As principais diferenças entre um Mestrado Acadêmico e o Mestrado Profissional

As principais diferenças entre um Mestrado Acadêmico e o Mestrado Profissional

No artigo de hoje, você aprenderá sobre as principais diferenças entre um mestrado acadêmico e um profissional.

 

Logo que terminamos a graduação, uma excelente alternativa para aperfeiçoarmos a nossa carreira profissional é fazer um programa de mestrado. E dentre tantas opções, é normal que fiquemos na dúvida sobre qual curso seguir.

 

A primeira e mais importante escolha que você terá que fazer, é se vai investir seus esforços num Mestrado Acadêmico ou num Mestrado Profissional, já que essa escolha será determinante para o seu futuro no mercado de trabalho. Você sabe quais são as principais diferenças entre eles?

 

Hoje, nós preparamos para você as principais diferenças entre um Mestrado Acadêmico e um Mestrado Profissional para te auxiliar nessa escolha. 

 

Quais são as principais diferenças entre o Mestrado Acadêmico e o Mestrado Profissional?

 

Você já deve ter ouvido falar sobre essas duas modalidades de programa de Mestrado. O fator mais importante que diferencia esses dois modelos está no foco para o mercado de trabalho, pois, enquanto o Mestrado Acadêmico possui enfoque na formação de pesquisadores e futuros docentes, o Mestrado Profissional prepara o estudante para solucionar problemas reais dentro das empresas onde ele será inserido no futuro.

 

Saiba mais sobre a diferença entre mestrado acadêmico e mestrado profissional:

 

Mestrado Acadêmico

mestrado acadêmico (1)

 

O Mestrado Acadêmico, como o próprio nome já sugere, prepara o estudante para atuar na área da pesquisa e na sala de aula, com matérias específicas que aprofundem o conhecimento nesses âmbitos.

 

Essa especialização é indicada para pessoas que querem atuar como professores. Na grande maioria das universidades, é exigido, no mínimo, um Mestrado Acadêmico para ser professor.

 

Mestrado Profissional

mestrado profissional (1)

 

O Mestrado Profissional, por sua vez, também exige que o aluno faça uma pesquisa científica, teste resultados e compare com o conhecimento já desenvolvido por outros pesquisadores. Mas, diferentemente do Mestrado Acadêmico, o Profissional tem ênfase em transferir o conhecimento científico mais rapidamente para o mercado, com conhecimentos mais alinhados com as necessidades das empresas.

 

O desenvolvimento de um Mestrado Profissional veio da necessidade do próprio mercado de trabalho. Por isso, através de suas pesquisas, os direcionamentos são feitos para o desenvolvimento de tecnologias e produtos que possam impactar positivamente a sociedade, como biocombustíveis e construções sustentáveis, por exemplo.

 

Aqui no ISAE Brasil, nosso Mestrado Profissional em Governança e Sustentabilidade tem o foco em preparar profissionais que queiram atuar na liderança de organizações, com foco em uma governança sustentável.

 

Qual escolher: Mestrado Profissional ou Acadêmico?

sustentabilidade e governança (1)

 

Essa dúvida só pode ser respondida através do alinhamento de suas expectativas e ambições profissionais.

 

Se você deseja ser um(a) pesquisador(a) ou trabalhar como docente no futuro, pode ter certeza que um Mestrado Profissional é a escolha certa para a sua carreira.

 

Mas se você deseja desenvolver soluções alinhadas com as necessidades reais das empresas e do mercado de trabalho, opte pelo Mestrado Profissional, pois suas chances de sucesso serão exponencialmente maiores.

 

Conheça o Mestrado Profissional do ISAE Brasil

 

Oferecendo uma proposta de formação profissional voltada ao mundo do trabalho, contemplando também competências acadêmicas, o ISAE coloca a serviço dos mestrandos a sua experiência como uma das primeiras instituições de ensino a fazer parte do Pacto Global, iniciativa das Nações Unidas para sustentabilidade empresarial. 

 

Além disso, a instituição apoia e dissemina os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e fez parte da força tarefa que criou os Princípios para a Educação Executiva Responsável (PRME) da ONU, cujas diretrizes norteiam a gestão de mais de 800 Escolas de Negócios no mundo todo.

 

O curso de Mestrado Profissional incentiva seus participantes a desenvolverem autonomia intelectual fundamentada em metodologia científica, teorias e conceitos atuais e contextualizados. Ao mesmo tempo, as pesquisas desenvolvidas possuem forte orientação para a análise e solução de situações práticas do cotidiano da realidade estudada.

 

Da participação em seminários, palestras, cursos e grupos de pesquisa nascem oportunidades dos discentes ampliarem sua bagagem de conhecimentos aplicados e sua rede de relacionamentos, gerando capital social único e inalienável que poderá ser utilizado no seu projeto acadêmico e/ou na sua carreira profissional.

 

Além disso, o Centro de Pesquisa do ISAE promove e apoia a participação dos seus docentes e discentes em eventos e projetos de pesquisa científica ou de inserção social nas áreas de Ciências Ambientais, Gestão, Governança, Sustentabilidade e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS)

 

Clique aqui para saber mais!

Mail

Faça parte da nossa rede e receba,
em primeira mão, as notícias de cursos,
descontos e eventos que acontecerão no ISAE!

Skip to content