presidentes cooperativas
Créditos: Beatus Creative Films
hora 193 evento programa de inovação isae sescoop presidentes cooperativas
Créditos: Beatus Creative Films

Apresentação de cases

De volta ao auditório, o #hora193 reuniu 6 profissionais do mercado para contarem um pouco sobre a trajetória de seus negócios inovadores e inspirarem os participantes a inovarem no dia-a-dia.

Os convidados foram Adriel Silva, da Winov, Leonardo Dabague, do Olist, Daniel Lange, da Bosch, Juliano Santos, do Adam Robô, Felipe Wotecoski, da Metha Soluções e Marcos Loest, da Exy Innovation. As 3 últimas são também startups da aceleradora da FIEP, e, além de estarem presentes na feira, puderam contar suas histórias para os 300 participantes que assistiam da plateia.

A solenidade de certificação

O bloco da noite iniciou com Mira Graçano, mestre de cerimônias convidada pela organização, chamando ao palco os presidentes José Roberto Ricken, do Sistema Ocepar, e Norman Arruda Filho, do ISAE, para discursarem sobre a magnitude que o Programa de Inovação tomou nos últimos dois anos de existência.

Ricken levou todos por uma linha do tempo que projetava os sonhos do cooperativismo paranaense em um patamar de excelência – e enalteceu as grandes conquistas que já foram realizadas em prol de tornar estes sonhos cada vez mais tangíveis. Norman, por sua vez, corroborou as previsões do colega e ressaltou a importante parceria que o ISAE tem com o cooperativismo, especialmente com o Sistema Ocepar e Sescoop, há mais de duas décadas, possibilitando a construção deste Programa inédito.

Em seguida, as 56 cooperativas que finalizaram integralmente o Programa foram contempladas – bem como seus respectivos alunos aprovados – com uma cerimônia de entrega de placas e certificados pelos dois presidentes a cada um dos dirigentes. 

hora 193 evento programa de inovação isae sescoop presidentes cooperativas
Créditos: Beatus Creative Films

Martha Gabriel

A chave de ouro veio com a palestra da pesquisadora, autora e consultora Martha Gabriel, que prendeu os espectadores até o último minuto com sua verdadeira lição sobre um futuro digital e as evoluções que todos precisamos fazer para acompanhar.

hora 193 evento programa de inovação isae sescoop martha gabriel
Créditos: Beatus Creative Films

O encerramento

O coquetel final foi uma oportunidade para que todos pudessem relaxar, conversar, aproveitar uma boa comida e celebrar mais uma vez a conclusão de um ciclo tão importante como os das primeiras turmas do Programa de Inovação para o Cooperativismo Paranaense.

O evento #hora193 contou com 312 participantes credenciados de 69 cooperativas diferentes: estiveram presentes também, além dos alunos do Programa, outras cooperativas do Paraná que foram impactadas pelos resultados da capacitação e quiseram conhecer mais sobre a iniciativa que formou agentes de inovação e transformação para revolucionar o segmento cooperativista paranaense. A FIEP recebeu 3 ônibus cheios de participantes de outras regiões do estado e foram mobilizados quase 30 colaboradores voluntários do ISAE e do Sescoop Paraná para tornar todas as 9 horas do #hora193 o sucesso que foram.

Confira a cobertura fotográfica completa: Beatus Films | Assessoria Sistema Ocepar

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀ ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀


Embarque para a Califórnia com o GBA Internacional de Inovação e Empreendedorismo do ISAE

Trabalhar um mindset inovador é a prioridade das empresas que buscam o sucesso no mercado atual. Mudar modelos mentais e embarcar em uma jornada de inovação não é tarefa fácil – mas uma imersão em um pólo de mais de 500 startups no coração da Califórnia pode ajudar.

O GBA Internacional de Inovação e Empreendedorismo leva você para uma semana em Silicon Beach, em Los Angeles, para respirar a inovação que é referência mundial no mundo dos negócios. Com visitas técnicas, workshops e debates mesclados a uma paisagem descontraída de tirar o fôlego, o GBA Internacional é uma experiência imperdível para quem deseja se desenvolver com uma capacitação em inovação junto aos melhores.

De 19 a 24 de abril de 2020.

Saiba mais: http://bit.ly/GBA_Internacional

Mail

Faça parte da nossa rede e receba,
em primeira mão, as notícias de cursos,
descontos e eventos que acontecerão no ISAE!

Skip to content