É preciso ter pós-graduação para fazer um Mestrado?

É preciso ter pós-graduação para fazer um Mestrado?

Você sabe quais são os requisitos para entrar em um programa de mestrado? Continue lendo este artigo, nós vamos ajudar você a entender melhor esse universo!

 

Entrar em um Mestrado é a oportunidade para alçar voos ainda maiores em nossas vidas profissionais. No entanto, muitos estudantes ficam receosos antes mesmo de realizar sua inscrição em um desses programas, pois acreditam que entrar e concluir um mestrado é “coisa de outro universo”.

 

Mas será que isso é verdade?

 

Uma dúvida muito comum entre os interessados em ingressar em um mestrado é acerca das qualificações necessárias para se matricular em um dos cursos. Por exemplo: precisa de pós-graduação? Quais são os requisitos básicos para ser um mestrando? Preciso ser fluente em outra língua?

 

Essas e outras dúvidas nós iremos responder no artigo de hoje do Blog do ISAE Brasil!

 

É preciso ter pós para fazer um Mestrado?

 

Para fazer um Mestrado, você precisa ter algumas qualificações, mas ter uma pós-graduação está longe de ser uma delas.

 

Isso porque o Mestrado em si já é considerado uma forma  de pós-graduação, porém, é muito mais aprofundado que os demais cursos de especialização que encontramos nas instituições de ensino.

 

Abaixo, listamos as principais diferenças entre um Mestrado e uma pós-graduação!

 

Aproveite para conhecer o Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade do ISAE Brasil!

 

Qual a diferença entre um Mestrado e uma pós-graduação?

 

Como dissemos antes, o mestrado é um tipo de pós-graduação. Entretanto, o que, predominantemente, é conhecido como pós-graduação no mercado, na verdade, são as chamadas especializações, e são elas que se diferem do Mestrado. Dessa forma, a diferenciação se dá entre as pós-graduações lato sensu e stricto sensu. 

 

  • Pós-Graduação lato sensu: voltada ao mercado profissional e a um conhecimento para o cotidiano. São as especializações e MBAs. Ao final, você recebe um Certificado;
  • Pós-Graduação stricto sensu: são os programas de mestrado e doutorado, englobando estudos mais aprofundados e uma área de pesquisa específica. Ao final, você recebe um Diploma.

 

Pós-Graduação: Especialização

 

As especializações precisam ter uma carga mínima de 360 horas/aula para que sejam reconhecidas pelo MEC. Elas podem englobar todas as áreas do conhecimento e são oferecidas por faculdades ou universidades.

 

Nela, o estudante terá acesso a um conhecimento aprofundado sobre um determinado assunto, por isso, os estudos são mais objetivos e podem ser concluídos por uma pessoa que acabou de se formar.

 

Pós-Graduação: Mestrado

 

Por sua vez, o Mestrado é um título acadêmico que tem uma carga horária equivalente a cerca de 1.200 horas e prepara os estudantes para que se tornem pesquisadores ou professores, no caso dos Mestrados Acadêmicos, ou com uma formação voltada ao mundo do trabalho e soluções práticas para empresas, que é o caso do Mestrado Profissional.

 

Saiba as diferenças do Mestrado Acadêmico e o Profissional com este artigo do ISAE.

 

Diferentemente das especializações, o Mestrado proporciona ao estudante um Diploma, além de ser um dos requisitos para o profissional que pretende fazer um Doutorado no futuro.

 

Quais são os requisitos para fazer um Mestrado?

 

Para fazer um Mestrado, você precisa passar pelo processo de seleção do curso escolhido. Geralmente, cada instituição de ensino tem suas peculiaridades. Aqui no ISAE, para o ingresso no Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade, os requisitos são:

 

  • Diploma de graduação em qualquer área do conhecimento;
  • Ter sido aprovado em  nosso Processo Seletivo;
  • Recomendável a capacidade de leitura e compreensão em inglês (Suficiência);

 

Dentro do Processo Seletivo, são analisados os seguintes fatores:

 

  1.  Avaliação e homologação da documentação (eliminatória);
  2.  Análise do Currículo Lattes (eliminatória e classificatória);
  3.  Avaliação da proposta preliminar de pesquisa (eliminatória e classificatória);
  4.  Entrevista (eliminatória e classificatória).

 

Esperamos que essas dicas tenham te ajudado e te encorajado a investir no seu futuro. Aqui no ISAE Brasil, disponibilizamos o programa de Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade. Para saber mais sobre ele e fazer a sua inscrição, clique aqui agora mesmo!

Mail

Faça parte da nossa rede e receba,
em primeira mão, as notícias de cursos,
descontos e eventos que acontecerão no ISAE!

Skip to content