ISAE TALKS: A perspectiva de Gandhi e o Desenvolvimento Sustentável

Para o comemorar o aniversário de nascimento de Mahatma Gandhi (02 de outubro), o ISAE Escola de Negócios, a Cátedra Ozires Silva e o Consulado da Índia no Brasil convidam você para o webinar A Perspectiva de Gandhi e o Desenvolvimento Sustentável.

Gandhi foi um ativista indiano que lutou pela independência da Índia, incentivando a não violência em um método conhecido como Satyagraha. Participe dessa conversa com especialistas, diretamente da Índia, para discutir práticas e exemplos de uma liderança que preza a sustentabilidade e a justiça.

  • Data: 01 de Outubro
  • Horário: 10h30 (Brasília)
  • Idioma: Inglês
  • Inscrições pelo Sympla: https://bit.ly/3hE4ubx

 

Palestrantes:

Rajni Bakshi – Membro do Gandhi Smriti e Darshan Samiti – Ministério da Cultura. 

Rajni Bakshi foi Gandhi Peace Fellow na Gateway House de 2011 a 2017. Autora, residente em Mumbai, publicou um artigo de pesquisa em outubro de 2012 intitulado Civilizational Gandhi. Rajni possui bacharelado pela George Washington University e mestrado pela University of Rajasthan. Ela é autora de  Bazaars, Conversations and Freedom: for a market culture beyond greed and fear (Penguin, 2009), que ganhou dois prêmios Vodafone-Crossword. Seu livro anterior, Bapu Kuti: Journeys in Rediscovery of Gandhi (Penguin, 1998) inspirou o filme Hindi Swades, estrelado por Shah Rukh Khan. Seus outros livros incluem: Long Haul: the Bombay Textile Workers Strike 1982-83 (1986), A Warning and an Opportunity: the Dispute over Swami Vivekananda’s Legacy (1994), Lets Make it Happen: a backgrounder em New Economics (2003) e An Economics for Well-Being (2007). Rajni atua nos Child Rights and You (CRY) e Citizens for Peace. Ela também é membro do Comitê Executivo de Gandhi Smriti e Darshan Samiti, um órgão autônomo do Ministério da Cultura e associada de longa data do Centro de Educação e Documentação (Mumbai e Bangalore)

 

Dr. Mahesh Sharma – Primeiro Chanceler da Universidade Central Mahatma Gandhi.

Dr. Mahesh Sharma é o Primeiro Chanceler da Universidade Central Mahatma Gandhi, nomeado pelo Presidente Hon’ble da Índia. Dr. Sharma atuou como presidente da Comissão de Khadi e Village Industries, Govt da Índia e como diretor-geral do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia de Madhya Pradesh. Nascido em 28 de março de 1949 tem um Engg Mecânico. Graduado pela Universidade Hindu de Banaras e Ph.D. pela IIT Delhi. Ele tem trabalhado incansavelmente para o ressurgimento rural e o desenvolvimento holístico.

 

Leandro Uchoas é educador, ativista social e jornalista.

Dirige o Instituto Shanti Brasil. Possui pós-graduação em Cultura de Paz e Não-Violência na Universidade Gujarat Vidyapith, fundada por Mahatma Gandhi. Ele ministra cursos e experiências em Cultura da Paz, Comunicação Não Violenta (CNV), Masculinidades e Educação para a Paz. É autor do livro: “Seja a Mudança: o Brasil visto e debatido a partir do legado de Gandhi”. Com Shanti Brasil, promove a Cultura da Paz através da Educação (cursos) e ativismo (ações). Entre as obras, destaca-se o Círculo dos Homens, redefinindo o paradigma da masculinidade. Leandro também criou o Jogo da Cidadania, que incentiva a participação cidadã. Em 2019, ganhou o prêmio Doers of Good. Leandro também é vegetariano, espiritualista, pacifista, ativista e cantor flamenco.

Dr.ª Nirja Mattoo – Professora Associada SPJIMR – India.

Dr.ª Nirja Mattoo possui mestrado em Serviço Social pela Faculdade de Serviço Social, Nirmala Niketan/Mumbai. É doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Mumbai. Durante sua carreira de mais de 35 anos, ela trabalhou na posição de liderança em várias organizações nacionais e internacionais sem fins lucrativos, como Conselho Indiano de Bem-Estar Social, Conselho de Bem-Estar Aga Khan, CASP-PLAN International e CASP India como Diretora Executiva. Ela atua em Conselhos de várias organizações como Save the Children, Child Fund India, External Expert on the Internal Quality Assurance Cell – TISS e membro do BOS em Universidades de Cluster do HSNC. Dr.ª Nirja Mattoo ingressou no S.P.Jain Institute of Management & Research (SPJIMR) como Presidente do Centro de Desenvolvimento da Cidadania Corporativa (DoCC) em 2002. Ela trouxe consigo a perspectiva de um praticante e uma profunda paixão pelo setor social. Ela aproveitou e integrou seu aprendizado experiencial no currículo de gestão da SPJIMR. Escreveu o artigo sobre “Modelos para o Desenvolvimento Inclusivo de Panchayati Raj na Índia” no notável livro “Duas Décadas de Panchayati Raj na Índia” publicado em março de 2015. Ela coeditou o livro com o Dr. K.G. Karmakar (ex-MD Nabard) e a faculdade SPJIMR sobre “Livelihoods for Women-Multi Agency Models in India” publicado em junho de 2018. Facilitadora da SPJIMR no Pacto Global da ONU, PRME, se tornou campeã global em Gestão Responsável. A Dr.ª Mattoo iniciou um programa de Intercâmbio Internacional sobre “Negócios e Impacto Social no Mercado Emergente” (BSIEM) com a participação de três países, Universidade Externado da Colômbia, ISAE, Brasil e SPJIMR, Índia. Como Professora Associada, leciona CSR & Sustentabilidade, Empreendedorismo Social e Questões de Desenvolvimento, para o Programa de Pós-Graduação em Gestão Executiva (PGEMP), Programa de Pós-Graduação em Gestão do Desenvolvimento (PGPDM) e Estudantes int. para Negócios e Impacto Social no Mercado Emergente (BSIEM).

Mail

Faça parte da nossa rede e receba,
em primeira mão, as notícias de cursos,
descontos e eventos que acontecerão no ISAE!

Skip to content