ESG: veja como se especializar em uma área em ascensão

ESG: veja como se especializar em uma área em ascensão

Environmental, social and corporate governance (ESG), você sabe o que essas palavras significam e qual a importância que elas têm na atual sociedade?

 

É impossível não notar que, durante os últimos anos, nosso planeta sofreu alterações ambientais. As mudanças climáticas, efeito estufa e, até mesmo, o crescimento do número de tragédias naturais, são consequências dessas alterações. 

 

Nos dias atuais, prevenir e minimizar práticas que sejam nocivas ao nosso planeta estão se tornando cada vez mais uma das prioridades das grandes empresas. No entanto, para que isso aconteça, essas corporações precisam contar com a especialização de alguns profissionais em determinadas áreas. 

 

É exatamente sobre isso que o artigo de hoje irá falar. Sendo assim, continue acompanhando o material produzido por nós, do ISAE, e saiba mais sobre ESG e como obter uma certificação disputada pelas grandes empresas: 

 

ESG: veja como se especializar em uma área em ascensão

 

Não podemos negar que a formação de profissionais especializados e que atuem na elaboração de projetos que minimizem os impactos ambientais é uma necessidade. Por mais importante que a certificação em uma dessas áreas seja, o mercado vem apresentando uma falta preocupante de especialistas atuantes nesse ramo. 

 

Com o baixo número de pessoas se especializando, é de se esperar que a demanda por esses profissionais aumente consideravelmente. Dessa forma, não somente o número de vagas, mas também o retorno financeiro e as oportunidades de crescimento profissional para o ramo ESG, crescem de maneira notável.

 

A partir desse aumento nos benefícios, as empresas visam atrair mais pessoas para essas áreas. Tudo isso, não somente com a intenção de preencher essa lacuna, mas, principalmente, com o objetivo de fazer a diferença. Isso ocorre, pois com o atual estado ambiental, há a necessidade de se tomar decisões mais sustentáveis.

 

Mas, como obter uma certificação e começar a atuar na tomada de decisões que minimizem os impactos ambientais? Essa é uma pergunta que vem sendo feita com cada vez mais frequência. Para saber a resposta, basta continuar com a leitura do nosso artigo, pois iremos esclarecer essa e outras questões sobre a formação ESG:

 

Certificação ESG é no ISAE – Conheça nosso Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade 

 

Sabendo da falta de profissionais especializados nessa área, nós do ISAE criamos o Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade. Nosso programa visa não somente a formação desses especialistas, mas proporcionar a essas pessoas uma certificação completa e que os torne preparados para fazer a diferença. 

 

Durante o programa, o aluno terá contato com conteúdos teóricos e práticos enriquecedores. Esses conteúdos tem como objetivo formar profissionais preparados tanto profissionalmente, como pessoalmente. Isso porque, a formação ética, crítica e responsável desse profissional é de igual importância para sua formação.

 

Dessa forma, os alunos formados pelo programa ISAE, contam com todos os requisitos necessários e com os diferenciais inovadores para implementação dos critérios ESG. Mas, quais são os conteúdos estudados ao longo do curso e quais são esses diferenciais ISAE?

 

Mestrado Profissional ISAE – Atuação ESG diferenciada 

 

Ao ingressar no Mestrado Profissional do ISAE, o estudante passa a ter contato com os conteúdos necessários a uma atuação sustentável e inovadora. Diante desse contato, visamos formar profissionais que façam a diferença nos processos empresariais nos quais esteja presente. Para isso, o aluno irá estudar: 

 

Disciplinas de estudo obrigatório:

  • Dimensões da Sustentabilidade;
  • Metodologia da Pesquisa;
  • Dimensões da Governança;
  • Seminário – Sustentabilidade, Organizações e Sociedade.

 

Disciplinas eletivas/opcionais:

  • Sustentabilidade das Organizações;
  • Gestão de Risco e Resiliência;
  • Governança e Gestão Corporativa;
  • Métodos Quantitativos em Governança e Sustentabilidade;
  • Meio Ambiente e Atividades Impactantes;
  • Métodos Qualitativos em Governança e Sustentabilidade;
  • Didática do Ensino Superior;
  • Ética Socioambiental e empresarial;
  • Governança e Gestão Corporativa.

 

Cada conteúdo, seja opcional ou obrigatório, foi minuciosamente criado e estruturado com foco em uma atuação eficaz e relevante socialmente. Em outras palavras, os alunos formados pelo ISAE se tornam profissionais inovadores e que farão a diferença nas empresas em que atuam. Mas, por que escolher o ISAE?

 

ESG – Por que escolher o ISAE?

 

Ao escolher o ISAE, o aluno terá contato com personalidades já atuantes e com experiência em governança e sustentabilidade. Isso ocorre por meio de eventos produzidos pela nossa instituição com o foco na troca de informações. Dessa forma, além dos conhecimentos técnicos, o aluno passa a ter uma formação pessoal e ética. 

 

Outro excelente benefício que os alunos obtêm ao escolher o Mestrado Profissional do ISAE, é a interação entre alunos e profissionais já formados. Por meio dessa interação em eventos, são possibilitadas criações de parcerias com foco em ESG. 

 

Outra vantagem é o campo de atuação mais amplo que o aluno terá acesso, podendo sair da instituição já com uma vaga de emprego garantida. Todas essas vantagens são possibilitadas pelo ISAE na intenção de garantir uma atuação profissional mais estável aos nossos alunos. 

 

Gostou do conteúdo de hoje? Então compartilhe em suas redes sociais! Caso queira saber mais sobre nossa instituição, nossos programas, cursos e eventos, basta ficar de olho aqui no site ou em nossas redes sociais. Para saber mais sobre as atuações profissionais pautadas em ESG, continue aqui pelo Blog do ISAE e:

 

Leia também: Como o Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade pode contribuir com seu crescimento profissional

 

Mail

Faça parte da nossa rede e receba,
em primeira mão, as notícias de cursos,
descontos e eventos que acontecerão no ISAE!


Skip to content